Alberto Cataldi, de Salta (Argentina)
Para atacar rivais como a Nova Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, Ranger terá versão flex com 173 cv de força
São 13 configurações diferentes para a nova Ranger, sempre com o motor bicombustível ou diesel. Com visual e engenharia completamente novos, o modelo tem grande importância estratégica, já que se trata do primeiro projeto global da Ford fabricado na América Latina (na unidade de Pacheco, na Argentina) com a ajuda dos centros de desenvolvimentos argentino e brasileiro. É peça fundamental da estratégia One Ford, que visa tornar globais todos os produtos da marca. No caso do Brasil, o plano é ter carros 100% globais até 2015 (leia mais abaixo).
Versão da Ranger para frotistas, a XL 4X4 parte de R$ 77.900, usa o motor 3.2 diesel e tem cabine simples
Atenta para responder às rivais Chevrolet S10, VW Amarok e Toyota Hilux, a Ford traz a nova Ranger com uma inédita versão flex. Segundo levantamento do Renavan 2011 exibido pela própria Ford, o segmento bicombustível representa 18% do consumo geral de picapes médias no Brasil. "Vale lembrar que a região que mais consome flex é a central, onde estão as fronteiras de produção de cana de açúcar. Lá, a variação do preço do combustível é muito menor", aponta Oswaldo Ramos, gerente nacional de marketing da marca.
A Ranger Flex conta com motor Duratec 2.5 16v, capaz de desenvolver 168/173 cv de potência e 24,8 kgfm de torque. Sua opção de câmbio, porém, é apenas manual de 5 ou 6 marchas, decisão tomada, segundo a Ford, por desinteresse do mercado brasileiro pelo câmbio automático neste tipo de configuração.
A Ford demonstra estar partindo agressivamente para o território dos concorrentes com seus preços. Mais um grande trunfo também está no motor Duratorq 3.2 diesel que, com cinco cilindros em linha e 200 cv, passa a oferecer a maior potência do segmento. O torque é de 47,9 kfgm e as opções de câmbio são manual ou automático, ambos de seis velocidades. Os modelos a diesel serão oferecidos apenas com tração 4x4.
Ford acredita que versão top Limited 4X4 diesel sera a mais vendida da nova Ranger no mercado brasileiro
São quatro versões de acabamento: a XL, oferecida principalmente para frotistas, já vem equipada com tração 4x4 e blocante do diferencial traseiro, direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas, freios ABS com EBD, entre outros. Já a intermediária XLS adiciona ao pacote vidros e retrovisores elétricos, rádio CD/MP3, tela central colorida de 4,2 polegadas, apoio de braço no banco traseiro e rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros. O modelo XLT tem também duplo airbag, ar-condicionado digital de duas zona, sistema eletrônico de estabilidade (ESP), sistema de áudio com Bluetooth com comandos no volante, sensor de estacionamento, bancos com ajuste de altura e lombar, rodas de liga leve de 17 polegadas, estribos laterais e vários cromados.
No topo da lista está a versão Limited, que ainda tem airbags laterais e tipo cortina, GPS com tela colorida de 5 polegadas, câmera traseira, sensor de chuva, acendimento automático de faróis, bancos de couro, banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções, santantônio esportivo, compartimento refrigerado no console central, bagageiro no teto e retrovisores externos dobráveis eletricamente com repetidores dos piscas e luz integrados. Em todas as versões, a garantia é de três anos.
Confira os preços completos da nova Ford Ranger:
Ford Ranger 2.5 flex XLS 4x2 CS – R$ 61.900
Ford Ranger 2.5 flex XLS 4x2 CD – R$ 67.600
Ford Ranger 2.5 flex XLT 4x2 CD – R$ 75.500
Ford Ranger 2.5 flex Limited 4x2 CD – R$ 87.500
Ford Ranger 3.2 diesel XL 4x4 CS (frotistas) – de R$ 77.900 a R$ 92.500
Ford Ranger 3.2 diesel XLS 4x4 CS – R$ 97.900
Ford Ranger 3.2 diesel XLS 4x4 CD – R$ 106.900
Ford Ranger 3.2 diesel XLT 4x4 CD – R$ 114.900
Ford Ranger 3.2 diesel XLT 4x4 CD automática – R$ 120.400
Ford Ranger 3.2 diesel Limited 4x4 CD automática – R$ 130.900
Nova geração da picape média da Ford evoluiu significativamente por dentro; painel ganhou sofisticação
A estratégia de integração global da Ford já acontece desde 2010, mas a Ranger é o primeiro resultado deste trabalho na América do Sul. O próximo passo será dado com o lançamento do novo EcoSport, em setembro. Com isso, a marca acelera o caminhar em direção a uma drástica mudança em sua linha de modelos no Brasil, tornando seus produtos mais modernos e versáteis para atender também às necessidades de outros países.
"Por uma característica do mercado brasileiro, como acontece em outros países, alguns carros acabaram ficando em linha por muito mais tempo do que gostaríamos. Como o Fiesta Rocam, por exemplo", explica Mark Kaufmann, diretor de marketing da Ford América Latina. "Com esta nova estratégia, temos um plano contínuo de lançamentos globais que podem atender às necessidades de vários mercados e permitem renovações mais frequentes para o Brasil, num espaço em torno de cinco anos", conclui.
Novo Fusion será lançado no Brasil no segundo semestre, antes do Salão de São Paulo, no fim de outubro
No calendário acelerado da Ford para o Brasil, ainda há espaço para o novo Fusion, no terceiro trimestre. A marca prepara também um cardápio especial para o Salão do Automóvel, mas ainda mantém sob sigilo.
Fonte: Autoesporte
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