Durante a operação do motor, gases que escapam da câmara de combustão são acumulados no cárter. O acúmulo destes gases prejudiciais reduzirão a vida do motor consideravelmente. Estes gases possuem hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e são uma fonte de poluição do ar.
O sistema de Ventilação Positiva do Cárter (PVC) é utilizado para remover estes gases do cárter e direcioná-los de volta para a câmara de combustão, onde os mesmos podem ser queimados, em vez de liberá-los para a atmosfera. Este é um método mais eficiente de ventilação e é necessário para atender as normas atuais de emissão. A maioria dos sistemas usam uma válvula mecânica para controlar a velocidade do fluxo, enquanto outros usam um conjunto separador de óleo.
A tensão da mola da válvula controla o fluxo de vapores do cárter e é projetada especificamente para cada motor. Isto impede a formação de pressão no cárter e o consumo excessivo de óleo .
Falha da válvula do PVC ou uma aplicação incorreta pode causar a formação de borra no cárter, pressões incorretas no cárter e problemas no desempenho do motor.
Deus te pague !!!
ResponderExcluir