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21 setembro 2011

Quinzena mostra porque governo mexeu no IPI

Marcas chinesas e coreanas, que devem ser as mais afetadas, venderam muito

Editora Globo
Kia Motors está entre as marcas que devem ser mais prejudicadas pelo aumento do IPI; Cerato é o best-seller
Editora Globo
Hyundai i30 é líder entre os hatchs médios
Os números de emplacamentos da primeira quinzena de setembro ainda não revelam o impacto que terá (na prática) o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Contudo, é possível entender por que o governo brasileiro decidiu elevar a tarifa dias atrás. O volume de veículos trazidos da Coreia do Sul e da China, principalmente, mostra como a procura por esses modelos anda em alta. Entre as "marcas-pivô", estão Kia e Hyundai.


O hatch médio i30, por exemplo, lidera com folga o segmento desde o início do ano. Entre janeiro e dezembro já foram comercializadas 25.840 unidades do modelo sul-coreano, volume bem maior que as 17.217 unidades somadas pelo vice-líder Ford Focus. O hatch chinês JAC J3 é outro exemplo. No acumulado do ano, o hatch já soma 8.417 unidades e está à frente, por exemplo, do nacional Volkswagen Polo, que (envelhecido) emplacou apenas 6.009 unidades até agosto.



Editora Globo
Em poucos meses de mercado, o Chery QQ já causou "estragos"; em agosto, chinês somou quase 1.900 vendas
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JAC Motors ainda não vai aumentar preços
Mas a marca que deve perder mais com o aumento do IPI é a Kia Motors. Nos primeiros quinze dias de setembro, a sul-coreana obteve uma inédita 8ª colocação no ranking geral, com 4.206 unidades, superando Citroën (3.816), Honda (3.754) e Peugeot (2.553). O sedã Cerato foi seu modelo mais vendido, com 943 unidades na quinzena. O segundo foi o crossover Soul (837), seguido do Picanto (804) – que acaba de ganhar nova geração.

Outro recente fenômeno de vendas é o pequenino Chery QQ, que chegou ao mercado no fim de abril com o título de carro mais barato do país – seu preço, na época, era de R$ 22.990 completíssimo (com ar, direção, airbags frontais, ABS, rádio/CD, “trio”, entre outros). Em julho, o chinesinho já somava 1.274 unidades emplacadas, volume que saltou para 1.893 unidades em agosto. Na primeira quinzena de setembro, foram 858 unidades.

Importados mais vendidos no país na primeira metade de setembro:

1) Hyundai i30 – 1.368 unidades
2) Kia Cerato – 943 unidades
3) Chery QQ – 858 unidades
4) Kia Soul – 837 unidades
5) Kia Picanto – 804 unidades
6) JAC J3 (hatch) – 587 unidades
7) Kia Sorento – 526 unidades
8) Kia Sportage – 522 unidades
9) Mitsubishi ASX – 482 unidades
10) Hyundai ix35 – 470 unidades

** A lista não inclui os veículos importados do México e da Argentina, países que mentem acordo comercial com o Brasil.

Importados mais vendidos no país no acumulado de janeiro e agosto de 2011:

1) Hyundai i30 – 25.840 unidades
2) Kia Cerato – 16.963 unidades
3) Kia Soul – 12.530 unidades
4) JAC J3 (hatch) – 8.417 unidades
5) Hyundai Azera – 7.131 unidades
6) Hyundai ix35 – 8.885 unidades
7) Mitsubishi ASX – 6.586 unidades
8) Kia Sorento – 5.927 unidades
9) Kia Sportage – 5.373 unidades
10) Hyundai Santa Fé – 4.741 unidades

** A lista não inclui os veículos importados do México e da Argentina, países que mentem acordo comercial com o Brasil.

As cinco marcas que mais importaram no acumulado de janeiro a agosto de 2011:

1) Hyundai Motors – 73.847 unidades
2) Kia Motors – 53.917 unidades
3) JAC Motors – 14.481 unidades
4) Chery – 12.780 unidades
5) CN Auto – 11.514 unidades

** A lista não inclui montadoras que possuem fábrica(s) no Brasil.

*** Os números de vendas são do balanço quinzenal da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de veículos).
Fonte: Autonews

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