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27 dezembro 2010

Invenção do automovel. Parte VIII

Em 1906, produziram um dos automóveis mais elegantes e silenciosos jamais construídos: o Silver Ghosi de 7 litros. Embora só o chassi desse modelo custasse, em 1907, 950 libras, o Ghost continuou a ser fabricado durante dezenove anos. Surgiu assim a lenda de ser o Rolls-Royce o melhor carro do Mundo.
Silver Ghost, o primeiro carro da Rolls Royce construído
Em 1908 o primeiro modelo T da Ford, o Tin Lizzie, foi produzido pela primeira verdadeira linha de montagem do mundo, passando desde então a participar na história do século XX. A partir desse momento, os carros, o automobilismo e a sociedade iriam sofrer uma grande transformação.

O modelo T foi notável sob todos os aspectos. A sua produção durou dezenove anos, tendo sido fabricados 15.007.003 automóveis desse modelo entre outubro de 1908 e maio de 1927. A Ford Motor Company estava de tal modo voltada para a fabricação do modelo T, o Ford "de bigode", que, quando cessou a montagem deste modelo, teve de encerrar a sua fabrica durante seis meses, a fim de preparar as instalações para o sucessor do modelo T, o modelo A.
Ford modelo T de 4 lugaresUm dos aspectos mais surpreendentes do modelo T é o fato de o seu custo no décimo nono ano ser inferior ao do primeiro. O Runabout o modelo mais barato, aberto e de dois assentos - custava 825 dólares quando da sua aparição e 360 dólares ao cessar a sua produção, tendo o preço descido, em certo momento, para 260 dólares.
O processo industrial de Henry Ford serviu de padrão para a produção em grande escala dos nossos dias. Ford introduziu a primeira linha de montagem rolante do Mundo e novas técnicas de fabricação, como a fundição dos blocos do cilindro numa só peça, com o cabeçote separado, o que diminuía o custo e o tempo de produção. Conservou sempre a simplicidade das linhas dos modelos, que nunca sofreram grandes alterações, sendo todavia de excepcional qualidade os materiais utilizados. No mundo do automobilismo tornou-se proverbial dizer que os compradores do modelo T podiam escolher a cor que quisessem desde que fosse o preto, pois se tratava de uma tinta de menor custo e de secagem rápida. Hoje em termos de markting isso seria um atentado mas foi o que permitiu a Ford baixar o preço do seu modelo T. Isso só mudou quando Alfred Sloan reuniu as 5 empresas que compunham originalmente a GM e revolucionou a estratégia da marketind da indústria automobilística
O motor do modelo T tinha 4 cilindros, uma capacidade de 2898 cm3 e desenvolvia urna potência de cerca de 22 HP a 1.500 rpm. Era propositadamente de baixa rotação, tendo em vista uma maior duração. A velocidade máxima do T era de cerca de 64 km/h - limite máximo permitido por lei em muitos dos estados americanos até ao princípio da década de 1930. Embora não atingisse altas velocidades, o T possuía, em contrapartida, uma excelente aceleração, já que apresentava uma relação peso-potência melhor que a de numerosos carros da época esplendidamente equipados, mas que apresentavam uma estrutura pesada como a das carruagens.
O T devia a sua leveza, em parte, à utilização do aço com vanádio e, em parte, às inovações de Ford. Mais resistente do que o aço convencional, aquela liga tornou possível grandes reduções no custo, peso e material. Foi pelo fato de o modelo T apresentar um aspecto tão frágil em comparação com as estruturas maciças dos outros automóveis que o Lizzie foi designado por Tin Lizzie, de tin, que significa lata.

                                                                                                                           Continua.....

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