A montagem inadequada resulta em um desalinhamento entre o disco e a pastilha, provocando desgaste irregular e trepidação do pedal de freio e do volante de direção, causando desconforto, podendo inclusive afetar a segurança.
Retire o disco da embalagem e proceda conforme as próximas etapas:
1. Remova as pinças de freio quando necessário (evite deixá-las suspensas pelo flexível).
Ao retornar os pistões, abra o sangrador para expulsar o excesso de líquido concentrado na carcaça das pinças para não comprometer o funcionamento do modulador hidráulico do ABS ou do cilindro mestre.
2. Remova o disco de freio velho.
3. Os discos de freio da Fremax vêm com a tecnologia READY TO GO, que dispensa todo trabalho de limpeza e preparação do disco de freio na hora da aplicação.
4. Recomenda-se lixar o cubo de roda onde será montado o disco de freio, observando que nenhuma impureza permaneça na superfície de contato com o disco (crosta de oxidação, sujeiras ou rebarbas).
Obs.: A permanência de qualquer impureza nesta superfície compromete a montagem do conjunto provocando oscilação excessiva no disco.
5. Faça uma inspeção no cubo para verificar empenamento ou folga de rolamento utilizando um relógio comparador (oscilação máxima – 0,05mm).
O empenamento do cubo resulta em um empenamento duas vezes maior no disco.
6. Montar o disco novo fixando-o com os parafusos ou porcas de roda (use espaçadores se necessário).
Aplique o relógio comparador a 5mm do diâmetro superior da pista de frenagem do disco para observar a oscilação na montagem do conjunto (oscilação máxima – 0,10mm).
Obs: Em discos com cubo, deve-se ter cuidado na colocação das capas de rolamento, observando que fiquem bem assentadas.
7. Verifique os rolamentos de roda, caixa de direção, pivôs de suspensão, embuchamentos, juntas homocinéticas e amortecedores. Folgas ou desgastes nestes componentes poderão comprometer a eficiência do sistema de freio, fazendo o pedal de freio e volante de direção trepidar provocando um falso diagnóstico.
8. Rodas e pneus devem estar calibrados, balanceados, alinhados e sem deformação.
Nunca aperte os parafusos ou porcas de rodas com ferramenta pneumática, utilize um torquímetro observando o torque de 8 a 10 kg para automóveis e 10 a 13 kg para camionetes. O aperto deve ser feito no sentido cruzado dos parafusos.
Obs: Observe a aplicação correta ou o sentido de colocação dos anéis centralizadores em rodas de liga leve (esportivas).
9. Observe o limite máximo de desgaste permissível nas pistas de frenagem, conforme gravado nos discos. Efetuar medição com auxílio de instrumento adequado.
10. Após montar o sistema e antes de movimentar o veículo, acione algumas vezes o pedal de freios para assentar as pastilhas sobre as pistas de frenagem do disco.
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