CITROËN
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A história
Quando o engenheiro André Citroën começou a vender carros com o seu sobrenome em 1919, ele já era um especialista em métodos de produção em massa e em tecnologia automotiva. Fundou sua primeira empresa em 1902 depois de completar o serviço militar. Registrou a patente de uma técnica de corte de engrenagens que havia descoberto na Polônia, cuja principal característica era o formato dos dentes em “V”. Em 1907, ele descobriu a indústria automobilística quando concordou em ajudar a Mors, uma problemática fábrica de carros sediada em Paris, mas famosa por bater recordes de velocidade no início do século. Aceitou o desafio de recuperar a empresa e começou a trabalhar duro, reorganizando as oficinas e definindo novos modelos.
Em poucos anos, os carros Mors atraíam cada vez mais consumidores, a situação financeira melhorou e a empresa voltou a ter lucros. Em 1912, a Citroën-Hinstin se transformou em uma sociedade anônima das engrenagens CITROËN. No mesmo ano, em uma viagem aos Estados Unidos, ele visitou as fábricas de Henry Ford e se familiarizou com os princípios de organização do trabalho nas oficinas. Como Henry Ford, ele decidiu produzir um modelo simples de automóvel com forte apelo popular. Ele revolucionou o mercado ao apresentar o Type A 10CV no ano de 1919.
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Fabricado já com técnicas de produção em série, o Type A foi lançado com carroçaria completa incluindo quatro rodas de metal estampada com pneus, estepe, dois faróis e um motor elétrico de partida. O 5CV, por exemplo, apresentado no Salão de Paris de 1921 e logo apelidado de “Trèfle” (trevo), foi o primeiro carro realmente popular produzido em série na Europa. Foi neste mesmo ano que a empresa começou a conquistar outros mercados, exportando 3 mil carros, em grande parte para países europeus. Em 1923 sua primeira subsidiária foi aberta na Inglaterra. Convencida que o mundo cada vez mais necessitaria de automóveis, a empresa inaugurou em 1924 uma rede de subsidiárias em Bruxelas, Amsterdã, Colônia, Milão, Genebra e Copenhagen para escoar aproximadamente 17 mil carros exportados. No ano seguinte, a rede de concessionárias dentro do território francês atingia o número de 5 mil unidades. - Em poucos anos, os carros Mors atraíam cada vez mais consumidores, a situação financeira melhorou e a empresa voltou a ter lucros. Em 1912, a Citroën-Hinstin se transformou em uma sociedade anônima das engrenagens CITROËN. No mesmo ano, em uma viagem aos Estados Unidos, ele visitou as fábricas de Henry Ford e se familiarizou com os princípios de organização do trabalho nas oficinas. Como Henry Ford, ele decidiu produzir um modelo simples de automóvel com forte apelo popular. Ele revolucionou o mercado ao apresentar o Type A 10CV no ano de 1919.
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A linha do tempo 1949 ● Percebendo a necessidade da popularização do automóvel, Michelin, então proprietário da montadora, ordena um estudo para construção de um carro pequeno e com custo baixo de produção, sendo assim acessível a quem não poderia comprar um meio de transporte individual. O resultado foi o lançamento do CITROËN 2CV, um veículo destinado a operários e agricultores. Era a popularização do automóvel através de um carro barato, leve e de carroceria simples. Produzido até 1990, o modelo vendeu 3.868.631 de unidades em suas 30 versões lançadas no decorrer dos anos.
1961
● Lançamento do AMI 6 para preencher o segmento intermediário entre o popular 2CV e o luxuoso DS, ampliando consideravelmente sua faixa de clientes. Seu principal diferencial era o estilo ousado. O vidro traseiro invertido, além de contribuir para o design, era uma solução para satisfazer a exigência da diretoria da montadora que considerava que todo sedã deveria ter um porta-malas, tarefa difícil em um carro de apenas 3.865m de comprimento. Desta forma Flaumino Bertoni (que projetou o carro pessoalmente) conseguiu atender a diretoria e ainda criar um design inovador, firmado pelos faróis retangulares, capô baixo e portas. 1976 ● Lançamento do LN, resultado de uma parceria entre a Peugeot e a CITROËN. O modelo nada mais era que um PEUGEOT 104 com duas portas, motor herdado do CITROËN 2CV e o tradicional logotipo da CITROËN na grade dianteira. A imprensa e o público não perdoaram a falta de originalidade da CITROËN, que até então surpreendia com modelos revolucionários e atraentes. 1982 ● Lançamento do BX com três versões de motorização. O modelo era um automóvel de linhas retas, com cinco portas e a traseira com um leve caimento. Em dezembro de 1993 a produção do BX foi encerrada, com o modelo alcançando a marca de 34 versões introduzidas no decorrer dos anos.
1991
● Lançamento da linha ZX composta por quatro modelos de automóveis de porte médio, cada qual com características e identidade próprias. Os modelos Reflex, Avantage, Aura e Volcane foram desenvolvidos para quatro diferentes tipos de consumidores, cada um com um motor de quatro cilindros a gasolina, que se adaptavam facilmente a diversos tipos de terreno, em diferentes países. No mesmo ano no Salão de Frankfurt é lançado o ZX Diesel. 1993 ● Lançamento do XANTIA, um sedã com design externo que enfatizava a personalidade de elegância e refinamento: capô com três nervuras, grade destacando o famoso “chevron” (logotipo da CITROËN) e faróis alongados no sentido horizontal. Os pára-choques, volumosos e arredondados, receberam pintura na cor da carroçaria que reforçava sua aparência de robustez e forte personalidade. O modelo teve sua produção encerrada em 2001, com vendas superiores a 1.2 milhões de unidades, tornando-se um dos maiores sucessos da montadora francesa. 1994 ● Lançamento da JUMPER, uma van de tamanho grande, especialmente desenvolvida para atividades comerciais. 1995 ● Lançamento do JUMPY, um veículo utilitário para atender ao mercado de veículos comerciais leves (LCV – Light Commercial Vehicle). Após onze anos sem alterações a nova geração foi lançada com novo design, inovações tecnológicas e sistema de segurança para passageiro e motorista. A capacidade de carga também aumentou de 900 kg para 1.200 kg, além das novas dimensões.
1996
● Lançamento do BERLINGO, que trazia um design inovador e diversos equipamentos de segurança incomuns em utilitários. Robusto e prático tinha tração dianteira e quatro rodas independentes. A nova geração do modelo foi lançada em 2008, consolidando sua liderança incontestável de mercado na Europa (17 países), com mais de 1.760.000 unidades vendidas desde seu lançamento.
● Lançamento do SAXO, carro de porte pequeno e urbano, baseado no PEUGEOT 106. O carro não agradou aos consumidores e foi retirado do mercado em 2003 diante das pífias vendas.
1997
● Lançamento do XSARA, para substituir o modelo ZX, um carro de médio porte nas versões de 3 e 5 portas. O XSARA foi produzido até 2004. 1999 ● Lançamento do XSARA PICASSO, uma minivan compacta. Com linhas dianteiras fluidas, pára-choque dianteiro alongado, capô ligeiramente arredondado e faróis marcantes o modelo tinha um design único. O sucesso entre os consumidores transformou o modelo em um fenômeno de vendas.
2001
● Lançamento do CITROËN C5, um veículo que além de incorporar todas as vantagens de um sedã, representava um passo adiante na direção de um projeto estrutural novo e no uso racional do amplo espaço interno. Também foi lançada a versão perua (station wagon). A nova geração do modelo, lançada em 2008, faz lembrar os tempos de André Citroën, que graças ao seu espírito criativo conseguia sempre surpreender tudo e todos com as inovações tecnológicas que cada modelo apresentava.
2002
● Lançamento do CITROËN C8, uma van com sete lugares e 4,7 metros (o comprimento da S10 cabine dupla), que esbanjava luxo, conforto e praticidade. Em apenas dois anos o veículo já havia vendido quase 80.000 unidades.
● Lançamento do CITROËN C3, um compacto que se tornou um dos mais bem sucedidos modelos da montadora francesa. Trata-se de um carro de personalidade jovem e marcante, desenvolvido para quem valoriza o bom gosto. Além disso, é o único modelo do segmento a oferecer equipamentos como direção elétrica progressiva, que proporciona maior segurança, economia de combustível e prazer ao dirigir. 2003 ● Lançamento do CITROËN C2, um automóvel compacto de três portas, prático e confortável.
● Lançamento do CITROËN C2 VTS, versão esportiva do modelo original.
● Lançamento do CITROËN C3 PLURIEL, sinônimo de dinamismo e sedução. Desde que foi lançado, o modelo tem sido utilizado pela CITROËN como atrativo para novos clientes: um automóvel (com uma capota multifuncional que pode ser montada de várias maneiras diferentes) de formas nada comuns e uma variação do C3 com linhas diferentes daquelas utilizadas no hatch compacto. O modelol é um três portas que pode assumir quatro configurações: sedã panorâmico, com ampla área de teto aberta; Cabriolet, um targa; Spider, um conversível de quatro lugares; e Spider Pickup, em que a área de bagagem faz as vezes de caçamba. 2004 ● Lançamento do CITROËN C4, com estilo forte e inovador, acessórios que garantem conforto e segurança e um motor potente. Seus traços retos e linhas elegantes são responsáveis não só por sua aparência forte e dinâmica, mas também por seu excelente resultado aerodinâmico (Cx 0,28), recorde em seu segmento. O modelo traz um curioso vidro traseiro dividido em dois. 2005 ● Lançamento do CITROËN C1, um compacto de preço atrativo para completar a gama de modelos da montadora. O menor modelo da marca possui apenas 3,43 metros de comprimento e tem capacidade para quatro pessoas, incluindo o motorista. Mas apesar de seu tamanho, dispõe de um espaço interno generoso, estabilidade e segurança.
● Lançamento do luxuoso sedã CITROËN C6. Sendo comparado com clássicos como o Mercedes-Benz E 350, BMW 535i, Audi A6, Jaguar S-Type e Volvo S80, o C6 não deixava nada a desejar.
2006
● Lançamento do CITROËN GRAND C4 PICASSO, uma minivan com os mais altos níveis de conforto interno e equipamentos de segurança, inclusive para os seis passageiros que comporta. Com uma excepcional entrada de luz pelo pára-brisa, estilo único, cabine modular e grande dirigibilidade o modelo é garantia de conforto e de uma experiência única. Com um impressionante ângulo de visão de 70º (geralmente os veículos possuem 35º) e com barras laterais muito finas, a visibilidade do modelo é um de seus pontos fortes. A luz externa irradia dando uma sensação de liberdade reforçada pelo teto panorâmico (opcional) e as janelas laterais extensas.
2007
● Lançamento do CITROËN C4 PALLAS, versão sedã do famoso modelo, introduzido no mercado com direito ao astro Kiefer Sutherland – o Jack Bauer do seriado “24 Horas” – como garoto-propaganda. O modelo tem o nome inspirado na deusa da mitologia grega, Pallas Atena, que simboliza a verdade e a sabedoria. Com estilo marcante e inovador, cinco versões de acabamento e garantia de três anos o modelo faz jus a seu nome de Deusa.
● Lançamento do CITROËN C CROSSOVER, primeira SUV (veículo utilitário esportivo) da marca. Com um design de linhas fortes e elegantes, tração nas quatro rodas e freios de alto desempenho, o modelo combina competência, dinâmica de padrão elevado e conforto.
● Lançamento do CITROËN NEMO, automóvel inspirado no peixe Nemo, do filme da Disney “Procurando Nemo”, com design compacto, porém robusto, sendo perfeito para escapar de situações de trânsito complicado, com um bom volume interno.
2009
● Lançamento do CITROËN DS-3, um automóvel super mini que mescla características da linha DS de 1960 com as do C3. Além disso, existem 38 combinações de cores, 12 modelos diferentes de rodas e três configurações de equipamentos. 2010 ● Aderindo a atual tendência mundial da indústria automobilística que investe em carros com propulsão alternativa, deixando de lado os combustíveis poluentes, a montadora lançou no Salão de Automóvel de Paris em Outubro o seu modelo totalmente movido a energia elétrica, o C-ZERO. Mecanicamente seu motor pode render 64CV de potência com suas baterias de Ion Litio que possuem autonomia de 150 quilômetros e tempo de recarga completa de seis horas. Os equipamentos de série são os mesmos de outros modelos como: freios ABS (antitravamento), controles de tração e estabilidade, ar condicionado automático, seis airbags e luzes noturnas.
● Lançamento do CITROËN DS-4, uma variante do C4 só que com mais esportividade e luxo, como os assentos, portas e a parte superior do painel revestido em couro. Traz ainda sistema de áudio com tratamento sonoro e massageadores com regulagem lombar elétrica nos assentos da frente.
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● Corte de engrenagens em forma de chevron (engrenagens helicoidais)
Numa viagem realizada à Polônia, André Citroën descobre por acidente o corte de engrenagens em forma de chevron. Compra a patente e aplica-a ao aço. As engrenagens helicoidais têm dentes em forma de “V”. O contato progressivo entre os dentes das engrenagens helicoidais proporciona um funcionamento muito mais suave e silencioso do que o das engrenagens de dentes retos. Atualmente a maioria dos automóveis ainda utiliza as engrenagens helicoidais em suas transmissões.
● Primeiro automóvel vendido completo
Em 1919 André Citroën vende o primeiro automóvel completo da história. Nessa época, peças que hoje são indissociáveis de um automóvel como a ignição, os faróis elétricos e pneu sobresselente, eram vendidos como itens extras. O Modelo A foi o primeiro automóvel a sair de fábrica com estas peças montadas de origem.
● O primeiro automóvel europeu a ser construído em série
O Modelo A, produzido entre 1919 e 1921, foi o primeiro automóvel a ser construído em grande série na Europa.
● Carroceria toda em metal
Em 1924, André Citroën constrói o primeiro Modelo B “Todo em Metal”. Esta técnica, que dava os primeiros passos nos Estados Unidos, unia por solda elétrica a estrutura das carroçarias com as chapas metálicas. As carroçarias “Todo em Metal” eram mais rígidas que as de madeira e ofereciam mais e melhor proteção aos ocupantes. ● Motores refrigerados a bomba d’água Em 1928, com o lançamento dos modelos C4 e C6, também estréia a refrigeração do motor por bomba de água. ● Carroceria feita de uma só peça Em 1932, os modelos 8, 10 e 15 recebem a primeira grande evolução da estrutura “Tudo Metal”. Esta nova carroçaria era feita de painéis laterais ligados aos outros elementos por solda elétrica automatizada, tornando-a uma peça única. Esta evolução aumentava ainda mais a rigidez das carroçarias tornando-as mais seguras. ● Tração dianteira Quando em 1934 a CITROËN introduziu um veículo de tração dianteira com carroçaria de uma só peça, a montadora francesa estava lançando futuro do automóvel. Com esta inovação, a montadora transformou todos os veículos da concorrência em automóveis obsoletos. As soluções até então encontradas não permitiam um eficaz aproveitamento do motor, sobretudo devido ao seu posicionamento. Foi graças a uma engenhosa disposição da transmissão concebida por André Lefèbvre, que o motor da CITROËN era montado na posição perfeita que lhe permitia ser mais eficaz. Mais de 70 anos depois, a grande maioria dos automóveis fabricados atualmente possui tração dianteira e carroçaria feita em uma única peça.
● Suspensão hidropneumática
Essa suspensão foi apresentada em 1955, provando que a CITROËN estava na linha da frente no que diz respeito às inovações tecnológicas do automóvel.
● Freio à disco
O CITROËN DS lançado em 1955 foi o primeiro automóvel a ser construído em série com freios à disco frontais.
● Tecnologia HDI
A CITROËN aposta muito na proteção e respeito pelo meio ambiente. E a prova disso é o motor Diesel com tecnologia HDI, que consegue reduzir em cerca de 20% o consumo de combustível e a emissão de CO2. Este dispositivo eletrônico permite um controle da dosagem da mistura combustível/ar de forma muito mais eficaz. ● Método de produção e distribuição A CITROËN foi a primeira marca a ter uma rede de concessionárias, um serviço de pós-venda com garantia de um ano e oferta da revisão após a rodagem. Ainda sob a direção de André Citroën, a marca esteve também ligada à criação da primeira empresa de crédito para industriais e à primeira sociedade européia de crédito ao consumo (Sovac). Foi também André Citroën que lançou o primeiro catálogo de venda de peças separadas e que mandou construir os primeiros semáforos rodoviários.
● Tecnologias FAP (Filtro de Partículas)
A tecnologia FAP consiste na utilização de um filtro que retém as partículas não queimadas pelo motor e que assegura a sua combustão. O motor HDi devido à utilização da tecnologia de injeção direta através de “Common Rail” tem um baixo índice de emissão de partículas. Esta combinação de tecnologias permite níveis de emissão de CO2 muito inferiores às futuras normas ambientais da União Européia.
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O resgate de uma tradição Não é um museu, e nem está aberto à visitação pública, mas o Conservatório Citroën (Conservatoire Citroën) abriga de forma brilhante a história de uma marca. São mais de 300 veículos (modelos históricos, modelos de corrida, carros-conceito) e 1.400 metros lineares de arquivos, junto com uma enorme quantidade de peças e elementos ligados à história da CITROËN. Assim é o Conservatório Citroën, inaugurado em novembro de 2001 e situado em Aulnay-sous-Bois, entre o centro de Paris e o Aeroporto Charles de Gaulle, numa unidade da PSA Peugeot Citroën. Um galpão de 5.000 m2 para os carros, mais 1.000 para sua manutenção e 500 para arquivos. Na sala de recepção, motores que a CITROËN não chegou a usar em modelos de produção, incluindo um V8. Entre modelos mais comuns e carros-conceito, um P17 de esteiras, usado pelo exército polonês, e o helicóptero RE2 com motor rotativo Citroën. O começo da marca está muito bem representado nessa parte, dedicada aos modelos produzidos nos anos 20.
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Um lugar chamado C42 A abertura do C42 em setembro de 2007 é uma etapa importante e simbólica para CITROËN. Reativando seu endereço mítico, na mais bela avenida do mundo, a montadora reforça suas raízes históricas e consolida a dinâmica iniciada há dez anos com a renovação completa de sua linha. O C42 é também portador do projeto de uma grande montadora generalista para os próximos anos, notadamente em termos de qualidade, de produtos e de serviços. O objetivo deste local excepcional, verdadeira proeza arquitetônica na Avenida Champs-Élysées, é permitir aos mais variados públicos descobrir, ver e entender o automóvel de acordo com a CITROËN. Desta forma, o C42 corresponde à imagem de ambição da marca: surpreender o mundo. Entrar no C42 é descobrir a imagem forte das criações CITROËN e compartilhar os valores de prazer, de audácia e de inovação da marca. A história, às vezes, se perpetua.
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O visitante, recebido por um dos últimos carros conceito da montadora francesa, exposto no térreo, é então convidado para um passeio original de cima para baixo, no tempo e no espaço. Um elevador panorâmico leva o visitante ao átrio banhado de luz do último pavimento, debaixo da cúpula de vidro, de onde ele pode ter uma visão incrível da capital francesa: a torre Eiffel, a cúpula do Grand Palais, a torre Montparnasse, a Praça da Concorde, os Champs-Élysées como ele nunca os viu. Descendo a pé, nível após nível e ao redor da coluna de carros, o visitante descobre então a exposição, dos modelos mais antigos aos mais modernos. Ele pode também consultar as telas táteis, verdadeiros suportes pedagógicos associados a cada veículo, e aproximar-se assim o mais perto possível dos modelos.
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O gênio por trás da marca Quando um sobrenome se torna uma marca, definitivamente entra para a história. A notoriedade é o fruto do seu reconhecimento, sendo a perenidade o reflexo da sua adaptação. CITROËN entrou para a história a partir de 1919. Há mais de 80 anos que a marca francesa acompanha os grandes movimentos da sociedade, nas suas mais diversas correntes, nos mais cotidianos acontecimentos, nos seus mais loucos sonhos. André Citroën, visionário dos métodos revolucionários, é sem contestação uma das grandes personalidades do início do século XX. Audacioso, intuitivo, sempre à frente do seu tempo, dotado de um sentido surpreendente para a comunicação, este homem fora do normal, apaixonado pela ação e pela aventura, estava no lugar certo e na hora certa. Filho de um joalheiro holandês, Lévie Citroën, e de uma polaca, Macha Kleinan, André Gustave Citroën nasceu no dia 5 de fevereiro de 1878 na cidade de Paris. Órfão de pai aos seis anos, ele foi criado pela mãe que retoma o negócio de diamantes e de pérolas finas. No dia 1 de outubro de 1885, entra para o 9º Curso no liceu Condorcet. Quando se matricula, adiciona um trema ao “e” de seu sobrenome. Aos dez anos descobre Jules Verne, do qual se torna um leitor assíduo. Tira de sua obra os grandes princípios que serão seguidos ao longo de toda a sua vida: o espírito da descoberta, o sentido de concorrência, a maravilha científica e a procura permanente da evolução. A edificação da Torre Eiffel para a exposição universal de 1889 é o segundo acontecimento que decidiu a orientação do jovem adolescente. Ele ia ser um engenheiro. Em 1898, entra para a Politécnica.
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Em fevereiro de 2009 a montadora francesa apresentou seu novo logotipo, com o duplo “chevron” característico da marca agora em três dimensões, ganhando relevo em força e matéria. O nome “Citroën” vem grafado com uma nova fonte. Utilizando essa nova identidade visual, a CITRÖEN quer se reinventar completamente, mantendo a dinâmica gerada pelo sucesso de novos produtos lançados nos últimos dez anos para dar à marca um maior valor agregado, conduzindo e mantendo a gama de produtos modernos. A mudança fez parte das comemorações de 90 anos da marca.
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Nothing moves you like a CITROËN.
Intenso como você. (Citroën C3)
Incomparável. (Citroën C5)
Você não imagina tudo o que a Citroën pode fazer por você. (Brasil)
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Dados corporativos
● Origem: França ● Fundação: 1919 ● Fundador: André Citroën ● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: PSA Peugeot Citroën ● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Jean-Philippe Peugeot ● CEO: Phillipe Varin ● Faturamento: €20 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 36 ● Concessionárias: + 8.000 ● Produção: 1.346.000 unidades (2009)
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 13.500
● Segmento: Automobilístico ● Principais produtos: Automóveis e utilitários
● Ícones: O logotipo "Deux Chevron" ● Slogan: Créative Technologie.
● Website: www.citroen.com
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A marca no Brasil
Presente no Brasil desde 1991 com a importação independente de veículos, como o XM, Xantia e Xsara, somente em agosto de 2000 foi inaugurado no Rio de Janeiro o complexo industrial de Porto Real trazendo os mais altos padrões de sofisticação, acabamento, durabilidade, confiabilidade, conforto, desempenho e segurança. Com capacidade inicial para produzir até 100 mil veículos por ano e gerando mais de 2.500 empregos na região, o parque industrial montado em Porto Real, envolveu um investimento de aproximadamente um bilhão de dólares. Em pouco tempo a região se tornou um importante pólo automotivo. O primeiro veículo a inaugurar a linha de montagem foi o Xsara Picasso. Sucesso de vendas, dois anos mais tarde foi lançado no mercado a edição especial com DVD. O Xsara Picasso foi o primeiro veículo nacional a possuir o sistema de série. O equipamento ficava posicionado de forma que os passageiros traseiros pudessem assistir filmes ou jogar vídeo game sem atrapalhar o motorista graças aos três pares de fones de ouvido individuais. Este sistema não interferia no sistema de som do rádio permitindo que o motorista e o passageiro dianteiro ouvissem música ao mesmo tempo em que os ocupantes traseiros usufruíam do sistema de DVD.
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A CITROËN é a sexta montadora de automóveis do mundo e a segunda da Europa, está presente com mais de 8 mil pontos de vendas em 140 países redor do mundo, destinando 70% do seu volume de produção para fora do mercado francês. Somente em 2009 a montadora vendeu mais de 1.3 milhões de veículos. -
- As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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