Pesquisar este blog

06 junho 2012

Nissan Leaf vira táxi elétrico em São Paulo

Dois modelos dão início a projeto sustentável da prefeitura

Da Redação
Nissan
É possível manter uma frota de táxis que não emita poluentes e que seja silenciosa? Para responder essa questão sobre a viabilidade de carros elétricos de serviço na capital paulista, começou hoje (5) a fase de testes. Duas unidades do Nissan Leaf - primeiro veículo do tipo a ser comercializado em larga escala no mundo - foram entregues e entrarão em circulação em 11 de junho.

O circuito é pré-definido: disponíveis no ponto entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, os elétricos andarão dentro do mini Anel Viário de São Paulo. O projeto tende a crescer no segundo semestre, quando mais oito carros serão incluídos no projeto.

Nessa fase de testes, motoristas profissionais em transporte de passageiros acompanham o carro elétrico. Cabe a eles monitorar o número de pontos de recarga que seriam necessários, o desempenho dos automóveis e a manutenção exigida. Por isso, a equipe foi treinada pela parceria entre a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax) e a Nissan do Brasil.

Ao que parece, quem se submeter a esse projeto-piloto não correrá o risco de ficar parado no meio do trajeto. Haverá quinze pontos de abastecimento, sendo cinco de recarga rápida, instalados pela AES Eletropaulo. As baterias, de íon-lítio, necessitam de até 30 minutos de alimentação de energia para circular 160 km. Os outros dez pontos exigem oito horas de recarga, o que ocorrerá provavelmente à noite, quando o movimento de táxis é menor.


Fonte: Autoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário