Pesquisar este blog

21 janeiro 2014

Disco de freio - dicas para montagem

A montagem inadequada resulta em um desalinhamento entre o disco e a pastilha, provocando desgaste irregular e trepidação do pedal de freio e do volante de direção, causando desconforto, podendo inclusive afetar a segurança.

Retire o disco da embalagem e proceda conforme as próximas etapas:

1. Remova as pinças de freio quando necessário (evite deixá-las suspensas pelo flexível).

Ao retornar os pistões, abra o sangrador para expulsar o excesso de líquido concentrado na carcaça das pinças para não comprometer o funcionamento do modulador hidráulico do ABS ou do cilindro mestre.

2. Remova o disco de freio velho.


3. Os discos de freio da Fremax vêm com a tecnologia READY TO GO, que dispensa todo trabalho de limpeza e preparação do disco de freio na hora da aplicação.


4. Recomenda-se lixar o cubo de roda onde será montado o disco de freio, observando que nenhuma impureza permaneça na superfície de contato com o disco (crosta de oxidação, sujeiras ou rebarbas).

Obs.: A permanência de qualquer impureza nesta superfície compromete a montagem do conjunto provocando oscilação excessiva no disco.


5. Faça uma inspeção no cubo para verificar empenamento ou folga de rolamento utilizando um relógio comparador (oscilação máxima – 0,05mm).

O empenamento do cubo resulta em um empenamento duas vezes maior no disco.


6. Montar o disco novo fixando-o com os parafusos ou porcas de roda (use espaçadores se necessário).

Aplique o relógio comparador a 5mm do diâmetro superior da pista de frenagem do disco para observar a oscilação na montagem do conjunto (oscilação máxima – 0,10mm).

Obs: Em discos com cubo, deve-se ter cuidado na colocação das capas de rolamento, observando que fiquem bem assentadas.


7. Verifique os rolamentos de roda, caixa de direção, pivôs de suspensão, embuchamentos, juntas homocinéticas e amortecedores. Folgas ou desgastes nestes componentes poderão comprometer a eficiência do sistema de freio, fazendo o pedal de freio e volante de direção trepidar provocando um falso diagnóstico.


8. Rodas e pneus devem estar calibrados, balanceados, alinhados e sem deformação.

Nunca aperte os parafusos ou porcas de rodas com ferramenta pneumática, utilize um torquímetro observando o torque de 8 a 10 kg para automóveis e 10 a 13 kg para camionetes. O aperto deve ser feito no sentido cruzado dos parafusos.

Obs: Observe a aplicação correta ou o sentido de colocação dos anéis centralizadores em rodas de liga leve (esportivas).


9. Observe o limite máximo de desgaste permissível nas pistas de frenagem, conforme gravado nos discos. Efetuar medição com auxílio de instrumento adequado.

10. Após montar o sistema e antes de movimentar o veículo, acione algumas vezes o pedal de freios para assentar as pastilhas sobre as pistas de frenagem do disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário