Confira abaixo alguns modelos que deverão ganhar as ruas brasileiras a partir do próximo ano.
Peugeot 208
Uma das estreias, que deve chegar para apimentar o segmento é o Peugeot 208, que teve seu visual divulgado em fotos que vazaram hoje (1) na internet. Na Europa, o 208 será lançado no próximo ano e chegará como o sucessor do veterano 207.
No Brasil, a chegada da novidade não colocará um fim da vida do 207, que continuará sendo oferecido como uma opção de entrada na gama da Peugeot. A Peugeot já confirnou que o 208 será lançado no País em 2013. Rumores dão conta que o novo hatch francês poderá ser produzido localmente na fábrica de Porto Real (RJ), porém executivos da marca não abrem o jogo e continuam informando que não há nada nesse sentido até o momento. Portanto, é só esperar para ver.
Citroën C3
A primeira geração do Citroën C3 se despediu das linhas de produção de vários países no início deste ano – exceto no Brasil. Com a chegada do novo C3 na Europa, a unidade de produção da Peugeot em Porto Real (RJ) passa a ser a única no mundo que ainda produz o modelo. Mas não por muito tempo. Fato que reforça essa afirmação é que o carro já foi visto rodando em testes aqui no Brasil (veja as fotos aqui).
Embora esteja passeando pelo País totalmente camuflado, o visual do novo C3 não é segredo. O hatch terá a mesma “cara” do modelo atualmente vendido na Europa, o que significa que ele deixará de lado as linhas arredondadas e que cativam, principalmente, o público feminino e passará a exibir um visual mais esportivo e masculino, seguindo o atual padrão de design da marca. Acredita-se que a produção do novo C3 na fábrica de Porto Real (RJ) deve começar já no próximo ano.
Fiat Punto
A Fiat também está se movimentando para atualizar seu portfólio de produtos no Brasil. Depois de lançar o Novo Uno e anunciar a apresentação da nova geração do Palio, que inclusive acontecerá nesta sexta-feira (4) em Belo Horizonte – com cobertura local do Carsale – tudo indica que em breve será a vez de um Punto renovado dar as caras por aqui.
O que não se sabe ainda é qual modelo virá para cá. Isso porque a Fiat já tinha sinalizado a intenção de trazer o Punto Evo, que é atualmente vendido na Europa, ao Brasil. Porém, a fabricante italiana está prestes a lançar um novo Punto no próximo ano na Europa. Então, ficam duas possibilidades: o hatch que, provavelmente, será lançado em 2012 no Brasil poderá ter o visual do Punto Evo – que exibe linhas parecidas com o novo Palio brasileiro – ou um design ainda mais atualizado, igual ao da futura nova geração europeia. A marca italiana continua mantendo o mistério.
Chevrolet Sonic
Nos Estados Unidos, onde começou a ser produzido no início deste ano, o Chevrolet Sonic figura como o menor e mais barato modelo da fabricante-norte americana. No Brasil não será bem assim. O Sonic não virá rotulado de modelo de entrada da marca – o posto será ocupado pelo pequenino Spark, substituto do hatch Celta e do sedã Prisma.
A Chevrolet não divulgou informações oficiais a respeito da chegada de seu hatch premium ao País, mas o carro já foi fotografado rodando em testes por aqui. Já que a marca anunciou que o Sonic será produzido no México, tudo leva a crer que ele virá ao Brasil importado de lá. Há chances do Sonic desembarcar no Brasil ao longo de 2012.
Toyota Yaris
A nipônica, que até então via o segmento de hatches premium somente como expectadora, a partir do ano que vem será mais uma fabricante a entrar na briga. E o escolhido pela Toyota para representá-la neste disputado mercado será o Yaris.
O modelo deverá chegar ao País como importado, ao contrário do futuro modelo de entrada da nipônica, o Etios a ser fabricado na nova planta da Toyota, em construção na cidade de Sorocaba (SP) e que entrará em atividade no segundo semestre de 2012 (leia mais aqui). Estima-se que o Yaris desembarcará aqui em 2012.
Mazda 2
O retorno da marca ao País será marcado pela estreia de dois modelos o hatch compacto Mazda 2 e o médio Mazda 3 – este primeiro chegará para disputar no segmento de hatches premium. Primeiramente, os modelos virão, já no fim de 2012, importados do Japão. Um ano depois, os carros passarão a vir do México, onde uma nova fábrica que está sendo construída.
Para provar que os planos para o mercado brasileiro não são brincadeira, a fabricante nipônica adiantou que tem intenção de construir uma fábrica no Brasil até 2017. Veja aqui todos ângulos e detalhes do Mazda 2 no vídeo feito pelo Carsale, no Salão de Frankfurt (Alemanha) deste ano.
Kia Rio
A data já foi confirmada: o Kia Rio virá ao Brasil no próximo ano. Ao que tudo indica, o hatch chegará equipado com um motor à moda brasileira, ou seja, capaz de beber etanol e gasolina.
Apresentado mundialmente em março, no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça), a estreia do Rio no mercado brasileiro não aconteceu até o momento, pois o bloco flex ainda está em desenvolvimento, garante o presidente da Kia, José Luiz Gandini.
Aqui e agora
Atualmente, a única novidade no terreno brasileiro dos chamados hatches premium é a estreia do New Fiesta, que aconteceu no início de outubro. Com visual moderno, acompanhando a nova identidade da Ford, entre outros atributos o modelo da Ford promete brigar em igualdade com os futuros estreantes. Já o Volkswagen Polo, que recebeu apenas “um tapinha no visual” em julho último, tende a ficar para trás. O “cansado” visual do hatch alemão deverá ser ressaltado com a chegada dos concorrentes. Veja comparativo entre esses dois modelos clicando aqui.
Outro hatch premium na jogada é o Fiat Punto, que conforme citado acima deverá se modernizar para poder continuar disputando espaço. E por fim, outro "player" é o Honda Fit, que não recebe uma atualização desde 2008. De fora do segmento está mesmo só a Renault, que até o momento não deu indícios de que pretende entrar na disputa.
Fonte: Carsale
Nenhum comentário:
Postar um comentário