Com "super IPI" para importados, chinesa acumula forte queda em 2012
Da Redação
J5 foi lançado no Brasil em março de olho no coreano Kia Cerato e nos compactos premium City e New Fiesta
Cerca de quatro meses de vendas e um "mega desconto" de R$ 6.810 no preço final. Essa é a situação do
JAC J5,
sedã médio lançado no Brasil em março desse ano. O volume tímido de
emplacamentos nesse curto período de tempo (620 unidades) fizeram a
fábrica chinesa baixar substancialmente seu preço sugerido. Anunciado
por R$ 53.800, o sedã chinês passou a sair por R$ 49.990 no fim de maio,
quando o governo brasileiro anunciou
novo abatimento no
IPI (
Imposto sobre Produtos Industrializados). Agora, o modelo está ainda mais barato, anunciado por promocionais R$ 46.990 – até o dia 31 de julho.
Nessa faixa de preços, o médio
J5 passa a brigar uma categoria abaixo, com modelos compactos, entre eles os novatos
Chevrolet Cobalt,
Fiat Grand Siena e
Nissan Versa. A ação da
JAC Motors
também reflete outro problema ainda mais grave: as vendas gerais da
montadora estão em queda livre esse ano, influenciadas pelo
super IPI
para importados, vigente desde dezembro de 2011. Mesmo com o corte
recente no imposto, os carros importados de fora do eixo Mercosul-México
seguem pagando o adicional de 30 pontos percentuais da alíquota – o
que, no caso dos modelos chineses, afeta a competitividade.
Sedã chinês usa motor 1.5 litro a gasolina capaz de gerar 125 cv de força; câmbio manual tem cinco marchas
Nas vendas, o
J5 perde (com muita folga) até mesmo para o
Mercedes-Benz Classe C,
que somou 1.476 unidades no primeiro semestre e é vendido a partir de
R$ 125 mil. Tudo bem que o sedã alemão de luxo está no mercado desde
janeiro – tem mais de dois meses de "vantagem". Mas o fato é que a
situação da
JAC Motors preocupa. Em junho, a montadora somou 1.733 unidades apenas, somando os compactos
J3 (hatch) e
J3 Turin (sedã), o
J5 e a minivan
J6. A chinesa ficou na 14ª colocação do ranking, com volume razoavelmente inferior ao da sul-coreana
Kia Motors, que somou 3.891 modelos vendidos.
Fonte: Autoesporte
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