A segurança dos veículos evoluiu muito nos últimos 15 anos. No entanto, a busca por novidades nesta área ainda está começando. Saiba o que a indústria desenvolve neste sentido | |||||||
| |||||||
Se você puxar na sua memória perceberá que há cerca de 20 anos ocorre uma evolução constante nos equipamentos de segurança dos veículos. E para refrescar sua memória, basta dizer que há 40 anos, por exemplo, nenhum automóvel tinha cinto de segurança e todos os para-choques eram feitos de aço e não absorviam os impactos – o que o tornava uma “arma” em caso de acidente. A engenharia antigamente estava em busca de motores potentes, mas aconteceu uma mudança de postura. Segundo dados da Revista Veja, em 1970, no Brasil a proporção de acidentes nas rodovias era de uma vítima fatal em cada dez. Hoje, apesar da frota e da velocidade média maiores, a relação caiu para uma morte em cada dezoito ocorrências. E o futuro promete que esse número caia ainda mais, principalmente pela lei federal que obrigará as montadoras a fabricar todos os veículos com airbag duplo e freios ABS em 2014. Além de novas regras governamentais, a indústria automotiva também aposta em pesquisas e novos produtos que tragam mais segurança para os usuários. Um dos exemplos é a TRW, que trabalha com avançadas tecnologias ativas e passivas com ênfase na integração e na “segurança inteligente”. Só em 2010, a sistemista apresentou várias novidades neste segmento como, por exemplo, o cinto de segurança Self-Adaptive Load Limiter (SALL). De acordo com a engenharia da empresa, este sistema se adapta automaticamente a cada passageiro, levando em conta seu tamanho e peso. A TRW também apresentou em 2010 o Eletronic Brake Control – EBC 460 –, uma nova família de sistemas de controle de frenagem e estabilidade que integra a funcionalidade do ABS e do ESC. Segundo a empresa, esse novo sistema é inspirado na tendência de redução de volume e integração maior dos sistemas de segurança. Ainda segundo a TRW, o EBC 460 tem menos 22% no peso e 10% no volume da geração anterior. Além de freios e cinto de segurança, a TRW também inovou com uma geração de airbag com dois lançamentos, o 3D e o Side Airbag (SAB), que apresentam novas formas para ampliar a proteção dos ocupantes, contemplando maior variedade de situações como, por exemplo, a presença de crianças, a estatura da pessoa e até mesmo a posição do banco na hora do acidente. Outra que investe em maneiras mais seguras de conduzir é a Magnetti Marelli, que apresentou no fim de 2010 o seu sistema de Telemetria. Essa novidade oferece uma avaliação da dirigibilidade (aceleração, curvas, força de frenagem, entre outros), o que permite ao condutor avaliar os resultados e corrigir suas possíveis falhas, melhorando seus hábitos ao volante. | |||||||
Neste Blog você encontra tudo sobre automóveis, autopeças, curiosidades e dicas sobre manutenção automotiva.
02 março 2011
Segurança: Uma Prioridade da Indústria Automotiva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário