![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF1kI8dGJGopZ0FJTc7cWjydz6zKMQVRG1Q8yTPuNzulPOPzoX4cofgmud3hmXXM_bD3_OuVqRiT_Qc1LX81hnq6yCwm3saX3hPITST5u0-gTeZHKCsvm4784Or6L3G-YDZklHtPkFK3aP/s320/FIRESTONE+LOGO.jpg)
-
A história
O jovem empreendedor Harvey Samuel Firestone fundou em 3 de agosto de 1900 a Firestone Tire & Ruber Company, com um capital inicial de US$ 20 mil, implantando a primeira fábrica três anos depois em Akron, estado americano de Ohio, para produzir pneus para carruagens, contando apenas com 12 funcionários. Desde o início, Firestone se preocupou com a constante melhoria da qualidade de seus produtos.
Em 1904, a empresa já produzia pneus para automóveis. A gloriosa história da FIRESTONE começou a ganhar proporções gigantescas em 1906, quando Harvey S. Firestone conheceu um jovem chamado Henry Ford, e lhe vendeu 2.000 pares de pneus de borracha mais sólida, uma inovação preenchida a ar, para a construção do primeiro automóvel destinado às massas, o famoso Modelo T. Desde aquele encontro, que deu mais impulso ao mercado de pneumáticos e à história do automóvel, os dois líderes da indústria americana se tornaram amigos para o resto da vida.
-
Em 1904, a empresa já produzia pneus para automóveis. A gloriosa história da FIRESTONE começou a ganhar proporções gigantescas em 1906, quando Harvey S. Firestone conheceu um jovem chamado Henry Ford, e lhe vendeu 2.000 pares de pneus de borracha mais sólida, uma inovação preenchida a ar, para a construção do primeiro automóvel destinado às massas, o famoso Modelo T. Desde aquele encontro, que deu mais impulso ao mercado de pneumáticos e à história do automóvel, os dois líderes da indústria americana se tornaram amigos para o resto da vida.
-
A FIRESTONE manteve um carácter inovador, sendo pioneira na concepção de vários produtos como os pneus anti-derrapante. No ano de 1911, um carro utilizando pneus da FIRESTONE venceu as 500 Milhas de Indianápolis. Quinze anos após a fundação da primeira fábrica da empresa, o número de veículos nos Estados Unidos saltou de 8 mil para 2.5 milhões, iniciando a nova era do transporte urbano e impulsionando a FIRESTONE para o sucesso. A empresa promoveu o uso dos caminhões pesados nas frotas comerciais, e pertenceu a "lobbies" que tentaram pressionar a construção de redes de auto-estradas. No ano de 1923 a marca chegou ao Brasil, montando sua fábrica própria somente em 1939 na cidade de Santo André.
-
-Foi nesta década, em 1926, que a empresa inaugurou seus primeiros estabelecimentos no varejo, conhecidos como FIRESTONE Complete Auto Care, tendo como principal objetivo não somente a venda de pneus, mas também serviços relacionados a troca e ajustes dos veículos. A primeira fábrica da empresa fora da América do Norte foi inaugurada em 1928 na cidade inglesa de Brentford. Em 1931, a FIRESTONE consolidava seu crescimento nos Estados Unidos. Em 1938 ocorreu a morte de Harvey Firestone, aos 69 anos, que deixou uma empresa com várias fábricas espalhadas pelo mundo e uma marca forte e consolidada no mercado. Durante a II Guerra Mundial, a empresa, além de pneus, passou a produzir asas de avião, esteiras para tanques, caminhões antiaéreos e tanques de oxigênio.
-
-Em 1953 as vendas da FIRESTONE alcançavam pela primeira vez a marca de US$ 1 bilhão, muito devido ao aumento da demanda por veículos importados e seus componentes após o fim da guerra. No ano seguinte se tornou a maior produtora de borracha do mundo ao comprar as fábricas de borrachas do governo do estado de Ohio. Em 1983 adquiriu 300 lojas de serviços automotivos da rede de lojas de departamento J.C. Penney, na mais ambiciosa investida da empresa, visando diversificar suas atividades, ingressando oficialmente no ramo de varejo.-
-
A união com a Bridgestone aconteceu em 1988, quando a empresa sediada no Japão adquiriu a FIRESTONE por US$ 2.6 bilhões. Em seguida, a Bridgestone anunciou um plano de investimentos da ordem de US$ 1.5 bilhões nas operações da empresa e, um ano depois, surgia a Bridgestone Americas Holding, que incorpora as operações da Bridgestone Firestone nas Américas. Em 1993 a Bridgestone/Firestone, como a empresa passou a chamar, anunciou o retorno dos pneus FIRESTONE à Fórmula Indy (a marca conquistaria quatro títulos até 1999).
-
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiT-Osh_C9lWml6zwkZg5q8iqiBxEe4MFPpJ_fdZZmEW6Pfg6ZMpDsuFz6-dlqU7pDde6IlO4vHp75AR2Y_1g10O02_DJcLdyBb9aLftedFzR_mFmCGCECgKFNjDenAqe2IW1NPJ-ANZwlt/s320/FIRESTONE+2.jpg)
-
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixsRNHSPRKpCvBhqFFHltGnsICJvU4pAetKrfKwJSzfzR46g4MGyxPH3AEsB-ykJK1NBBOKI0xSl78FlhRM9KuZ1eSrLHr2G4UGqXcwHCC9w09Yt8qF0CJIXzssKxHirrlBRQx-JixAuqF/s320/FIRESTONE+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqwGBRyDNHMThEyT9Iss5AqOS4PbXNTqDvgRZCetocRSAEcslwkf5wXqL3jrO24SFJwVM6qn4avASy56Wzs8KSZCBsY9khW96ZMrxiJN5C7RALiAyReFEq9pV7rLFfYngNba5cnez5e3VP/s320/FIRESTONE+8.jpg)
A união com a Bridgestone aconteceu em 1988, quando a empresa sediada no Japão adquiriu a FIRESTONE por US$ 2.6 bilhões. Em seguida, a Bridgestone anunciou um plano de investimentos da ordem de US$ 1.5 bilhões nas operações da empresa e, um ano depois, surgia a Bridgestone Americas Holding, que incorpora as operações da Bridgestone Firestone nas Américas. Em 1993 a Bridgestone/Firestone, como a empresa passou a chamar, anunciou o retorno dos pneus FIRESTONE à Fórmula Indy (a marca conquistaria quatro títulos até 1999).
-
A linha do tempo
1908
●Lançamento dos primeiros pneus anti-derrapante.
1951
●Lançamento do FIRESTONE 500, pneu com câmera em náilon para alta velocidade.
1954
●Lançamento dos primeiros pneus com câmeras para tratores e aviões.
1964
●Lançamento do primeiro pneu radial na América do Norte.
1979
●Lançamento de um pneu com tecnologia que reduzia o consumo do veículo.
1996
●Introdução da tecnologia UNI-T, que proporcionava mais aderência em terrenos molhados sem sacrificar a vida útil do pneu.-
1908
●Lançamento dos primeiros pneus anti-derrapante.
1951
●Lançamento do FIRESTONE 500, pneu com câmera em náilon para alta velocidade.
1954
●Lançamento dos primeiros pneus com câmeras para tratores e aviões.
1964
●Lançamento do primeiro pneu radial na América do Norte.
1979
●Lançamento de um pneu com tecnologia que reduzia o consumo do veículo.
1996
●Introdução da tecnologia UNI-T, que proporcionava mais aderência em terrenos molhados sem sacrificar a vida útil do pneu.-
O divórcio
Dois colossos americanos, a FIRESTONE e a FORD, tinham uma relação de fazer inveja a qualquer empresa. Harvey Firestone e Henry Ford eram tão amigos que os pneus de um equiparam os carros do outro por mais de 90 anos. Com outro inventor, Thomas Edison, formavam um trio de amigos amantes da natureza famoso em todos os Estados Unidos ao longo das décadas de 20 e 30. E a relação transcendeu a esfera dos negócios: William Clay Ford Jr., atual chairman da montadora americana, é bisneto de Henry Ford e também de Harvey Firestone. Como isto? Em 1947, o pai de Ford Jr. casou-se com Martha Firestone em uma cerimônia que parecia selar para sempre o compromisso entre as duas empresas. Apenas parecia. O divórcio começou em 1991, quando acidentes envolvendo os pneus da Firestone que equipavam os utilitários esportivos FORD Explorer começaram. Durante quase uma década, a FORD e a FIRESTONE colecionaram uma enxurrada de reclamações e ações judiciais. Foram mais de 100 processos contra as duas empresas e muito dinheiro perdido. A imagem das empresas ficou ainda mais arranhada com as 174 mortes provocadas por acidentes com o utilitário Explorer, que obrigaram a FORD operar um mega-recall de 14.4 milhões de pneus defeituosos que equipavam o modelo. Não demorou muito para a montadora divulgar uma nota informando que as falhas não tinham relação alguma com o automóvel em si. No texto, a FORD fez uma acusação gravíssima, afirmando que a FIRESTONE conhecia o defeito do pneu havia três anos. Com a relação e as imagens totalmente abaladas, coube a William Clay Ford Jr., em 2001, anunciar o rompimento de uma das parcerias mais duradouras no mundo dos negócios.
-
Dois colossos americanos, a FIRESTONE e a FORD, tinham uma relação de fazer inveja a qualquer empresa. Harvey Firestone e Henry Ford eram tão amigos que os pneus de um equiparam os carros do outro por mais de 90 anos. Com outro inventor, Thomas Edison, formavam um trio de amigos amantes da natureza famoso em todos os Estados Unidos ao longo das décadas de 20 e 30. E a relação transcendeu a esfera dos negócios: William Clay Ford Jr., atual chairman da montadora americana, é bisneto de Henry Ford e também de Harvey Firestone. Como isto? Em 1947, o pai de Ford Jr. casou-se com Martha Firestone em uma cerimônia que parecia selar para sempre o compromisso entre as duas empresas. Apenas parecia. O divórcio começou em 1991, quando acidentes envolvendo os pneus da Firestone que equipavam os utilitários esportivos FORD Explorer começaram. Durante quase uma década, a FORD e a FIRESTONE colecionaram uma enxurrada de reclamações e ações judiciais. Foram mais de 100 processos contra as duas empresas e muito dinheiro perdido. A imagem das empresas ficou ainda mais arranhada com as 174 mortes provocadas por acidentes com o utilitário Explorer, que obrigaram a FORD operar um mega-recall de 14.4 milhões de pneus defeituosos que equipavam o modelo. Não demorou muito para a montadora divulgar uma nota informando que as falhas não tinham relação alguma com o automóvel em si. No texto, a FORD fez uma acusação gravíssima, afirmando que a FIRESTONE conhecia o defeito do pneu havia três anos. Com a relação e as imagens totalmente abaladas, coube a William Clay Ford Jr., em 2001, anunciar o rompimento de uma das parcerias mais duradouras no mundo dos negócios.
-
Propagandas que fizeram história
A FIRESTONE se tornou extremamente popular nas décadas de 60 e 70 com uma campanha que tinha o famoso jingle chamado Where the Rubber Meets the Road (Onde a borracha encontra o asfalto), especialmente veiculado em transmissões esportivas:
A FIRESTONE se tornou extremamente popular nas décadas de 60 e 70 com uma campanha que tinha o famoso jingle chamado Where the Rubber Meets the Road (Onde a borracha encontra o asfalto), especialmente veiculado em transmissões esportivas:
-Wherever wheels are rolling,
No matter what the load,
The name that's known is Firestone
Where the rubber meets the road.
No matter what the load,
The name that's known is Firestone
Where the rubber meets the road.
-Os slogansNobody covers you better.
We knows our roads.
Drive with confidence.
Firestone. Where the rubber meets the road. (década 60)
A vida roda melhor num Firestone. (Brasil)
-
We knows our roads.
Drive with confidence.
Firestone. Where the rubber meets the road. (década 60)
A vida roda melhor num Firestone. (Brasil)
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos● Fundação: 3 de agosto de 1900● Fundador: Harvey Firestone● Sede mundial: Nashville, Tennessee● Proprietário da marca: Bridgestone
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Mark A. Emkes● Faturamento: US$ 2.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado● Fábricas: 182● Presença global: 120 países● Presença no Brasil: Sim (2 fábricas)
● Funcionários: 23.000● Segmento: Automotivo● Principais produtos: Pneus● Slogan: Nobody covers you better.● Website: www.firestone.com
● Origem: Estados Unidos● Fundação: 3 de agosto de 1900● Fundador: Harvey Firestone● Sede mundial: Nashville, Tennessee● Proprietário da marca: Bridgestone
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Mark A. Emkes● Faturamento: US$ 2.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado● Fábricas: 182● Presença global: 120 países● Presença no Brasil: Sim (2 fábricas)
● Funcionários: 23.000● Segmento: Automotivo● Principais produtos: Pneus● Slogan: Nobody covers you better.● Website: www.firestone.com
-
A marca no mundo
A Bridgestone/Firestone, maior produtora de pneus do mundo, produz e vende mais de 8 mil tipos de pneus, dos mais variados modelos e tamanhos, para carros de passeio, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, tratores e motocicletas. Está presente em todos os importantes mercados mundiais com 182 fábricas, sendo 76 de pneus, 20 de matérias-primas e 86 de produtos diversos (autopeças, semicondutores, equipamentos para golfe e tênis, bicicletas). A evolução tecnológica do grupo tem o respaldo de seis centros técnicos de excelência, instalados em pontos estratégicos para a organização: Brasil, Estados Unidos, Itália, Japão (2) e China. Possui, somente na América, mais de 12 mil pontos de vendas que incluem lojas especializadas, revendedores autorizados e lojas próprias.
-Você sabia?●
A FIRESTONE é maior vencedora da história na tradicional prova das 500 milhas de Indianápolis com mais de 50 vitórias.
Fonte: Blog Mundo das marcasA Bridgestone/Firestone, maior produtora de pneus do mundo, produz e vende mais de 8 mil tipos de pneus, dos mais variados modelos e tamanhos, para carros de passeio, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, tratores e motocicletas. Está presente em todos os importantes mercados mundiais com 182 fábricas, sendo 76 de pneus, 20 de matérias-primas e 86 de produtos diversos (autopeças, semicondutores, equipamentos para golfe e tênis, bicicletas). A evolução tecnológica do grupo tem o respaldo de seis centros técnicos de excelência, instalados em pontos estratégicos para a organização: Brasil, Estados Unidos, Itália, Japão (2) e China. Possui, somente na América, mais de 12 mil pontos de vendas que incluem lojas especializadas, revendedores autorizados e lojas próprias.
-Você sabia?●
A FIRESTONE é maior vencedora da história na tradicional prova das 500 milhas de Indianápolis com mais de 50 vitórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário