Pesquisar este blog

16 dezembro 2011

Ford começa a produzir o Focus Electric

Versão movida a eletricidade chega às lojas norte-americanas

Ford
Focus Electric é o primeiro carro 100% elétrico da Ford de produção em massa na história da montadora
Passado um mês após o início das pré-vendas, a Ford enfim começou a produzir nesta quarta-feira (14) o Focus Electric nos Estados Unidos. As primeiras entregas serão realizadas nos mercados onde os modelos “ecologicamente corretos” fazem mais sucesso, como California, Nova Iorque e Nova Jersey. Mas a montadora já confirmou que vai iniciar as vendas da versão elétrica do Focus em breve em todo o país.

O preço inicial do Focus Electric nos Estados Unidos é de US$ 39.200 – o equivalente a R$ 70 mil. Segundo a Ford, o revestimento em couro para os bancos e a pintura são os únicos itens opcionais. A montadora também ressalta que o modelo não usa uma gota de combustível fóssil (uma cutucada no Chevrolet Volt, que, apesar de elétrico, usa um motor a combustão para “retroalimentar” o elétrico quando a bateria acaba).

Ford
Ford diz que autonomia do Focus Electric é de 160 km, com velocidade máxima de razoáveis 136 km/h
Segundo a fabrica norte-americana, outro dado interessante é que o Focus Electric gasta apenas US$ 2,10 para percorrer 125 km – valor calculado com base no custo da energia elétrica (por quilowatts/hora) no país. Para recarregar as baterias de íon de lítio, são necessárias três horas em tomadas de 240 volts e o modelo também pode ser “plugado” em tomadas normais, de 120V. Um cabo para fazer a conexão acompanha o veículo.

O Focus Electric é equipado com um bloco de 92 kw de potência, o equivalente a 123 cv de força. O motor é gerenciado por uma transmissão automática e sua autonomia é de até 160 km, com velocidade máxima de 136 km/h. Entre os itens de série, o hatch médio 100% elétrico traz câmera de ré, sistema multimídia SYNC com som da Sony e tela de oito polegadas sensível ao toque, faróis de xênon, rodas de aro 17, entre outros.



Ford
Interior é quase idêntico ao do Focus normal, de nova geração; painel moderno tem partes emborrachadas
Ford
Quadro de instrumentos tem duas telas de LCD nas laterais, envolvendo o velocímetro, que fica ao centro 
Ford
Motor elétrico produz 92 kw, potência equivalente a 123 cv de força; baterias carregam em três horas
 
Fonte: Autonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário