Pesquisar este blog

04 junho 2013

Carros que rodam 45KM por litro podem ser realidade a partir de 2025

Projeto analisado pelo parlamento europeu prevê redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes

Escapamento soltando fumaça (Foto: Shutterstock)

A União Europeia estuda medidas que devem tornar a indústria de carros mais limpa e eficiente. Um projeto avaliado pelo parlamento europeu pretende exigir que grandes montadoras produzam carros com eficiência muito maior do que os vendidos atualmente. Além disso, o nível de emissão de poluentes tolerado seria muito menor e os testes exigidos para autorizar a venda de um modelo seriam muito mais rigorosos.
As medidas incluem a adoção de um novo sistema de testes para calcular a economia de combustível. Conhecida como World World Light Duty Test Procedure, ou WLTP, a avaliação seria aplicada já a partir de 2017. O método foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas e é mais rigoroso do que os padrões permitidos atualmente.
A nova medição simula uma condução real, com acelerações e frenagens constantes. O WLTP dura 30 minutos, leva o carro a 130 km/h gradativamente e realiza sete frenagens completas para avaliar as emissões durante as retomadas de aceleração.
VW XL1 (Foto: Divulgação)
 
Menos CO2
O parlamento europeu ainda estuda uma determinação que prevê a redução da média de emissão de dióxido de carbono permitida. Atualmente, esse índice é de 130 g/km, mas pode ser reajustado para 95 g/km a partir de 2020. Essa regra afetaria a todas as montadoras que produzem mais de 1.000 carros por ano.
Caso as novas metas não sejam atingidas, as empresas podem ter que arcar com pesadas multas. No entanto, aquelas que produzirem carros dentro dos padrões mais rígidos poderiam receber créditos do governo e outros benefícios como incentivo.
Para adequarem os carros às novas regras, as montadoras seriam obrigadas a desenvolver motores mais eficientes e estruturas mais leves em um curto espaço de tempo. O VW XL1 por exemplo, já foi homologado para rodar na Europa e terá pelo menos 50 unidades produzidas. Além de visual bastante futurista, o modelo é um híbrido plug-in de 75 cv de potência, que pesa 795 kg, tem pneus de baixa resistência e é capaz de rodar incríveis 111,1 km/l.

Fonte: Autoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário