Uno Mille Economy tem melhor desempenho, Ecosport tem pior
Daniela Bernardi
O velho conhecido Uno Mille teve o melhor consumo dentre os 105 carros testados
Uma das novidades desta edição do PBE Veicular é o uso obrigatório da Etiqueta Veicular no vidro dos modelos participantes – a classificação vai de “A” (mais eficiente) até “E” (menos eficiente). A partir de 15 de abril, qualquer divulgação feita pelo fabricante/importador em seus comerciais, pontos de venda ou manuais deverão conter as informações. Dentre elas, também está inclusa a quilometragem por litro na cidade e na estrada.
O Uno Mille Fire Economy teve o melhor consumo geral entre todos os participantes. Na cidade, foram 8,9 km/l (etanol) e 12,7 km/l (gasolina); na estrada 10,7 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina). A Fiat foi a montadora com mais participantes, com destaque nos sub-compactos. O Uno Mille Fire Economy e o Novo Uno Economy Evo foram os únicos da categoria que receberam nota A.
Considerando os veículos de passeio avaliados, o Ecosport XLT e o Ecosport Freestyle, da Ford, tiveram o pior rendimento com etanol na cidade (5,2km/l). Já o sedã grande da Toyota, o Camry XLE, ficou com o último lugar nos testes com gasolina, rodando apenas 7,5 km por litro. Para quem gosta de estrada, o Ecosport 4WD, da Ford, não é a melhor escolha; o off-road teve o pior desempenho com etanol (6,3km/l). Na mesma categoria, o Sorento, da Kia, teve o menor rendimento com gasolina na estrada (7,9km/l).
A Peugeot participou com apenas oito carros, que obtiveram um consumo médio razoável, mas nenhum deles recebeu nota A nem B. Já sua conterrânea, a francesa Renault, teve cinco modelos com nota máxima (Sandero Authentique e Expression, Logan Authentique e Expression, Fluence Dynamique, Duster Dynamique 4x4 e Kangoo Express) e nenhum automóvel da montadora apareceu com nota D ou E.
Confira aqui a tabela completa com os resultados.
Renault foi destaque em notas do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2012
Fonte: Autoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário