Pesquisar este blog

28 fevereiro 2011

História da BOSCH

A BOSCH é, há mais de um século, sinônimo de tecnologia de ponta não só no setor automobilístico, onde é conhecida por suas velas de ignição e rádio automotivos. Seus produtos estão em nossa vida cotidiana mais do que podemos imaginar: refrigeradores, ferramentas elétricas, equipamentos domésticos, máquinas industriais, sistemas de segurança, entre outros.
-
A história
No primeiro andar de um modesto prédio na rua Rotebühlstrasse 75B na cidade de Stuttgart na Alemanha, Robert Bosch, um hábil inventor, abriu sua oficina de engenharia elétrica e precisão em 15 de novembro de 1886.
Era o início de um dos maiores grupos privados do planeta. Inicialmente a empresa era apenas uma pequena oficina de consertos e recuperação de aparelhos elétricos e mecânicos. Apesar disso, no ano seguinte, construiu a primeira ignição magnética por encomenda de um produtor de máquinas. No mesmo ano testou-a num triciclo. Aliás, o inventor que daria uma contribuição decisiva para o desenvolvimento do automóvel, era um grande fã da bicicleta, que usava para atender melhor e mais rapidamente seus clientes levando seus produtos para amostra. Dez anos depois a ignição magnética foi testada pela primeira vez em automóveis.
-
-
Foi só em 1901 que Bosch pôde comprar um prédio em Stuttgart onde abriu sua primeira fábrica, com 45 funcionários. Após o desenvolvimento da ignição com alta tensão em 1902, o mecanismo difundiu-se mundialmente com grande velocidade. No ano seguinte desenvolveu a ignição magnética de alta voltagem. Em 1904, Camille Jenatzy venceu uma corrida na Irlanda com seu Mercedez-Benz equipado com uma ignição magnética BOSCH de baixa voltagem, dando início a uma estrita relação da BOSCH com as corridas automobilísticas. Foi neste mesmo ano que a empresa produziu seu primeiro produto para uso doméstico: o aspirador de pó. Em 1906, veio a primeira representação nos Estados Unidos (Nova York) da BOSCH Magneto Company. A primeira fábrica da BOSCH foi inaugurada na cidade de Springfield, estado americano de Massachusetts, no ano de 1910.--Pouco depois, em 1913, a BOSCH foi o fornecedor da indústria automobilística a produzir um sistema elétrico completo, com ignição, velas, faróis, dínamo e circuito regulador. Na década de 20 a BOSCH inicia um forte período de expansão pela Europa inaugurando muitas subsidiárias, como em 1924, na cidade de Estocolmo na Suécia. No início da década de 30 a BOSCH surpreendeu os consumidores ao introduzir o primeiro refrigerador doméstico, ingressando no mercado de utensílios para casa, no qual se tornaria uma das líderes mundiais. O fundador da empresa morreu em 12 de março de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito a BOSCH, juntamente com outras grandes empresas alemãs como a Volkswagen, Basf, Bayer, ThyssenKrupp, Porsche, admitiu ter utilizado trabalho escravo para a produção de autopeças durante o regime nazista.
--No início da década de 50, a empresa Gutbrod introduziu um automóvel de pequeno porte no mercado europeu, sendo o primeiro equipado com injeção de combustível produzido pela BOSCH. Nos anos seguintes a BOSCH ampliou sua linha de produtos eletrodomésticos com o lançamento do Neuzeit (1952), predecessor dos atuais processadores de comidas; do primeiro Freezer (1956); da máquina de lavar (1958); da máquina de lavar louça (1964); e da a lavadora e secadora em uma única peça (1967). Em 1997, a BOSCH adquiriu a empresa americana Skil, produtora de ferramentas elétricas, fundada em 1924 em Chicago, e pioneira na invenção da serra circular, do interruptor de velocidade variável e da parafusadeira a bateria.
--
A linha do tempo 
1913 
● Primeiras lâmpadas para os faróis dos automóveis.
1914
● Primeiro motor de partida elétrico BOSCH. Antes disso, era preciso empregar uma manivela e os músculos.
1921
● A primeira buzina causou sensação no Salão do Automóvel em Berlim.
1922
● Fabricadas as primeiras baterias para motocicletas; os automóveis tiveram que esperar por elas até 1927.
1926
● Início da produção de limpadores de pára-brisas.
1927
● Primeira bomba de injeção para diesel (caminhões). 
1932 
● A primeira furadeira elétrica inaugura a era das ferramentas com pequenos motores.
1936
● Primeira injeção de diesel para automóveis.
1950
● Primeiros automóveis produzidos em série com a injeção a gasolina BOSCH.
1967
● Novidade mundial: o primeiro sistema de injeção eletrônica BOSCH.
1972
● Início da fabricação de máquinas de embalagens.
1976
● Introdução dos robôs para automação industrial.
● Produção dos primeiros sensores de oxigênio.
1978
● Outra novidade mundial: o primeiro ABS (Anti-Blocking-System).
1986
 ● Lançamento do Sistema de Controle de Tração (conhecido como TCS).
2003
● Lançamento, sob a marca Blaupunkt, do rádio automotivo digital com MP3.
2004
Lançamento da Ixo, a menor parafusadeira sem fio de todos os tempos, que se tornou a ferramenta elétrica mais vendida do mundo em 2005.--
Entre os inventos mais modernos criados pela BOSCH estão sistemas de navegação da subsidiária Blaupunkt, novos sistemas de iluminação para faróis e o programa eletrônico de estabilidade.- 

Os setores
O Grupo BOSCH atua em três divisões distintas dentro do mercado mundial:
Tecnologia Automotiva
O setor é o mais amplo segmento de negócios do Grupo BOSCH (sendo responsável por cerca de 65% do faturamento mundial), com 165.700 colaboradores. Em 2008 seu faturamento foi de €26.4 bilhões. O setor possui 10 divisões de negócios:
● Gasoline Systems
● Diesel Systems
● Chassis Systems Brakes (freios)
● Chassis Systems Control
● Electrical Drives
● Starter Motors and Generators
● Car Multimedia
● Automotive Electronics
● ZF Steering Systems
● Automotive Aftermarket
-
-
Tecnologia Industrial
Neste setor atuam cerca de 38.000 colaboradores. Em 2008 seu faturamento foi de €6.7 bilhões. O setor possui 2 divisões de negócios:
● Bosch Rexroth AG (automação industrial - motores para aplicações industriais)
● Packaging Technology (tecnologia de embalagens)
-
-
Bens de Consumo e Tecnologia de Construção
Neste setor atuam 58.000 colaboradores. Em 2008 seu faturamento foi de €11.9 bilhões. O setor possui 4 divisões de negócios:
● Power Tools (ferramentas elétricas)
● Thermotechnology (aquecedores)
● Household Appliances (eletrodomésticos)
● Security Technology (sistemas de segurança)
-
-
Os centros de serviço
A empresa possui uma enorme rede de centros de serviços automotivos BOSCH SERVICE, onde o cliente irá encontrar todos os serviços para seu automóvel em um único lugar, com a confiança, a qualidade e a tecnologia que só a Bosch pode oferecer. Não importando a marca, o veículo será atendido de pára-choque a pára-choque, com serviços rápidos e precisos, equipamentos de última geração, profissionais treinados pela BOSCH e garantia de peças originais. A rede possui um conceito inovador, oferecendo diversas vantagens como: produtos e serviços de ignição e injeção eletrônica, parte elétrica e iluminação, alinhamento de direção, balanceamento de rodas, freios, suspensão e muito mais; garantia de peças originais; equipamentos de teste de última geração para diagnósticos rápidos e precisos; profissionais treinados pelos fabricantes; e ótimo atendimento, conforto e conveniência. Atualmente são mais de 12.000 BOSCH SERVICE espalhados pelo mundo, mais de 1.300 somente no Brasil.-
-
Os slogans
Invented for life. (2007)
Your Life. Our Inspiration. (2004)
Ideas that work. (2002)
We bring innovation. (2000)
One BOSCH, Always BOSCH. (1955)
Much more easily with BOSCH. (1963)
Tecnologia para a vida. (Brasil)-
-
Dados corporativos
● Origem: Alemanha● Fundação: 15 de novembro de 1886● Fundador: Robert Bosch● Sede mundial: Gerligen, Alemanha● Proprietário da marca: Robert Bosch Foundation● Capital aberto: Não● Chairman: Dr. Hermann Scholl
● Presidente: Franz Fehrenbach● Faturamento: €45 bilhões (estimado)
● Lucro: €942 milhões (estimado)
● Fábricas: 290● Centros de serviços automotivos: 12.000● Presença global: 150 países● Presença no Brasil: Sim (11 fábricas)
● Maiores mercados: Europa, Alemanha e América do Norte● Funcionários: 280.000● Segmento: Diversos
● Principais produtos: Partes automotivas, ferramentas, eletrodomésticos, sistemas de segurança
● Slogan: Invented for life.● Website: www.bosch.com
-
A marca no Brasil
No Brasil desde 1954, a empresa, principal integrante do Grupo BOSCH na América Latina, oferece produtos e sistemas para todos os fabricantes de veículos instalados no país. No mercado nacional de reposição automotiva, que também lidera, a empresa oferece a mais abrangente linha de produtos e a maior rede de serviços autorizados. Suas quatro unidades fabris - localizadas em Campinas (SP) onde produz chassis, sistemas a gasolina, de segurança e eletrônicos, ferramentas elétricas e peças para o setor automotivo; Curitiba (PR) onde são fabricados sistemas Diesel; Aratu (BA) e São Paulo, São Paulo, onde produz para o mercado de reposição automotivo, aquecedores de água a gás e máquinas para embalagens. A BOSCH, que emprega 13.500 pessoas no país, ainda possui empresas coligadas como a BSH Continental Eletrodomésticos, que fabrica fogões, refrigeradores, freezers e lava-louças, em Hortolândia (SP); e a Bosch Rexroth, de automação industrial, com fábricas em Atibaia (SP) e Pomerode (SC).
-
A marca no mundo
O Grupo BOSCH é uma das maiores corporações industriais privadas do mundo, com 280.000 empregados, 290 fábricas espalhadas por 50 países e vendas anuais acima de €45 bilhões, estando presente em 150 países ao redor do mundo, com 49% de suas vendas oriundas de fora da Alemanha. A BOSCH é a terceira maior produtora de eletrodomésticos do mundo.
-
Você sabia?
A cada ano a BOSCH destina mais de €3.8 bilhões para pesquisa e desenvolvimento e solicita registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo.
-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers) e Blog Mundo das marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário