Com longas filas de espera, hatches 1.0 brigam para provar qual merece a paciência do consumidor
Para que pudéssemos dizer que o HB20 chegou com tudo em 2012 só falta
uma coisa: ele, realmente, chegar! Como mostramos aqui no site e, mais
recentemente, no Blog Quarentena,
a espera pelo hatch pode durar até 180 dias. Com a demora, quem deseja
começar 2013 com um hatch novo já olha para os lados em busca de opções.
As revendas da Chevrolet estão entre as mais procuradas. Mas, por lá,
também não se encontra Onix com facilidade. Uma ou outra unidade está
disponível para pronta entrega. Porém, no geral, é preciso encarar
períodos de até dois meses antes de levar o sucessor do Corsa para casa.
Já que o jeito é aguardar, antes de colocar seu nome em qualquer lista
de espera, veja o comparativo entre HB20 1.0 Comfort Style e Onix 1.0 LT
e descubra qual dos dois hatches merece mais a sua paciência.
Se considerar apenas a questão da disponibildiade, o consumidor vai
acabar escolhendo o Chevrolet. O preço, também, pesará a favor. Isso
porque na configuração avaliada, o HB sai por R$ 36.995, com pintura
sólida. Enquanto o rival é vendido R$ 34.990 - já com os opcionais
ar-condicionado e MyLink, que somam R$ 3,3 mil ao valor de entrada.
Ambos contam com airbag duplo, ABS e direção hidráulica.
Contudo, vale lembrar que sem os modelos disponíveis para este ano,
fica difícil saber como as montadoras vão trabalhar os custos a partir
de 1º de janeiro, quando terá fim (até segunda ordem) a redução do IPI.
Em rápida consulta às revendas, encontramos posicionamentos distintos.
Enquanto a maior parte dos vendedores da Hyundai diz que o retorno dos
7% de IPI será imediato e integral, alguns funcionários das
concessionárias Chevrolet acenam com a possibilidade do aumento
gradativo do preço do Onix - que tem sido oferecido com sobrepreço de R$
1 mil, em média.
Diferenças e semelhanças
O tempo de espera e o preço são os primeiros passos para diferenciar os
modelos. Mas há muitas coisas que ambos têm em comum. Por exemplo, eles
parecem carros de um segmento superior e apresentam estilo bem
resolvido. Não vou entrar no mérito da beleza. Mas é claro que o Hyundai
tem design arrojado e moderno e que o Onix consegue se descolar, e
muito, das linhas controversas que a Chevrolet deu a Spin e Cobalt -
modelos com os quais ele compartilha a plataforma. Vejamos se em outros
quesitos os dois também estão lado a lado.
Desempenho e comportamento
Em termos de potência, os dois hatches empatam, entregam 80 cv quando
abastecidos com etanol. O motor Kappa 1.0 12 válvulas do Hyundai, porém,
é mais moderno; tem três cilindros e duplo comando de válvulas
variável. O propulsor do Onix não traz grandes avanços: é uma
atualização do 1.0 8V VHC-E. A Chevrolet garante que 80% de seus
componentes são novos, que o atrito interno foi reduzido e que o torque
em baixas rotações aumentou.
A espera vale? | |
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"Quem não tem urgência pode escolher o modelo que mais gostar e esperar. Para quem tem pressa, a resposta está clara nos prazos", fala o consultor de mercado José Eduardo Favaretto. "Outro fator que deve ser analisado é a necessidade de dar um sinal para fazer a reserva. Nesse caso, é preciso fazer contas. Afinal, o dinheiro vai ser entregue com até seis meses de antecipação e não será corrigido, sendo que poderia ficar rendendo em alguma poupança ou aplicação. Nessa situação, o prazo mais longo para a entrega depõe contra", completa. |
Ao traduzir as informações técnicas em impressões ao volante, o que se
tem são dois carros que não decepcionam em absoluto no trânsito. Mas
andam melhor quando os motores trabalham em rotação mais elevada. Depois
de embalado, o HB20 abre vantagem sobre o Onix. A retomada de 60 a 100
km/h, por exemplo, é feita em 13,5 segundos (contra 15,1 s) . Para
acelerar de 0 a 100 km/h, os dois, novamente, se emparelham: o Chevrolet
é 0,1 segundo mais rápido e cumpre a prova em 15 s cravados.
Na hora de frear, vantagem, de novo, para o HB, que percorre 26,6 m
antes de parar totalmente quando está a 80 km/h. O Onix precisa de mais
de espaço, 29,4 m.
O trabalho dos dois propulsores com seus respectivos câmbios merece
elogio. Os componentes atuam afinados nos dois casos e as transmissões
apresentam engates precisos. No HB, o câmbio é mais curtinho. No Onix,
mais macio. A maciez se repete na suspensão e não tira a estabilidade do
Chevrolet. Ao contrário, garante equilíbrio em curvas e pouca
inclinação da carroceria. O HB também se comporta bem nessas situações,
mas sua suspensão é mais ríspida e ruidosa - especialmente ao enfrentar
buracos.
Acabamento
Esqueça o que se vê no Cobalt ou no Agile. O interior do Onix é mais
agradável, mesmo com a forte presença de plástico - que, ao menos, é
bastante agradável ao toque. O maior senão está no descuido com
detalhes. A unidade avaliada no lançamento do veículo, em outubro,
apresentava pequenas rebarbas e peças mal encaixadas, tropeços que se
repetiram no modelo que veio para a redação. Um exemplo estava no
desalinhamento da tampa do porta-luvas superior. No HB20 também há
profusão de plástico. Mas as portas, ao menos, trazem forração parcial
de tecido. A construção também é caprichada, com encaixes benfeitos e
sem rebarbas.
Ergonomia
O motorista fica bem acomodado tanto no Hyundai quanto no Chevrolet. O
banco do Onix dá mais suporte ao corpo e, assim como no HB, pode ter a
altura do assento regulada. O "coreano" leva vantagem, contudo, ao
oferecer volante ajustável em altura e profundidade. Os comandos são
mais acessíveis no HB20, especialmente os botões do ar-condicionado, em
local central e privilegiado no console central.
Faltou um pouco de cuidado com o posicionamento de certos componentes
do Onix. Para acionar os vidros elétricos, por exemplo, o motorista tem
de voltar bastante o braço para alcançar as teclas. Fechar a porta
também é trabalhoso. Quem entra no carro pela primeira vez, fatalmente,
corre a mão em falso pela porta, já que o puxador está igualmente
recuado.
Passageiros e bagagens
Bem, vamos partir do princípio que estamos falando de hatches
compactos. Portanto, veículos que, invariavelmente, não são referência
quando se trata de conforto para cinco ocupantes. Dito isso, podemos
destacar o fato de que Onix e HB20 pecam ao cuidar de quem viaja no
assento central do banco de trás, já que não há encosto de cabeça ou
cinto de três pontos em nenhum deles. O HB ganha um ponto ao oferecer
sistema Isofix para a fixação de assentos infantis. Mas perde um para o
Onix por conta dos assentos que deixam os ocupantes muito "afundados".
A distância entre-eixos de 2,53 m do Onix, ante 2,50 m do HB, é
pequena. Mas deixa mais espaço para as pernas no primeiro, que também
reserva mais espaço para os ombros. A altura de ambos garante que
pessoas de estatura mediana não andem com a cabeça resvalando no teto.
A Hyundai divulga um porta-malas 20 litros maior, com capacidade para
300 l. Mas a Chevrolet oferece uma rede para ajudar na acomodação de
objetos.
O principal diferencial do Onix serve a passageiros e motorista: o
monitor de LCD sensível ao toque. Com sete polegadas, ele permite ver
fotos e vídeos de dispositivos como pen drives, acessar podcasts e
aplicativos, além de oferecer conexão Bluetooth (indisponível no sistema
de som do HB20). Os comandos são bastante intuitivos e simples de usar.
No fim das contas, o HB20 se mostra mais desenvolto e oferece mais
ergonomia e qualidade de acabamento. O Onix acomoda melhor os ocupantes,
investe na moderna central multimídia e tem comportamento equilibrado.
Na ponta do lápis, o Hyundai ganha muito apertado para o HB (veja
tabelas de testes e notas). Os cinco anos de garantia, contra três do
Onix, é mais um ponto a favor. Mas a ampla rede de concessionárias da
Chevrolet compensa a diferença.
Chevrolet Onix 1.0 LT | Hyundai HB20 1.0 Comfort Style | |
Carroceria | ||
Estilo | 9,0 | 9,5 |
Posto de comando | 8,5 | 9,0 |
Passageiros (2x) | 8,5 | 8,0 |
Porta-malas | 8,5 | 8,5 |
Equip. de comodidade | 8,5 | 8,0 |
Equip. de segurança | 8,0 | 8,5 |
Acabamento (2x) | 8,5 | 9,0 |
Subtotal | 76,5 | 77,5 |
Dinâmica | ||
Motor | 8,0 | 8,5 |
Freios | 8,0 | 8,5 |
Suspensão | 8,5 | 8,0 |
Desempenho (2x) | 8,0 | 8,5 |
Consumo (2x) | 8,5 | 9,0 |
Dirigibilidade (2x) | 8,5 | 8,0 |
Câmbio | 9,0 | 9,0 |
Subtotal | 75,0 | 77,0 |
Mercado | ||
Preço (2x) | 8,5 | 8,0 |
Atualidade | 10,0 | 10,0 |
Subtotal | 27,0 | 26,0 |
Total | 178,5 | 180,5 |
Média Final | 8,5 | 8,6 |
Chevrolet Onix 1.0 LT | Hyundai HB20 1.0 Comfort Style | |
Aceleração | ||
0 – 100 km/h (s) | 15,0 | 15,1 |
0 – 400 m (s) | 19,5 | 19,5 |
0 – 1.000 m (s) | 36,5 | - |
Velocidade a 1.000 m | 139,8 km/h | - |
Retomada de velocidade | ||
40 – 80 km/h (3ª) | 9,4 | 8,8 |
60 – 100 km/h (4ª) | 15,1 | 13,5 |
80 – 120 km/h (5ª) | 28,1 | 21,9 |
Frenagem | ||
100 km/h (m) | 46,1 | 42,7 |
80 km/h (m) | 29,4 | 26,6 |
60 km/h (m) | 17,3 | 14,6 |
Fonte: Autoesporte
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