Pesquisar este blog

30 novembro 2011

Mazda (re)cria o sistema Kers

Frenagem regenerativa usa capacitor em vez de baterias

Editora Globo
O inédito protótipo Takeri vai estrear essa semana no Salão de Tóqui equipado com a tecnologia i-ELOOP
A Mazda anunciou nesta segunda-feira (28) sua nova invenção: o primeiro sistema de regeneração de energia de frenagem para – carros de passeio – que utiliza um capacitor. A tecnologia, chamada de i-ELOOP, será instalada nos modelos da marca japonesa já em 2012. Em condições “normais” de direção, com aceleração e frenagem frequentes (como nas cidades), o sistema oferece uma economia de combustível de até 10%.

O i-ELOOP é inédito porque usa um capacitor, componente que armazena, temporariamente, grandes volumes de energia elétrica. Se comparado às baterias normais, os capacitores são carregados e descarregados mais rapidamente, e são mais resistentes à deterioração por uso prolongado. O sistema converte a energia cinética em energia elétrica enquanto o veículo desacelera, e usa essa nova energia para alimentar os sistemas de som, de ventilação (ar-condicionado) e outros componentes elétricos.

Sistemas de regeneração de frenagem estão crescendo em popularidade como tecnologias que aumentam a economia de combustível. A tecnologia usa basicamente um motor elétrico ou um alternador para gerar eletricidade quando o veículo desacelera, recuperando assim uma parte da energia cinética do carro. Esse tipo de sistema em veículos híbridos geralmente utiliza um motor elétrico grande e uma bateria própria.

A Mazda diz que examinou os mecanismos de aceleração e desaceleração dos automóveis para desenvolver um sistema altamente eficiente, que recupera grandes quantidades de energia de forma rápida a cada vez que o veículo desacelera. Diferentemente dos híbridos, o sistema inventado pela montadora japonesa evita a necessidade do motor elétrico e da bateria para armazenamento de eletricidade. O sistema i-ELOOP fará sua estreia nesta quarta-feira, no Salão de Tóquio, instalado no inédito conceito Takeri (leia aqui).


Fonte: Autonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário