Este com certeza é um dos principais componentes do sistema de
arrefecimento, pois, é ela que permite o rápido aquecimento do motor na
fase fria e a estabilização da temperatura.
Ainda hoje, muitas pessoas acabam retirando essa válvula do sistema por afirmar que a mesma prejudica o sistema, fazendo o motor superaquecer. Quero deixar bem claro nesta matéria que essa afirmação é totalmente incorreta. Se algum dia o "mecânico" falar que essa peça é desnecessária está na hora de o mesmo aposentar as ferramentas e procurar outro serviço.
Claro que nenhuma peça tem vida eterna. A válvula termostática não é uma exceção. Agora, alguns cuidamos preservam a sua vida útil e diminuem o risco dela deixar o motorista na mão.
O termostato é uma válvula térmica do tipo NF (norma fechado). Quando o líquido de arrefecimento atingir uma temperatura pré estabelecida pelo fabricante a mesma irá se abrir, permitindo a circulação do líquido e a troca de calor.
Por exemplo, uma termostato tem sua temperatura de abertura fixada em 90oC. Quando a temperatura atingir esse valor ela começará a abrir. Se a temperatura cair abaixo desse valor ela voltara a fechar. Assim, a temperatura do motor ficará estabilizada, ou seja, nem muito frio e nem muito quente. Claro que essa segunda função não é do termostato.
Agora, quais os defeitos que a válvula termostática pode apresentar?
Ainda hoje, muitas pessoas acabam retirando essa válvula do sistema por afirmar que a mesma prejudica o sistema, fazendo o motor superaquecer. Quero deixar bem claro nesta matéria que essa afirmação é totalmente incorreta. Se algum dia o "mecânico" falar que essa peça é desnecessária está na hora de o mesmo aposentar as ferramentas e procurar outro serviço.
Claro que nenhuma peça tem vida eterna. A válvula termostática não é uma exceção. Agora, alguns cuidamos preservam a sua vida útil e diminuem o risco dela deixar o motorista na mão.
O termostato é uma válvula térmica do tipo NF (norma fechado). Quando o líquido de arrefecimento atingir uma temperatura pré estabelecida pelo fabricante a mesma irá se abrir, permitindo a circulação do líquido e a troca de calor.
Por exemplo, uma termostato tem sua temperatura de abertura fixada em 90oC. Quando a temperatura atingir esse valor ela começará a abrir. Se a temperatura cair abaixo desse valor ela voltara a fechar. Assim, a temperatura do motor ficará estabilizada, ou seja, nem muito frio e nem muito quente. Claro que essa segunda função não é do termostato.
Agora, quais os defeitos que a válvula termostática pode apresentar?
São três:
Travar fechada;
Travar aberta;
Abrir com temperatura fora da faixa.
O termostato está funcionando quando o indicador de temperatura no painel de instrumentos parar num ponto pré estabelecido pelo fabricante e ali ficar. Se com o aumento da velocidade do veículo o ponteiro recuar, significa que a válvula não está atuando de forma correta ou não existe.
Travar fechada;
Travar aberta;
Abrir com temperatura fora da faixa.
O termostato está funcionando quando o indicador de temperatura no painel de instrumentos parar num ponto pré estabelecido pelo fabricante e ali ficar. Se com o aumento da velocidade do veículo o ponteiro recuar, significa que a válvula não está atuando de forma correta ou não existe.
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