![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8sVEVGdUVaGT9IoAjprexWKzEMqbfogzOGpw3zqzdmccQ8dHx9s3AVenRoeXrNLYg1P73Im20ZafoRVZ8Exnm4U65coNdDwO4ergu_IYaLGQNehzGN9-eCy0TRRSrek8H-Kb0WooJ3JEi/s400/Pirelli+logo.jpg)
A história
A empresa foi fundada, com o nome de PIRELLI & C., em 1872, na cidade de Milão, por Giovanni Battista Pirelli, um jovem engenheiro, com então 24 anos, iniciando produção limitada de itens como placas, correias e mangueiras no ano seguinte em uma pequena fábrica de 1.000 m2 contando com 40 operários e 5 empregados. Em poucos anos a PIRELLI iniciou a produção
de todos os tipos de produtos derivados de borracha para os setores técnicos, industriais e científicos. Em 1879 teve início a produção de cabos para aplicações elétricas. O pneu PIRELLI, que tornaria a empresa conhecida no mundo inteiro, nasceu em 1890, quando o departamento de borracha desenvolveu e manufaturou pneus para bicicletas, conhecido como Milano.
de todos os tipos de produtos derivados de borracha para os setores técnicos, industriais e científicos. Em 1879 teve início a produção de cabos para aplicações elétricas. O pneu PIRELLI, que tornaria a empresa conhecida no mundo inteiro, nasceu em 1890, quando o departamento de borracha desenvolveu e manufaturou pneus para bicicletas, conhecido como Milano.
--
O ano de 1899 foi muito importante para a empresa, marcando o inicio da produção de fios para telecomunicação e a produção de pneus para carros e motocicletas em bases experimentais. Dois anos depois, pesquisas levaram ao desenvolvimento do “Ercoli”, um pneu para carro com grande aderência, que equipava alguns dos primeiros carros nas estradas. Já em 1902, quando o termo globalização nem era utilizado, a PIRELLI iniciou um processo de descentralização e internacionalização. Neste ano, foi instalada uma unidade em Barcelona, na Espanha, para produção de condutores elétricos. A partir daí, a marca ganhou o mundo. Em 1905 a empresa reorganizou sua produção de pneus para carros e motocicletas em escala industrial. Dois tipos de pneus eram produzidos em 35 tamanhos diferentes. Nesse mesmo ano a empresa entra no mercado de pneus para veículos pesados.
-
-A associação da marca PIRELLI com as corridas de automóveis começou em 1907, quando um carro italiano, chamado Itala, dirigido pelo príncipe Scipione Borghese, o jornalista Luigi Barzini e o motorista Ettore Guizzardi, conquistou a primeira vitória no rali Paris-Pequim utilizando pneus da marca italiana. A primeira vitória gerou uma tradição de sucesso esportivo tanto sobre duas quanto sobre quatro rodas. Tal sucesso foi consolidado, através dos anos, por figuras como Nuvolari, Ascari e Fangio. Foi neste período a empresa começou a utilizar a “P lunga”, a maiúscula letra como um elástico sobre as outras letras do nome PIRELLI, até hoje logotipo da marca.-
-Nos anos seguintes a empresa começou uma grande expansão internacional com inauguração de uma filial na cidade de Londres para vender seus produtos em toda Grã Bretanha, no ano de 1909; e outra filial na Argentina, inaugurada em 1917, sendo a primeira fora da Europa. No final da década de 20, 80% dos carros italianos tinham pneus PIRELLI, provando a popularidade da marca neste segmento. Em 1946 um programa geral para renovar suas fábricas e equipamento foi implantado pelo grupo. Nos anos seguintes a empresa introduziu no mercado produtos revolucionários como o pneu radial Cinturato, pneus radiais feitos com fios de aço, e o primeiro pneu radial para motocicletas. A PIRELLI se posicionou no mercado através de um conceito elitizado, badalado e sexy, especialmente depois da associação com as montadoras Ferrari e a Lamborghini.-
-A linha do tempo
1882
● Início da produção de fios elásticos téxteis, sendo exportado para toda a Europa.
1885
● Início da produção de rédias de borracha para carruagens.1905● Início da produção de pneus maciços para veículos pesados.1915● Ingressou no mercado aeronáutico com a produção de pneus para aviões.
1927
● Lançamento do pneu de corrida Superflex Stella Bianca.
1953
● Lançamento do pneu radial Cinturato, marcando a estréia da empresa no setor da tecnologia radial.
1955
● Lançamento do primeiro pneu radial para tratores, o Tractor Cinturato.1972● O pneu Cinturato passa a ser fabricado com fios de aço.
1973
● Lançamento do pneu P3, um radial feito com fios de aço para ser utilizado por automóveis.
1983
● Lançamento do MP7, se tornando a primeira empresa do segmento a introduzir o pneu radial para motos.
1984
● Lançamento dos pneus P600 e P700 para automóveis.
1994
● Lançamento do Pzero, pneu de alta performance e perfil baixo.
2002
● Lançamento da linha de roupas e acessórios Pzero, inicialmente com a introdução de calçados.
-
-
O calendário
Em 1964, a empresa lançou, pela primeira vez, o famoso Calendário PIRELLI, um ícone das artes visuais, com fotos de Robert Freeman, o fotógrafo oficial dos Beatles, na Ilha espanhola de Palma de Mallorca mostrando mulheres vestidas com discretos maiôs. O calendário era dado como brinde aos clientes. Essa ação chamou a atenção para a marca e se tornou uma poderosa ferramenta de marketing, além de ser um símbolo de sua comunicação. Não demorou muito para que o calendário se tornasse cult e desejado por todos os cantos do mundo, especialmente na Inglaterra, onde fez fama. Um outro fato marcante, é que o calendário nunca foi comercializado, sendo distribuído apenas para pessoas selecionadas, o que ajudou a criar toda a lenda ao redor do objeto e o transformou em peça rara.
-
-Com o passar dos anos, os ensaios fotográficos começaram a ficar mais picantes e sensuais. Em 1972 apareceram pela primeira vez modelos com os seios à mostra. Os homens conquistaram uma edição especial em 1998, com fotos do Bluesman B.B. King, do cantor Bono Vox, da banda U2, e do ator Robert Mitchum. O cultuado calendário, disputado por colecionadores do mundo inteiro, não foi publicado em 1967 e entre os anos de 1975 e 1983. Já com um foco mais maduro - através de ensaios inspirados nos próprios pneus da marca - o calendário Pirelli retornou com força total em 1984, mostrando modelos em poses mais eróticas e agressivas do que anteriormente. Quem deu essa “nova cara” ao produto foi Martyn Walsh, que ficou na direção artística até 1994. Depois disso, todo esse trabalho foi transferido para a sede em Milão, que tirou as referências publicitárias e voltou às origens com fotos mais artísticas e um erotismo discreto. A 35ª edição do Calendário PIRELLI, a primeira realizada na Ásia, foi lançada em 2008. A 37ª edição, lançada em 2009, presta uma homenagem às origens do projeto. Entre as famosas da folhinha, destacam-se as brasileiras Ana Beatriz Barros e Gracie Carvalho, a australiana Miranda Kerr, Marloes Horst, da Holanda, a britânica Lily Cole e Georgina Stojilijtoric, da Sérvia. Essa última edição aderiu à tendência do natural, e abusou de imagens sem retoques, em que a naturalidade prevalece sobre a técnica. Cultuado no mundo inteiro por perpetuar a beleza de mulheres de diferentes nacionalidades, o Calendário Pirelli tornouse um dos objetos mais cobiçados do planeta. Exemplares antigos são comercializados por alguns milhares de reais na internet. Algumas de suas fotografias foram incorporadas a coleções de grandes museus, como o Masp. Mas, além de se tornar uma referência artística, o produto se transformou em uma importante ferramenta de marketing da empresa, tornando-se um case de sucesso no mundo da propaganda.-
-
Propagandas que fizeram história
Em 1994, o atleta americano Carl Lewis assinou contrato com a PIRELLI para fazer uma série de comerciais que se tornariam famosos.
-
No ano de 1998 introduziu no mercado o famoso slogan “Power is nothing without control” (Potência não é nada sem controle).-
-
Dados corporativos
● Origem: Itália● Fundação: 1872● Fundador: Giovanni Battista Pirelli● Sede mundial: Milão, Itália● Proprietário da marca: Pirelli & C. Spa
● Capital aberto: Sim● Chairman: Marco Tronchetti Provera● CEO: Francesco Gori● Faturamento: €4.4 bilhões (2009)
● Lucro: €22.7 milhões (2009)● Valor de mercado: €2.4 bilhões (junho/2010)
● Fábricas: 23
● Presença global: + 160 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 31.000
● Segmento: Diversos● Principais produtos: Pneus, cabos de aço, fibras óticas e robôs
● Ícones: O calendário
● Slogan: Power is nothing without control.● Website: www.pirelli.com
-A marca no Brasil
Em 1929, a PIRELLI começou a escrever sua história no Brasil com a aquisição da Conac, uma pequena fábrica de condutores elétricos instalada na cidade de Santo André, em São Paulo. Em 2005, com a venda da Pirelli Energia Cabos e Sistemas e da Pirelli Telecomunicações Cabos e Sistemas, a subsidiária brasileira direcionou o seu foco para o setor de pneus. Uma das mais importantes unidades de negócios do Grupo PIRELLI em todo o mundo, a subsidiária brasileira, com mais de seis mil funcionários, representa cerca de 20% das vendas globais da empresa. A estrutura da PIRELLI no país é composta por escritórios comerciais localizados nas principais capitais, a mais ampla rede autorizada de revenda e serviços e seis fábricas espalhadas pelo país (Gravataí-RS, Campinas-SP, Santo André-SP, Sumaré-SP e Feira de Santana-BA), que produzem pneus para automóveis, caminhonetes, motos, scooters, bicicletas, caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e veículos pesados voltados para a construção civil e uso industrial.
-
É também no Brasil que está localizado um dos três Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli Pneus no mundo - os outros dois estão na Alemanha e na Itália. O Centro de Pesquisa de Desenvolvimento da unidade brasileira, por sua vez, possui um moderno e completo laboratório indoor de avaliação e estudo, localizado em Santo André (SP), além de um laboratório outdoor - o Campo de Provas Pirelli, em Sumaré (SP) - voltado para a realização de testes mais rigorosos. O Campo de Provas Pirelli no Brasil, aberto em 1988, é a primeira pista de testes de um fabricante de pneus em toda a América Latina. É também no Brasil que está a maior fábrica de pneus de caminhões e ônibus da PIRELLI, além do único centro de produção de pneus para bicicletas e tratores da empresa.
-
-A marca no mundo
A empresa é mais reconhecida por seus pneus, área em que conta com 23 fábricas em 12 países (localizadas na Itália, Brasil, Argentina, Egito, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Turquia e Venezuela), 3 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento e 31 mil funcionários, com presença em mais de 160 países. Seus produtos são vendidos através de uma rede de cerca de 10.000 distribuidores e varejistas. A Europa é o maior mercado da marca (62%) - sendo que a Itália absorve 18% desse total - seguidos por América do Norte e América do Sul com 12% cada. A PIRELLI também atua na área de cabos e sistemas, contando com 65 fábricas e 20 mil funcionários ao redor do mundo. Esta área é responsável por 48% do faturamento total, com outros 45% oriundos da fabricação de pneus. É um dos principais grupos econômicos italianos, ativo também nos setores imobiliário (com a Pirelli Real Estate) e, desde 2001, da telefonia fixa e móvel, depois da compra da Telecom Itália.
-Você sabia?● A PIRELLI é a quinta maior produtora de pneus do mundo.
Fonte: Blog Mundo das Marcas
-
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjomLbN5jVswByk3u6yqZs8NaAWlPdl6fCT0ID9pNdxpdxzUEeo_YXUWFAVy9H3imGiaYUtBUJ1VbcMcLZFSOgQwdAsNsZ7T6xzod4QyLdhT449M0YvYby0mhkyq17iNcpfabHpA-0w8j5e/s400/Pirelli+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNS_x3G40mh7c3e2suh7qckIOFE0eQLWGShSV8b3Ued8H4lf5_UJwqvF-gSCP1-EeYCmSRfXMH_DOoA0LO35yg-3bI1vkZ3d8AKyP5lziLWmYhuzFuHYAs2_J3jHnQ8S_mjBKsmYAsKNtO/s400/Pirelli+5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglkuDNObrZygRfE9C1rh_ltbfVmOOQjcrWPAdq_scptP0WxpEzAi6a5M1lOqu47yaExV-G66oMSp1qcU_kUCBftMfns1G31MciJWw5My_8Sw3CZOhsF1z8-ZAairZ5kt4RetscAGue9dfX/s400/Pirelli+4.jpg)
1882
● Início da produção de fios elásticos téxteis, sendo exportado para toda a Europa.
1885
● Início da produção de rédias de borracha para carruagens.1905● Início da produção de pneus maciços para veículos pesados.1915● Ingressou no mercado aeronáutico com a produção de pneus para aviões.
1927
● Lançamento do pneu de corrida Superflex Stella Bianca.
1953
● Lançamento do pneu radial Cinturato, marcando a estréia da empresa no setor da tecnologia radial.
1955
● Lançamento do primeiro pneu radial para tratores, o Tractor Cinturato.1972● O pneu Cinturato passa a ser fabricado com fios de aço.
1973
● Lançamento do pneu P3, um radial feito com fios de aço para ser utilizado por automóveis.
1983
● Lançamento do MP7, se tornando a primeira empresa do segmento a introduzir o pneu radial para motos.
1984
● Lançamento dos pneus P600 e P700 para automóveis.
1994
● Lançamento do Pzero, pneu de alta performance e perfil baixo.
2002
● Lançamento da linha de roupas e acessórios Pzero, inicialmente com a introdução de calçados.
-
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhl2_BvfdRRjFuU_RX7MUaNEuslDuF7a6uCwfmo96VrVbaLdw8qrY6vFpBZcvGbJEXnDEPIrN1aLWUM3KE7qIkSfxOQoPLK57xAhIU_qj-0crWPfESs5VhQDeeBvzc8k-9-keP9fDn437K2/s400/Pirelli+2.jpg)
O calendário
Em 1964, a empresa lançou, pela primeira vez, o famoso Calendário PIRELLI, um ícone das artes visuais, com fotos de Robert Freeman, o fotógrafo oficial dos Beatles, na Ilha espanhola de Palma de Mallorca mostrando mulheres vestidas com discretos maiôs. O calendário era dado como brinde aos clientes. Essa ação chamou a atenção para a marca e se tornou uma poderosa ferramenta de marketing, além de ser um símbolo de sua comunicação. Não demorou muito para que o calendário se tornasse cult e desejado por todos os cantos do mundo, especialmente na Inglaterra, onde fez fama. Um outro fato marcante, é que o calendário nunca foi comercializado, sendo distribuído apenas para pessoas selecionadas, o que ajudou a criar toda a lenda ao redor do objeto e o transformou em peça rara.
-
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9qxTG3PSgV6UBvEaozr4ZKXZcqvPgxgqJ363_Kun2VXx5r-JDQrNHPfzpHukh4wMHCswcVIMIJKwEQBzSoCQk2nULH87wUfLrCTc3nEuAAwwTH0gNSPAoQCr43ThEsXUhomqqvJc4LKIK/s400/Pirelli+Calendar+a.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq1Ld4fpA0aTYYj0fIG7IGh7mnZ_mStVQGsfdsw8kWcYkTeDsdJr2JBbHuhqHfec8tOyR9d1cRRrvp6EX2goFcbij6yQQmeEgZsEPwylh0Vk_dT3hqw8nZcbDbOwlM3cLpApVozKTQ73nL/s400/Pirelli+Calendar.jpg)
Propagandas que fizeram história
Em 1994, o atleta americano Carl Lewis assinou contrato com a PIRELLI para fazer uma série de comerciais que se tornariam famosos.
-
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbxXifeA7GqDKOQ__dSTC8kDWYEadRUe9EZb74JeasSfA82mrG7CK3Bd47kxHoDvpqrodtWFiW7UZiMs2vjGJ1UlBY_dOpuX1TlUUF5F9cvDfalPMHCxY0-u6726RRBPaRhIJaGdT1DBE/s400/pirelli+slogan.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCEYrNh-vgarI8TqztrtoFvNwOFkhXIfYJPJWd4qUMNXlJcdrRGcSl8J0MwG0QeQAS3gzb6Et2J1vi1jouMm3uX59byFsn219nqP9QWH1g5gN6em4YUW-p64nrCtUkpuIn2cc4MrDgHAq8/s400/Pirelli+ad+1.jpg)
Dados corporativos
● Origem: Itália● Fundação: 1872● Fundador: Giovanni Battista Pirelli● Sede mundial: Milão, Itália● Proprietário da marca: Pirelli & C. Spa
● Capital aberto: Sim● Chairman: Marco Tronchetti Provera● CEO: Francesco Gori● Faturamento: €4.4 bilhões (2009)
● Lucro: €22.7 milhões (2009)● Valor de mercado: €2.4 bilhões (junho/2010)
● Fábricas: 23
● Presença global: + 160 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 31.000
● Segmento: Diversos● Principais produtos: Pneus, cabos de aço, fibras óticas e robôs
● Ícones: O calendário
● Slogan: Power is nothing without control.● Website: www.pirelli.com
-A marca no Brasil
Em 1929, a PIRELLI começou a escrever sua história no Brasil com a aquisição da Conac, uma pequena fábrica de condutores elétricos instalada na cidade de Santo André, em São Paulo. Em 2005, com a venda da Pirelli Energia Cabos e Sistemas e da Pirelli Telecomunicações Cabos e Sistemas, a subsidiária brasileira direcionou o seu foco para o setor de pneus. Uma das mais importantes unidades de negócios do Grupo PIRELLI em todo o mundo, a subsidiária brasileira, com mais de seis mil funcionários, representa cerca de 20% das vendas globais da empresa. A estrutura da PIRELLI no país é composta por escritórios comerciais localizados nas principais capitais, a mais ampla rede autorizada de revenda e serviços e seis fábricas espalhadas pelo país (Gravataí-RS, Campinas-SP, Santo André-SP, Sumaré-SP e Feira de Santana-BA), que produzem pneus para automóveis, caminhonetes, motos, scooters, bicicletas, caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e veículos pesados voltados para a construção civil e uso industrial.
-
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV_9JzLZjxgG-x6LvvsPHwID2LYfdoHFoeLkigqvnxskd9V6Q12xIQ4AsK9-gz6pm9prRQu2ZicEcLnEZlmmWbpO5D0zkdQJzEqn9X3VRI4QZ_Uf4e-y0iscCdiLD6M78GKzLgULLOnOre/s400/pirelli+.jpg)
-
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNl94uagZB6PXA0-RRee1lJpDTpOkFx74d3o-mYo6RefkYU2x3548y-mjdXSYmrG1ftiq1_H3txH9_ltmBeNYOF8kKFHeKxeHvV5RNwhPcc8xCgBwsrI4MEqJcVwH9piZ9Xk6gPSUXX3Y/s400/pirelli+2.jpg)
A empresa é mais reconhecida por seus pneus, área em que conta com 23 fábricas em 12 países (localizadas na Itália, Brasil, Argentina, Egito, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Turquia e Venezuela), 3 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento e 31 mil funcionários, com presença em mais de 160 países. Seus produtos são vendidos através de uma rede de cerca de 10.000 distribuidores e varejistas. A Europa é o maior mercado da marca (62%) - sendo que a Itália absorve 18% desse total - seguidos por América do Norte e América do Sul com 12% cada. A PIRELLI também atua na área de cabos e sistemas, contando com 65 fábricas e 20 mil funcionários ao redor do mundo. Esta área é responsável por 48% do faturamento total, com outros 45% oriundos da fabricação de pneus. É um dos principais grupos econômicos italianos, ativo também nos setores imobiliário (com a Pirelli Real Estate) e, desde 2001, da telefonia fixa e móvel, depois da compra da Telecom Itália.
-Você sabia?● A PIRELLI é a quinta maior produtora de pneus do mundo.
Fonte: Blog Mundo das Marcas
Nenhum comentário:
Postar um comentário