Pesquisar este blog

04 novembro 2011

Hatches premium tem uma revolução

Segmento atualmente esquecido no Brasil, promete novidades a partir de 2012

Foto
Quase esquecido aqui no Brasil, o segmento de hatches premium promete se tornar um dos mais “movimentados” nos próximos anos. Algumas fabricantes já anunciaram oficialmente quais serão as novidades que chegarão para disputar espaço, enquanto outras deixaram escapar algumas pistas do que irão lançar no País.

Confira abaixo alguns modelos que deverão ganhar as ruas brasileiras a partir do próximo ano.

Peugeot 208

Uma das estreias, que deve chegar para apimentar o segmento é o Peugeot 208, que teve seu visual divulgado em fotos que vazaram hoje (1) na internet. Na Europa, o 208 será lançado no próximo ano e chegará como o sucessor do veterano 207.

No Brasil, a chegada da novidade não colocará um fim da vida do 207, que continuará sendo oferecido como uma opção de entrada na gama da Peugeot. A Peugeot já confirnou que o 208 será lançado no País em 2013. Rumores dão conta que o novo hatch francês poderá ser produzido localmente na fábrica de Porto Real (RJ), porém executivos da marca não abrem o jogo e continuam informando que não há nada nesse sentido até o momento. Portanto, é só esperar para ver.

Citroën C3

A primeira geração do Citroën C3 se despediu das linhas de produção de vários países no início deste ano – exceto no Brasil. Com a chegada do novo C3 na Europa, a unidade de produção da Peugeot em Porto Real (RJ) passa a ser a única no mundo que ainda produz o modelo. Mas não por muito tempo. Fato que reforça essa afirmação é que o carro já foi visto rodando em testes aqui no Brasil (veja as fotos aqui).

Embora esteja passeando pelo País totalmente camuflado, o visual do novo C3 não é segredo. O hatch terá a mesma “cara” do modelo atualmente vendido na Europa, o que significa que ele deixará de lado as linhas arredondadas e que cativam, principalmente, o público feminino e passará a exibir um visual mais esportivo e masculino, seguindo o atual padrão de design da marca. Acredita-se que a produção do novo C3 na fábrica de Porto Real (RJ) deve começar já no próximo ano.

Fiat Punto

A Fiat também está se movimentando para atualizar seu portfólio de produtos no Brasil. Depois de lançar o Novo Uno e anunciar a apresentação da nova geração do Palio, que inclusive acontecerá nesta sexta-feira (4) em Belo Horizonte – com cobertura local do Carsale – tudo indica que em breve será a vez de um Punto renovado dar as caras por aqui.

O que não se sabe ainda é qual modelo virá para cá. Isso porque a Fiat já tinha sinalizado a intenção de trazer o Punto Evo, que é atualmente vendido na Europa, ao Brasil. Porém, a fabricante italiana está prestes a lançar um novo Punto no próximo ano na Europa. Então, ficam duas possibilidades: o hatch que, provavelmente, será lançado em 2012 no Brasil poderá ter o visual do Punto Evo – que exibe linhas parecidas com o novo Palio brasileiro – ou um design ainda mais atualizado, igual ao da futura nova geração europeia. A marca italiana continua mantendo o mistério.

Chevrolet Sonic

Nos Estados Unidos, onde começou a ser produzido no início deste ano, o Chevrolet Sonic figura como o menor e mais barato modelo da fabricante-norte americana. No Brasil não será bem assim. O Sonic não virá rotulado de modelo de entrada da marca – o posto será ocupado pelo pequenino Spark, substituto do hatch Celta e do sedã Prisma.

A Chevrolet não divulgou informações oficiais a respeito da chegada de seu hatch premium ao País, mas o carro já foi fotografado rodando em testes por aqui. Já que a marca anunciou que o Sonic será produzido no México, tudo leva a crer que ele virá ao Brasil importado de lá. Há chances do Sonic desembarcar no Brasil ao longo de 2012.

Toyota Yaris

A nipônica, que até então via o segmento de hatches premium somente como expectadora, a partir do ano que vem será mais uma fabricante a entrar na briga. E o escolhido pela Toyota para representá-la neste disputado mercado será o Yaris.

O modelo deverá chegar ao País como importado, ao contrário do futuro modelo de entrada da nipônica, o Etios a ser fabricado na nova planta da Toyota, em construção na cidade de Sorocaba (SP) e que entrará em atividade no segundo semestre de 2012 (leia mais aqui). Estima-se que o Yaris desembarcará aqui em 2012.

Mazda 2

O retorno da marca ao País será marcado pela estreia de dois modelos o hatch compacto Mazda 2 e o médio Mazda 3 – este primeiro chegará para disputar no segmento de hatches premium. Primeiramente, os modelos virão, já no fim de 2012, importados do Japão. Um ano depois, os carros passarão a vir do México, onde uma nova fábrica que está sendo construída.

Para provar que os planos para o mercado brasileiro não são brincadeira, a fabricante nipônica adiantou que tem intenção de construir uma fábrica no Brasil até 2017. Veja aqui todos ângulos e detalhes do Mazda 2 no vídeo feito pelo Carsale, no Salão de Frankfurt (Alemanha) deste ano.

Kia Rio

A data já foi confirmada: o Kia Rio virá ao Brasil no próximo ano. Ao que tudo indica, o hatch chegará equipado com um motor à moda brasileira, ou seja, capaz de beber etanol e gasolina.

Apresentado mundialmente em março, no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça), a estreia do Rio no mercado brasileiro não aconteceu até o momento, pois o bloco flex ainda está em desenvolvimento, garante o presidente da Kia, José Luiz Gandini.

Aqui e agora

Atualmente, a única novidade no terreno brasileiro dos chamados hatches premium é a estreia do New Fiesta, que aconteceu no início de outubro. Com visual moderno, acompanhando a nova identidade da Ford, entre outros atributos o modelo da Ford promete brigar em igualdade com os futuros estreantes. Já o Volkswagen Polo, que recebeu apenas “um tapinha no visual” em julho último, tende a ficar para trás. O “cansado” visual do hatch alemão deverá ser ressaltado com a chegada dos concorrentes. Veja comparativo entre esses dois modelos clicando aqui.

Outro hatch premium na jogada é o Fiat Punto, que conforme citado acima deverá se modernizar para poder continuar disputando espaço. E por fim, outro "player" é o Honda Fit, que não recebe uma atualização desde 2008. De fora do segmento está mesmo só a Renault, que até o momento não deu indícios de que pretende entrar na disputa.

Fonte: Carsale

Nenhum comentário:

Postar um comentário