Pesquisar este blog

19 fevereiro 2011

História da BARDAHL.

O esforço para que o seu carro apresente sempre a melhor performance possível mereceu um reconhecimento inquestionável: a preferência do consumidor pela BARDAHL tornou-a líder absoluta do mercado de aditivos. E esse esforço é traduzido com perfeição no slogan “Tudo anda bem com BARDAHL”.
-
A história
A BARDHAHL foi fundada como uma pequena empresa química no dia 12 de setembro de 1939 pelo imigrante norueguês Ole Bardahl que chegou aos Estados Unidos com apenas US$ 32 nos bolsos início da década de 20. A pequena fábrica estava localizada na comunidade de imigrantes noruegueses, suecos e finlandeses de Ballard, na cidade de Seattle, estado de Washington. Rapidamente Ole Bardahl, que era um grande apaixonado por carros, teve a visão do potencial de mercado do óleo aditivo. Poucos poderiam prever, mas nessa pequena empresa estava o embrião de uma revolução na indústria automobilística.
Insatisfeito com o desempenho dos motores da época resolveu aplicar seus conhecimentos de química fina e mecânica na busca de novas soluções tecnológicas. Ao se debruçar sobre o problema concluiu que a lubrificação, oferecida pelos óleos utilizados no carter era insuficiente para atender às necessidades do motor.
-
-
Essa deficiência causava um estrangulamento da performance: como não conseguiam reduzir o atrito entre as partes móveis do motor, os óleos eram incapazes de prevenir que o movimento dos pistões com o tempo alargassem a circunferência das camisas, o que provocava a redução da compressão e o conseqüente aumento do gasto de combustível e perda de potência. Depois de intermináveis pesquisas e experiências, Ole produziu um novo produto, minuciosamente desenvolvido para criar uma película protetora nas superfícies metálicas que diminui o atrito e o desgaste, dessa forma aumentando a vida útil e o rendimento das peças. Surgiu assim o aditivo BARDAHL.
--Nos primeiros anos de existência a empresa registrou vendas abaixo do esperado. As vendas em seu primeiro ano totalizaram meros US$ 188, e a Segunda Guerra Mundial manteve o crescimento num patamar baixo, devido às restrições do conflito. Porém, a história começou a mudar, quando o produto se tornou campeão de vendas, em 1947, faturando cerca de US$ 220 mil, fazendo com que a empresa crescesse num ritmo acelerado. Somente deste momento em diante a novidade foi rapidamente incorporada aos hábitos de manutenção dos amantes de carros como uma efetiva e econômica maneira de economizar combustível, prolongar a vida e maximizar a força de seus motores. Em 1952, a marca já se consolidava com a terceira do mercado americano em seu segmento.
- -Novos produtos com a tecnologia BARDAHL foram surgindo e se espalhando por todo o mundo. Era a hora certa para que o Detetive Bardahl passasse a oferecer sua proteção também no Brasil. Foi então que BARDAHL desembarcou oficialmente em terras brasileiras no ano de 1954.
-
Os personagens
Os personagens BARDAHL nasceram nos anos 50, criados pela produtora americana Miller, Mackay, Hoeck & Hartung. Em desenho animado e em branco e preto, já que a TV não tinha cores ainda. Não demorou muito para ficarem populares e tornarem a marca BARDAHL mais popular ainda. Clarimunda, Chico Válvula Presa, Carvãozinho e sua Turminha Brava entraram na casa e fizeram parte da família brasileira por muitos anos. Já na década de 80, um novo elemento integrou a turma, o Kidsgaste, que atacava os motores a álcool. Uma grande mudança no jeito de usar a Turminha Brava na propaganda aconteceu no começo dos anos 90. O Detetive Bardahl, que também era desenho, ganhou vida e começou a aparecer em carne e osso na televisão e nas revistas.
--De acordo com a estética dos anos 90, eles deixaram de lado sua capa preta tradicional para vestir um amarelo vivo. Afinal, amarelo e preto são as cores da BARDAHL. O detetive estrelou uma série de filmes onde aparecia sozinho. Mas Detetive Bardahl que se preza precisa de inimigos bem maus. E a velha Turma voltou. Agora eles se chamam Motor Gang. E são Motor Killer, Crazy Water, Drag Car, Kid Smoke e Bad Oil.
-
A ligação com os esportes
A marca sempre teve uma forte ligação com as competições automobilísticas, que começou na década de 50 nos Estados Unidos. O senhor Bardahl era um competidor de respeito nas corridas de carros, assim como nos negócios. Sentiu que os motores com maior compressão eram bons campos de teste para os seus produtos. Patrocinou os carros, aviões de corridas e até lanchas. Desde 1957, nos Estados Unidos, a BARDAHL marcou presença também nos campeonatos norte-americanos de motonáutica. A lancha Miss Bardahl (foto abaixo) se tornou uma lenda nas competições de velocidade sobre a água, vencendo diversos torneios e estabelecendo inúmeros recordes mundiais.
-
-No Brasil a BARDAHL fez parte da história gloriosa do automobilismo do país. Com seu apoio decisivo a pilotos como Chico Landi e Emerson Fittipaldi, no automobilismo, e Denísio Casarini, no motociclismo, a marca construiu uma tradição que vem desde a criação, em 1956, da mais importante prova nacional, as Mil Milhas de Interlagos, até as categorias que hoje abrigam os novos talentos, como a Stock Cars.
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos● Fundação: 12 de setembro de 1939
● Fundador: Ole Bardahl● Sede mundial: Seattle, Washington● Proprietário da marca: Bardahl Manufacturing Corporation● Capital aberto: Não● Chairman & Presidente: Evelyn Bardahl McNeil
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 75 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.000● Segmento: Refino de petróleo● Principais produtos: Óleos e aditivos
● Ícones: O detetive Bardahl
● Slogan: Everything runs better with BARDAHL. (Tudo anda bem com BARDAHL)● Website: www.bardahl.com
-
A marca no Brasil 
O primeiro produto BARDAHL chegou ao Brasil em 1953 e foi adquirido pela empresa Rubens Moreira, do Rio Grande do Sul, antes mesmo do nascimento da indústria automobilística nacional. Nos anos seguintes, surgiram mais distribuidores dos produtos. Em 1954, foi criada a Bardahl Lubrificantes de São Paulo, distribuidora dos produtos da marca para todo o Estado de São Paulo. Logo seus dirigentes perceberam que o potencial do mercado justificava a construção de uma fábrica. O local escolhido para receber tal investimento foi um distante e quase abandonado bairro da São Paulo da década de 50: o Morumbi. Em 1957, começa a funcionar a única fabricante dos produtos BARDAHL no Brasil, que eliminava a necessidade de importação dos produtos. Neste mesmo ano, começam a surgir os primeiros carros fabricados no país. A BARDAHL participa do momento, prestando auxílio e assessoria na busca de soluções adaptadas para a nossa realidade. Neste mesmo ano, começam a surgir os primeiros carros fabricados no país.
--A marca participou do momento, prestando auxílio e assessoria na busca de soluções adaptadas para a nossa realidade. Naturalmente, a marca contribuiu, a seu modo, para esse surto de progresso, inaugurando uma nova fábrica, mais ampla e moderna, em 1962. Em 1966, a BARDAHL no Brasil deixa de trabalhar apenas com os mesmos produtos da sua co-irmã norte-americana e, para isso, cria uma nova razão social: Promax Produtos Máximos S/A. Essa linha, exclusivamente brasileira, inclui produtos automotivos e industriais. Com uma linha formada por 130 itens, a BARDAHL possui 18 distribuidores espalhados por todo o Brasil e um total de 500 funcionários; destes, 350 ficam na fábrica da empresa em Cajamar, na Grande São Paulo, que tem 40 mil metros quadrados de área total.
--
Sempre respeitando a filosofia de investir em infra-estrutura, em 1978, a empresa parte em busca de novos espaços e muda-se para Cajamar, a 40 km da capital paulistana. O novo parque industrial fabrica produtos para todos os segmentos de lubrificação. Os laboratórios da Promax Bardahl no Brasil jamais param de desenvolver pesquisas, tanto para aprimorar as fórmulas atuais como para criar novos produtos. O maior exemplo desse trabalho de adaptação às particularidades do clima e condições de nossa terra foi o desafio lançado pelo governo federal na década de 70, com a criação do Programa Nacional do Álcool. Devido às características desse combustível, que exige mais dos componentes metálicos do motor, a empresa imediatamente lançou-se a uma extensiva pesquisa para buscar formas de diminuir o processo de corrosão provocado pelo álcool. O resultado foi o Proal, aditivo aprovado e recomendado pela Ford e Volkswagen.
A marca no mundo.
A marca BARDAHL está presente em todos os continentes do planeta, vendendo sua linha de produtos, composta por mais de 250 itens, em mais de 75 países. A empresa fabrica óleos e aditivos para as linhas: automotiva, náutica, agrícola e motocicleta.- 
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers) e Blog mundo das marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário