1. Remova e inspecione o tambor de freio observando, com uma ferramenta específica, a medida limite de desgaste, conforme figura abaixo.
Nos tambores de freio há uma gravação da medida limite de desgaste que está indicada no diâmetro externo da peça, conforme figura a seguir:
Inspecione também o desgaste irregular, ovalização, sulcos profundos, trincas ou amassamentos.
Obs.: Recomenda-se nunca aplicar lonas ou sapatas novas em superfícies irregulares da pista de frenagem do tambor. Isso provocará ineficiência de frenagem. Substitua os tambores ou retifique-os, se a medida do limite de desgaste permitir.
2. Verifique as condições das lonas de freio, observando o desgaste, trincas, vidração, contaminação por graxa ou líquido de freio. Verifique também as sapatas quanto a empenamento, deformação e oxidação.
Obs.: As lonas de freio devem ser substituídas a cada 60.000 km ou a cada duas trocas de pastilhas. A utilização acima deste período compromete a eficiência da frenagem por perda de coeficiente de atrito.
3. Inspecione os cilindros de roda quanto a vazamento, emperramento dos pistões e se o sangrador não está quebrado ou entupido. Importante: Caso o cilindro não apresente nenhum problema, ainda assim observe se ele está aplicado corretamente no que diz respeito à medida do diâmetro dos pistões. Se o cilindro estiver com a medida errada, irá comprometer totalmente a segurança de frenagem. Sempre que for substituir os cilindros de roda, observe a medida recomendada para o projeto de freio do carro no qual está sendo feita a manutenção.
4. Todos os projetos de freio a tambor são equipados com sistema de regulagem manual ou automática. É fundamental a inspeção do funcionamento desses sistemas, as molas de retração das sapatas devem estar com boa pressão e sem oxidação. Verifique o acionamento do freio de estacionamento, os flexíveis e a tubulação.
Obs.: A limpeza do sistema deverá ser feita somente com água e detergente neutro. Nunca utilize produtos derivados de petróleo.
Faça a montagem do sistema de freio a tambor sempre na sequência inversa da desmontagem.
Lubrifique os pontos de contato entre sapata e espelho para evitar ruídos.
Existem diversos projetos de freio a tambor, por isso nunca desmonte os dois lados ao mesmo tempo para não perder o esquema de montagem e correr o risco de montar errado.
A pré-regulagem do sistema, após a sua montagem, deve ser feita no conjunto regulador do sistema e nunca no cabo do freio. Ao regular corretamente, regula-se o curso (altura) da alavanca do freio de estacionamento.
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