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04 junho 2013

São Paulo testará radares que multam por velocidade média em trecho percorrido

Novo sistema de fiscalização pretende dificultar que motoristas passem do limite máximo estabelecido para cada via

Pórtico do Sistema Ponto a Ponto (Foto: Artesp/Divulgação)

A Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo iniciou processo de consulta pública para adquirir novos radares e equipamentos de fiscalização de trânsito. Uma das novidades previstas já para 2014 é a instalação de radares que medem a velocidade de um carro durante determinados trechos.
A nova tecnologia é similar à já utilizada em alguns trechos de rodovias do estado de São Paulo para substituir as tradicionais praças de pedágio. Nesses casos, sensores calculam o trajeto que foi percorrido para debitar somente o valor referente àquele espaço. Assim, motoristas que trafegam por pequenos trechos pagam menos do que quem percorre toda a rodovia.
Dentro da região metropolitana, o objetivo da Prefeitura é fazer com que os motoristas dirijam abaixo da velocidade máxima permitida ao longo de toda a via. A nova tecnologia contará com sensores para calcular o tempo que o carro levou para trafegar entre dois pontos. Assim, mesmo que o veículo passe pelo radar dentro do limite, o motorista será multado caso exceda a velocidade máxima em algum outro momento.
A nova licitação também prevê um aumento de 14,5% na quantidade de radares pela capital paulista. Os aparelhos serão equipados com a tecnologia conhecida como Leitura Automática de Placa, que utiliza informações do sistema de monitoramento de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego e da Central Interligada de Mobilidade Urbana. Na consulta pública, ainda estão sendo estudados sistemas que fiscalizam o avanço de sinal vermelho, a invasão a corredores exclusivos para transporte coletivo e carros que param sobre faixas de pedestres.
Durante o ano de 2012, os sistemas eletrônicos de fiscalização foram responsáveis por registrar mais de sete milhões de notificações, que representam 71% das multas da capital paulista. A Prefeitura afirma que o número de mortes no trânsito caiu 41% com os aparelhos eletrônicos e 90% dos motoristas respeitam o rodízio e as restrições a caminhões em determinados locais.

Fonte: Autoesporte

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