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A história
A história da montadora japonesa começou com a fundação, no dia 7 de julho de 1953, da divisão automotiva da Fuji Heavy Industries, empresa fundada por Chikuhei Nakajima em 1917 como um laboratório de pesquisas para a área aeronáutica, que se tornou a principal fornecedora de aeronaves e componentes para o exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, o presidente da empresa, Kenji Kita, queria que essa nova divisão estivesse envolvida na construção de automóveis. O projeto do primeiro automóvel, desenvolvido sob o codinome de P-1,
ficou pronto neste mesmo ano: era um carro de passeio que utilizava o primeiro chassi monobloco produzido no Japão. No ano seguinte o sedã de 4,23 metros de comprimento e motor de quatro cilindros, 1,5 litros e 55 cv de potência, estreou no mercado com o nome de SUBARU 1500.
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ficou pronto neste mesmo ano: era um carro de passeio que utilizava o primeiro chassi monobloco produzido no Japão. No ano seguinte o sedã de 4,23 metros de comprimento e motor de quatro cilindros, 1,5 litros e 55 cv de potência, estreou no mercado com o nome de SUBARU 1500.
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Porém, o modelo não vingou pelas dificuldades em equipar a fábrica para sua produção e montar uma rede de distribuição. Além disso, o carro seria grande e caro demais para aquela época, em que a economia nipônica ainda se recuperava da Segunda Guerra Mundial. O primeiro automóvel produzido em massa pela empresa foi o pequeno SUBARU 360, um carro de passeio compacto para 4 passageiro (2,99 metros de comprimento, 1,30m de largura, 1,38m de altura e apenas 385 kg de peso), lançado no mercado em 1958, inaugurando assim era moderna da motorização japonesa. Foi nesse mesmo ano que a empresa adotou oficialmente o nome SUBARU.
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-Em 1961 é lançado no mercado o SAMBAR, baseado no chassi do SUBARU 360, esta pequena e compacta picape, que possuía a caçamba mais espaçosa de sua categoria na época, era ideal para o trânsito caótico e pouco espaço das grandes cidades japonesas. Neste mesmo ano, em setembro, a linha comercial foi expandida com a introdução do Sambar Light Van, um pequeno furgão utilitário. Desde 1965, a SUBARU começou a produzir motores boxer (que equipava o SUBARU 1000) ou de cilindros horizontalmente opostos montado longitudinalmente, sendo uma das poucas montadoras no mundo a utilizar motores com esta disposição. Possuindo cilindros cujo movimento é sincronizado e simétrico entre ambos os lados, um motor com esta disposição caracteriza-se por um baixo nível de vibrações, configuração balanceada, leve e compacto, além do baixo nível de centro de gravidade que se obtém, o qual permite uma melhor e maior estabilidade em curva.
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No final desta década, em 1968, a montadora começou a exportar seus automóveis para o competitivo mercado norte americano através de uma subsidiária. Era um feito e tanto para o pequeno SUBARU 360 ser comercializado na terra de carros com o dobro de seu comprimento, cinco ou mais vezes seu peso e até 20 vezes sua cilindrada. No ano seguinte, o SUBARU R-2 foi lançado para substituir o modelo 360, e com suas formas retilíneas (que, apesar do mesmo comprimento, aproveitavam melhor o espaço), suspensão traseira evoluída e motor de 356 cm³, foi bem aceito pelos motoristas japoneses.
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No final desta década, em 1968, a montadora começou a exportar seus automóveis para o competitivo mercado norte americano através de uma subsidiária. Era um feito e tanto para o pequeno SUBARU 360 ser comercializado na terra de carros com o dobro de seu comprimento, cinco ou mais vezes seu peso e até 20 vezes sua cilindrada. No ano seguinte, o SUBARU R-2 foi lançado para substituir o modelo 360, e com suas formas retilíneas (que, apesar do mesmo comprimento, aproveitavam melhor o espaço), suspensão traseira evoluída e motor de 356 cm³, foi bem aceito pelos motoristas japoneses.
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A década seguinte começou com o lançamento de mais um novo modelo, o SUBARU LEONE, um automóvel de médio porte, seguido no ano seguinte pela versão perua (LEONE 4WD Station Wagon), primeiro modelo do gênero com tração nas quatro rodas quando o padrão da indústria automobilística na época era o controle nas rodas traseiras. Essa inovação tecnológica que trouxe estabilidade superior ao dirigir, deu início à uma nova fase para a SUBARU. Nos anos que se sucederam a SUBARU continuou a aprimorar a tecnologia AWD (All Wheel Drive) para assegurar níveis superiores de segurança e estabilidade.
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Seguindo a tendência de mercado dos anos 80, que queria automóveis maiores, a SUBARU lançou a van Domingo, com capacidade para acomodar 7 passageiros confortavelmente. A expansão internacional da montadora continuou nesse período com a inauguração de uma subsidiária no Canadá em 1976. Nas duas décadas seguintes, a SUBARU lançou no mercado vários modelos de enorme sucesso como o XT6 (1985); LEGACY (1989), um dos modelos de maior sucesso da montadora; VIVIO (1992), um automóvel compacto; IMPREZA (1993), um sedã esportivo que podia ser encontrado em duas versões, 4 portas e 5 portas (Wagon); OUTBACK (1997), um utilitário esportivo baseado no modelo Legacy; PLEO (1998), um automóvel compacto; FORRESTER (1998), um utilitário esportivo compacto; STELLA (2006), um carro urbano compacto voltado especialmente para donas de casa jovens e mães em particular; TRIBECA (2008), um utilitário esportivo de médio porte mais luxuoso; EXIGA (2008), uma perua compacta com capacidade para sete passageiros.
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Recentemente, em 2007, a Toyota comprou a participação acionária que a GM detinha sobre a SUBARU, e criou uma aliança tecnológica em que ambas partilham variados componentes. Enquanto a Toyota utilizará as fábricas da SUBARU nos Estados Unidos, esta irá utilizar a tencologia híbrida Toyota. Em 10 de abril de 2008 a Toyota e a Fuji Heavy Industries, controladora da SUBARU, anunciaram o aprofundamento do seu programa de cooperação, o qual passará a abranger o desenvolvimento conjunto de um modelo esportivo e o fornecimento de modelos compactos para a SUBARU.
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A relação com os ralis
A Subaru Rally Team Japan liderada por Noriyuki Koseki começou a participar de competições internacionais de rali com os modelos Subaru Leone coupé, sedan DL, RX (SRX) e RX Turbo no campeonato mundial da categoria entre 1980 e 1989, participando de poucas provas por temporada com seus carros pilotados por pilotos de renome como Ari Vatanen, Per Eklund, Shekhar Mehta, Mike Kirkland, Possum Bourne e Harald Demut. Em 1990, a montadora japonesa resolveu trocar seu modelo de competição, passando a disputar provas como o SUBARU LEGACY RS. Porém, a equipe da SUBARU só começaria a ganhar reconhecimento mundial na categoria quando a empresa passou a disputar o Campeonato Mundial com o modelo IMPREZA WRX. A partir de então, a montadora conquistou três títulos de construtores (1995, 1996 e 1997) e outros três campeonatos de pilotos com Colin McRae (1995), Richard Burns (2001) e Petter Solberg (2003). Todo esse sucesso foi interrompido no final de 2008, quando, devido à grave crise econômica global, a SUBARU anunciou sua retirada da competição por tempo indeterminado.
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A Subaru Rally Team Japan liderada por Noriyuki Koseki começou a participar de competições internacionais de rali com os modelos Subaru Leone coupé, sedan DL, RX (SRX) e RX Turbo no campeonato mundial da categoria entre 1980 e 1989, participando de poucas provas por temporada com seus carros pilotados por pilotos de renome como Ari Vatanen, Per Eklund, Shekhar Mehta, Mike Kirkland, Possum Bourne e Harald Demut. Em 1990, a montadora japonesa resolveu trocar seu modelo de competição, passando a disputar provas como o SUBARU LEGACY RS. Porém, a equipe da SUBARU só começaria a ganhar reconhecimento mundial na categoria quando a empresa passou a disputar o Campeonato Mundial com o modelo IMPREZA WRX. A partir de então, a montadora conquistou três títulos de construtores (1995, 1996 e 1997) e outros três campeonatos de pilotos com Colin McRae (1995), Richard Burns (2001) e Petter Solberg (2003). Todo esse sucesso foi interrompido no final de 2008, quando, devido à grave crise econômica global, a SUBARU anunciou sua retirada da competição por tempo indeterminado.
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A origem do nomeO primeiro presidente da montadora japonesa, Kenji Kita, tinha algumas opiniões bem definidas no que se refere a automóveis: “Se você vai produzir um carro, faça um cheio de potência” e “Carros japoneses devem ter nomes japoneses”. O Sr. Kita era enfático quando o assunto era produzir carros de passageiros, e foi o mais apaixonado pelo protótipo do primeiro carro de passageiros da empresa, chamado incialmente de P-1. Foi então que ele pediu sugestões para batizar o protótipo, mas nenhuma das propostas parecia ser atrativa. Por fim, ele batizou o carro com um belo nome japonês que tinha secretamente guardado em seu coração: SUBARU, nome de uma estrela da constelação de Taurus (Touro). Seis das estrelas dessa constelação são visíveis a olho nu (e estão representadas no logotipo da marca), e cerca de 250 só podem ser vistas com o uso de telescópio. No Oeste, essa estrela é chamada Plêiades, na China, Mao, e no Japão, SUBARU (que também significa “decidir em grupo”). Certamente, esse é um dos astros mais amados pelos japoneses dos tempos antigos. Curiosamente, a FHI foi criada pela fusão de seis companhias. Dessa forma, você pode perceber o quão significativo é o nome SUBARU.
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A evolução visualRecentemente o logotipo da marca sofreu uma modernização: o símbolo assumiu definitivamente a cor azul e ganhou efeitos de 3D.
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Os slogans
Love. It's what makes a Subaru, a Subaru. (2008)Think. Feel. Drive.
The beauty of all-wheel-drive
Driven by what’s inside.
We're building our reputation by building a better car.
Inexpensive, and built to stay that way.
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Love. It's what makes a Subaru, a Subaru. (2008)Think. Feel. Drive.
The beauty of all-wheel-drive
Driven by what’s inside.
We're building our reputation by building a better car.
Inexpensive, and built to stay that way.
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Dados corporativos
● Origem: Japão● Fundação: 7 de julho de 1953● Fundador: Kenji Kita
● Sede mundial: Tóquio Japão
● Proprietário da marca: Fuji Heavy Industries Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Ikuo Mori
● Faturamento: US$ 15.7 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 457 milhões (2008)
● Vendas globais: 597.000 (2008)
● Presença global: 110 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 13.000● Segmento: Automobilístico● Principais produtos: Automóveis● Ícones: O modelo Impreza
● Slogan: Love. It's what makes a Subaru, a Subaru.
● Website: www.subaru-global.com
● Sede mundial: Tóquio Japão
● Proprietário da marca: Fuji Heavy Industries Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Ikuo Mori
● Faturamento: US$ 15.7 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 457 milhões (2008)
● Vendas globais: 597.000 (2008)
● Presença global: 110 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 13.000● Segmento: Automobilístico● Principais produtos: Automóveis● Ícones: O modelo Impreza
● Slogan: Love. It's what makes a Subaru, a Subaru.
● Website: www.subaru-global.com
A marca no mundo
A SUBARU, divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), comercializa sua pequena e restrita linha de veículos em mais de 110 países ao redor do mundo, vendendo, em 2008, 597.000 unidades.
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Você sabia?
● O sedã esportivo Impreza, com sua clara identificação com a versão de rali, talvez seja hoje o maior símbolo mundial da SUBARU.
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A SUBARU, divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), comercializa sua pequena e restrita linha de veículos em mais de 110 países ao redor do mundo, vendendo, em 2008, 597.000 unidades.
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Você sabia?
● O sedã esportivo Impreza, com sua clara identificação com a versão de rali, talvez seja hoje o maior símbolo mundial da SUBARU.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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