Pesquisar este blog

17 setembro 2013

Como funciona o Sensor de chuva

O sensor de chuva é encontrado em veículos como o Golf, Fiat Stilo entre outros carros.

É um sensor que permite o acionamento automático dos limpadores do parabrisas. O acionamento ocorre na velocidade necessária para que se tenha uma boa visibilidade em função da intensidade da chuva.

Seu funcionamento baseia-se no fenômeno de refração da luz. Diodos emissores de luz (LEDs) emitem ondas eletromagnéticas através do vidro em direção ao lado de fora do veículo. Parte dessas ondas são refratadas (atravessam o vidro) e parte é refletida na zona onde há mudança do meio de propagação. O índice de refração aumenta quando a superfície externa se encontra molhada, ou seja, maior quantidade de ondas atravessam o vidro. Foto sensores detectam as ondas que são refletidas. Pela quantidade de ondas refletidas pode-se estimar o índice de refração e consequentemente a presença de água sobre o vidro.

É localizado na haste de fixação do espelho retrovisor interno junto com o sensor crepuscular quando presente. Ao ser acionado, o sensor de chuva se adapta às condições da superfície do parabrisas. Reconhece superfícies sujas e marcas de água provocadas por palhetas em mau estado.



Sensor crepuscular

Encontrado em veículos como o Fiat Stilo, o sensor crepuscular é responsável pela análise da luminosidade do meio por onde o veículo trafega. Proporciona o controle automático dos faróis e luzes de posicionamento.

Seu funcionamento baseia-se numa propriedade de resistência do material semicondutor sulfeto de cádmio (CdS) o qual apresenta diminuição de sua resistência elétrica ao ser iluminado. Pela medição desta resistência é estimada a luminosidade do meio. Este sensor é na verdade um resistor com variação dependente da luz.

É geralmente localizado na haste de fixação do espelho retrovisor interno.

Quando está presente o sensor de chuva, ambos possuem circuito elétrico integrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário