A função é auxiliar na refrigeração do óleo lubrificante. Este
componente fica situado logo acima do filtro de óleo e está ligado por
meio de duas mangueiras.
Este componente garante uma melhor
refrigeração do óleo lubrificante mas pode causar sérios problemas ao
sistema de arrefecimento ou ao motor se ele apresentar problemas. Isso
porque, o problema que ele apresenta é o rompimento dos capilares
internos, permitindo a passagem do óleo lubrificante para o sistema de
arrefecimento.
Isso provocará o superaquecimento do motor além de
sujar radiador, bloco do motor, mangueiras, reservatório de expansão,
etc. Dependendo da situação, poderá até provocar a obstrução de
passagens do líquido de arrefecimento devido a sujeira que irá se
acumular.
Para substituí-lo é muito simples. Basta retirar o
filtro de óleo e a porca de fixação do radiador. Feito isso, retire o
parafuso de fixação do filtro de óleo ao suporte e retire o radiador de
óleo.
Para ter certeza que ele é o responsável por todos esses
danos, vede uma das conexões do radiador de óleo. Na outra acople uma
mangueira e mergulhe o conjunto dentro de um recipiente com água. Injete
ar comprimida na mangueira e veja se não há formação de bolhas no
interior do radiador. Se isso ocorrer, substitua-o.
Mas os
problemas não terminam simplesmente com a substituição do componente
defeituoso. Deverá ser feito uma limpeza geral em todo o sistema de
arrefecimento, até que se eliminem todo o resíduo de óleo do sistema e
isso leva tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário