Bloco de três cilindros turbinado deve ser feito no Brasil em 2014
A nova geração do hatch médio Focus será um dos primeiros modelos a usar o motor 1.0 Ecoboost
Versão promete consumo médio de 20 km/l
A Ford divulgou na última sexta-feira (23) um vídeo que mostra detalhes do funcionamento (e das tecnologias) do recém-lançado motor 1.0 Ecoboost.
O bloco de apenas três cilindros, com injeção direta de gasolina e
sobrealimentado por um turbocompressor gera força equivalente a de um
motor 1.6 aspirado a gasolina e consome menos que um 1.0 litro. A
fábrica informa potência de 120 cv e torque de 17,3 kgfm entre 1.300 e
4.000 giros.
No vídeo (áudio em inglês) é possível observar o trabalho de cada parte do bloco Ecoboost, principalmente os sistemas modernos, como o duplo comando variável de válvulas e a bomba de óleo de compressor variável. A Ford também ressalta que as duas correias principais trabalham imersas no óleo, deixando o motor mais suave e silencioso. O bloco 1.0 Ecoboost chega ao mercado europeu já em 2012, com duas faixas de potência: 100 cv e 120 cv.
O motor 1.0 Ecoboost foi lançado há duas semanas no Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha). AE apurou que o motor deve ser produzido no Brasil a partir de 2014 – a montadora planeja ter nove fábricas de motores Ecoboost pelo mundo (leia aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário