Transmissão Powershift será oferecida em duas versões de acabamento, com motor 2.0 flex, a partir de R$ 63.390
![Ford EcoSport ganha câmbio automatizado Powershift de seis velocidades e dupla embreagem (Foto: Fabio Aro) Ford EcoSport ganha câmbio automatizado Powershift de seis velocidades e dupla embreagem (Foto: Fabio Aro)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vh_oTraFWDSsUPgXQf9RNFJ5IaVDcIKB44EO457feWkcJFYlVV7w_YU6C9fzi3WS-sCOKooWJwO9K3eydCgmz_seNSfucDoWcDRxxPZBUAt_-9wyGmfxlqyKNQcHg0cvJ6KCO1PRvWPoZCbsfI_Lllm2_u6QHIBAp0NF1nvHKS2jQDo06Z6y7QT1ECq9j8yZI2T3UVaHXwZGp_wflPNoGRvbIRI3pVTBSrDT64YqA=s0-d)
O esperado câmbio automatizado Powershift de seis velocidades e dupla
embreagem, já utilizado em modelos globais da Ford, chega ao EcoSport. A
transmissão é combinada ao motor 2.0 flex, de 147 cv (etanol). O
Powershift começa a ser oferecido em dezembro, em duas configurações de
acabamento: SE (R$ 63.390) e Titanium (R$ 70.890). Segundo a Ford, não
haverá versão Freestyle. Em janeiro, será a vez do lançamento da versão
4x4 do Eco, ainda sem preço divulgado.
O câmbio de dupla embreagem já é amigo íntimo dos carros esportivos, e
agora começa a se “popularizar”. Não que o EcoSport seja um popular, mas
já é um começo: o jipinho é o primeiro modelo produzido no Brasil que
recebe a tecnologia.
Ao engatar a primeira marcha, é como se outro “pé” já estivesse pressionando um segundo pedal de embreagem, deixando as trocas de marcha mais rápidas. Mas esqueça os pés e pedais. As duas embreagens são controladas por uma mesma caixa de transmissão automatizada, sem que você perceba. Uma embreagem controla as marchas ímpares e a outra, as pares. Assim, a próxima marcha sempre está engatada e não há interrupção de torque no momento da troca.
Ao engatar a primeira marcha, é como se outro “pé” já estivesse pressionando um segundo pedal de embreagem, deixando as trocas de marcha mais rápidas. Mas esqueça os pés e pedais. As duas embreagens são controladas por uma mesma caixa de transmissão automatizada, sem que você perceba. Uma embreagem controla as marchas ímpares e a outra, as pares. Assim, a próxima marcha sempre está engatada e não há interrupção de torque no momento da troca.
O resultado é que você não percebe as trocas. A condução fica
“lisinha”, confortável, sem solavancos. Além do conforto, o Powershift
se destaca pela economia de combustível, que promete ser até 10%
superior que o câmbio automático convencional. E, segundo a Ford, como a
caixa de transmissão não usa fluidos, bombas ou radiadores, é livre de
manutenção, com vida útil estimada em 10 anos (ou 240 mil km).
Da sua maneira
Você pode escolher a o seu jeito preferido de guiar. Há os modos automático (D), esportivo (S) ou manual. Para uma condução mais confortável, vá de D – nesse caso, se desejar reduzir marchas, basta pressionar o botão à esquerda da alavanca, e depois o comando automático volta a agir sozinho.
Se quiser mais esportividade, a melhor posição é a S, que faz o motor trabalhar em giros mais altos e deixa o jipinho mais esperto nas retomadas (e como fica!). Só não há borboletas atrás do volante. O modo mais divertido é o sequencial, em que a troca é feita manualmente. Nesse caso, o câmbio deve estar em posição S, e você escolhe as marchas pressionando o botão para cima ou para baixo. Mas há um inconveniente: para voltar à condução esportiva, é preciso mover a alavanca para a posição D e depois voltar para a S.
Da sua maneira
Você pode escolher a o seu jeito preferido de guiar. Há os modos automático (D), esportivo (S) ou manual. Para uma condução mais confortável, vá de D – nesse caso, se desejar reduzir marchas, basta pressionar o botão à esquerda da alavanca, e depois o comando automático volta a agir sozinho.
Se quiser mais esportividade, a melhor posição é a S, que faz o motor trabalhar em giros mais altos e deixa o jipinho mais esperto nas retomadas (e como fica!). Só não há borboletas atrás do volante. O modo mais divertido é o sequencial, em que a troca é feita manualmente. Nesse caso, o câmbio deve estar em posição S, e você escolhe as marchas pressionando o botão para cima ou para baixo. Mas há um inconveniente: para voltar à condução esportiva, é preciso mover a alavanca para a posição D e depois voltar para a S.
Itens de série e opcionais
Ambas as versões (SE e Titanium) trazem airbag duplo, freios ABS,
assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção elétrica,
faróis com leds, assistente de partida em rampa e rack de teto. A
Titanium traz ainda rodas de liga aro 16, sensor traseiro de
estacionamento, piloto automático e ar-condicionado digital. Por um
pacote opcional de R$ 3.700, você leva o Titanium com airbags laterais e
de cortina, além de bancos em couro.
Confira os preços de todas as versões do EcoSport:
Confira os preços de todas as versões do EcoSport:
Com câmbio automatizado Powershift
2.0 SE – R$ 63.390
2.0 Titanium– R$ 70.890
2.0 Titanium + pacote opcional* – R$ 74.590
2.0 SE – R$ 63.390
2.0 Titanium– R$ 70.890
2.0 Titanium + pacote opcional* – R$ 74.590
Com câmbio manual:
1.6 S – R$ 53.490
1.6 SE – R$ 56.490
1.6 FreeStyle – R$ 59.990
1.6 FreeStyle + pacote* - R$ 63.690
1.6 Titanium – R$ 63.990
1.6 Titanium + pacote* – R$ 67.690
2.0 FreeStyle – R$ 62.490
2.0 FreeStyle + pacote* - R$ 66.190
2.0 Titanium – R$ 66.490
2.0 Titanium + pacote* – R$ 70.190
1.6 S – R$ 53.490
1.6 SE – R$ 56.490
1.6 FreeStyle – R$ 59.990
1.6 FreeStyle + pacote* - R$ 63.690
1.6 Titanium – R$ 63.990
1.6 Titanium + pacote* – R$ 67.690
2.0 FreeStyle – R$ 62.490
2.0 FreeStyle + pacote* - R$ 66.190
2.0 Titanium – R$ 66.490
2.0 Titanium + pacote* – R$ 70.190
*pacote inclui airbags laterais e de cortina e bancos em couro
Fonte: Autoesporte
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