Pesquisar este blog

28 dezembro 2010

Curiosidades automotivas - parte 1/3

01 - Andar com os vidros abertos faz o carro consumir 16% a mais de combustível. Com o bagageiro lotado o veículo também passa a consumir 28% a mais e freios desregulados 14%.

02 - Ferdinand Porsche instalou tração 4x4 em Fuscas que eram usados exclusivamente para uso militar na década de 30.

03 - Na década de 40, como a produção nacional era pequena e havia poucos modelos de luxo, o governo permitia que, em cada viagem a Nova York, um cidadão trouxesse na bagagem um Cadillac totalmente isento de impostos? Tanto que o Brasil ficou conhecido por anos a fio como o "País dos Cadillac".


04 - A Peugeot tem por tradição chamar seus carros por números de três dígitos. O primeiro número refere-se ao tamanho, o do meio é sempre zero(a marca patente ou todos os números de três dígitos com zero no meio pois era o único meio de camuflar o furo por onde se colocava a manivela) e o terceiro identifica o modelo.

05 - Ferdinand Porsche não pôde colocar o nome de 901 em um dos seus modelos por causa da patente da Peugeot. Por isso o mito se chama Carrera 911.

06 - Ciêntistas do Departamento da Universidade Penn State afirmam que o óleo de milho, girassol e canola podem lubrificar carros, barcos e máquinas, e com uma vantagem são biodegradáveis e de fontes renováveis. Os novos lubrificantes já estão em testes na Marinha americana.

07 - O modelo em miniatura mais caro do mundo é um Matchbox(tradicional fábrica de miniaturas), a réplica de um Táxi Chevy foi leiloada por 7.100 dólares.

08 - O primeiro carro que rodou no BRASIL, em 1893, era a vapor e pertencia a Henrique Santos Dumont, irmão de Santos Dumont.

09 - O primeiro carro construído no país foi feito em 1905, por Cláudio Bonadei. O curioso é que ele montou o carro e não mediu a porta da garagem. Resultado: teve que derrubar as paredes para sair...

10 -Além de inventar o avião, Santos Dumont também organizava corridas. Aperfeiçoou um motor para competição e depois usou-o em seu balão Santos-Dumont nº 1.

11 - O primeiro CRASH-TEST do mundo aconteceu nos EUA em 1951.

                                                                                                                                               Continua.....

Um comentário:

  1. Interessante a numero 4, os nomes dos carros da Pegeout.
    Tá muito legal seu blog, Armando. Parabéns!

    ResponderExcluir