Nova portaria do Inmetro corrige médias calculadas pelas montadoras; entenda
Hairton Ponciano Voz
Nova portaria do Inmetro exige que marcas realizem cálculos de consumo mais realistas
Em suas considerações, a portaria do Inmetro diz, entre outras coisas, que é necessário “informar ao consumidor valores condizentes de consumo de combustível, em veículos de passageiros e comerciais leves, praticados em vias públicas brasileiras”. Com a norma, a portaria do Inmetro pretende aproximar as informações divulgadas pelas montadoras às médias obtidas pelos motoristas no “uso cotidiano” do automóvel. Pela nova metodologia, um veículo que segundo a fabricante fazia, por exemplo, 15 km;l, agora vai ter sua média rebaixada para cerca de 11 km;l. Não estranhe. Provavelmente, é o que você conseguia fazer com ele.
Para isso, desde o dia 15 de abril as fabricantes precisam utilizar a seguinte fórmula para divulgar as médias de consumo em manuais, prospectos comerciais ou qualquer outro meio:
Novas equações para cálculo de consumo automotivo pelo Inmetro
Isso significa que só precisam seguir as novas regras as montadoras que desejarem divulgar as médias de consumo. Honda a Toyota, por exemplo, não divulgam médias de consumo ou dados de desempenho, e provavelmente vão continuar assim. Marcas que normalmente fazem publicidade de seus números, ou vão se adequar às novas normas (o que deve significar um aumento de cerca de 30% no consumo divulgado), ou vão deixar de publicar a média de consumo de seus carros.
Fonte: Autoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário