Comece verificando o nível ou trocando o óleo do motor e o filtro de lubrificante - em geral, o óleo deve ser reposto entre 5.000 km e 7.000 km (dependendo do fabricante do veículo) ou, para quem roda muito pouco, a cada seis meses ou um ano de uso, e o filtro a cada duas trocas do óleo.
Depois faça o mesmo com o filtro de ar e o filtro de combustível. Se estiverem com mais de 10.000 km, peça para substituí-los (essas peças têm preço muito baixo no mercado). E aproveite para checar todos os níveis de líquidos, como os dos reservatórios de água do limpador, do radiador, do fluido de freio e do óleo da direção hidráulica, e ainda da transmissão, principalmente no caso de câmbio automático.
Aproveite que o carro vai ser levantado no elevador e dê uma espiada por baixo para ver se está tudo em ordem. Veja o estado das pastilhas, eventuais vazamentos de fluido de freio nas rodas, amortecedores e a fixação de escapamento. Olhe também as condições dos pneus para ver se há cortes, bolhas ou desgaste excessivo da banda de rodagem. E depois verifique o estepe e a calibragem deles.
Se a direção de seu carro estiver trepidando em velocidades elevadas, é melhor fazer também o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas.
Não esqueça de testar o funcionamento do sistema de iluminação - faróis, lanternas e piscas -, pois lâmpada queimada dá multa na estrada, e ainda as condições das palhetas de borrachas dos limpadores e a regulagem dos faróis. Coloque um aditivo no reservatório de água do limpador para aumentar a eficiência da limpeza e a visibilidade, principalmente se for viajar à noite ou com chuva.
Por fim, veja se o carro está com os itens considerados obrigatórios, como estepe, macaco e chave de roda. Verifique também a validade e a carga do extintor de incêndio. O ponteiro do medidor do aparelho deve indicar sempre a faixa verde, o que significa que está carregado e em ordem para ser usado em uma eventual emergência, caso contrário também poderá dar multa na estrada.
Quando levar o carro a um posto de combustível ou centro automotivo, fique esperto porque alguns estabelecimentos costumam sugerir serviços ou trocas de componentes antes do prazo recomendado pelo fabricante. Em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário do seu carro. E tenha uma boa viagem…
Fonte: Carsale
Nenhum comentário:
Postar um comentário