Hatch da Fiat ganha mudança visual que segue a versão EVO europeia; confira avaliação
Da Redação
Visual é inspirado na versão esportiva europeia, com grade mais agressiva
Quando foi anunciado que o
Fiat Punto seria reestilizado (deixando o seu visual próximo do
Punto EVO europeu)
para a linha 2013, havia a curiosidade de saber como iria ficar o
modelo brasileiro. Afinal, o hatch sempre foi reconhecido pelo seu
estilo arrojado. E a mudança do modelo italiano não agradou a todos,
pelo visual um tanto carregado da dianteira.
A versão
brasileira, contudo, apresenta um visual mais equilibrado. As reformas
atingiram toda a linha, composta pelas versões “normais”
Attractive,
Essence e
Sporting, que têm motores que variam do 1.4 Fire EVO de 88 cv (etanol), novidade na linha que equipa o
Punto Attractive, até o 1.8 16V E.Torq de 132 cv (etanol) do Sporting. Soma-se a elas a versão
T-Jet, com apelo visual e desempenho de esportivo.
Versão Attractive traz motor 1.4 Fire EVO de 88 cavalos
Os preços variam de R$ 38.570 na versão
Attractive 1.4 (que ganhou o motor Evo de 88 cv) e chega até R$ 46.400 na Sporting 1.8 16V – há também a Essence 1.6 16V. O topo de linha
T-Jet
sai por R$ 55.740 (veja a tabela de preços completa no fim da página).
Todas as versões do hatch são equipadas com airbag duplo e freios ABS de
série. A versão
T-Jet, mais completa, engloba todos os itens de série do
Punto Sporting,
como airbag duplo, freios ABS e ar-condicionado, mais vidros traseiros
elétricos, bancos esportivos, conjunto de mostradores com visual
exclusivo, volante de base achatada, rodas aro 17 polegadas e sistema de
som com subwoofer.
Essa variedade de versões e preços fazem com que o
Punto
seja capaz de brigar em uma ampla faixa de preço. Renovado, ele tem a
missão de melhorar sua atual 22ª colocação no ranking de vendas de
carros no Brasil (dados da Fenabrave).
Traseira traz mudanças mais discretas, que aproximam Punto dos demais modelos da Fiat
No visual e além
As
mudanças mais aparentes do Punto são vistas nos novos faróis e
lanternas iluminadas por leds, e somam-se às leves alterações estéticas
na carroceria, como a adoção do “bigode” cromado na dianteira). O
resultado ficou bom nas versões normais, mas a Fiat caprichou mais na
T-Jet, que oferece características exclusivas.
O
esportivo perdeu os apliques de plástico nos arcos de roda que davam ao
carro um inexplicável apelo lameiro. O para-choque dianteiro ficou
(bem) mais agressivo, com entradas de ar nas extremidades. Tem ainda os
para-lamas mais parrudos, o adesivo alusivo à versão na lateral, pinças
de freio pintadas em vermelho e para-choque traseiro com luzes de ré na
parte inferior.
Versão Sporting traz agressividade com motor 1.8 16V E.Torq de 132 cv
O
hatch da Fiat não ganhou novidades apenas no visual. Estreia na linha o
câmbio Dualogic Plus, evolução do automatizado já presente na linha e
lançado juntamente com o
Bravo 2013. Dotado de novas
funções como auxílio de partida em ladeiras e um sistema que aborta a
troca para uma marcha mais alta em caso de necessidade de retomada de
velocidade. Na avaliação do novo câmbio é nítido o avanço em relação ao
modelo anterior. As trocas são mais suaves, mas ainda assim
perceptíveis. A solução mais eficiente – e cara – seria utilizar a
versão de dupla embreagem desse câmbio.
T-Jet é o topo de linha esportivo, com motor 1.4 16V Turbo de 152 cavalos
No
T-Jet,
a principal novidade é o sistema DNA, que atua diretamente na
centralina do motor, altera a relação entre a posição do pedal do
acelerador e a abertura das borboletas. A sigla vem das iniciais de
Dinâmico, Normal e Autonomia. Em termos práticos, no modo Dinâmico, o
acelerador fica mais sensível, o que dota o carro de reações mais
rápidas. O Normal seria um meio-termo nesse quesito, enquanto o
Autonomia deixa as reações do
Punto mais graduais. Esse
comportamento pode ser selecionado por meio de uma chave localizada ao
lado do câmbio e também altera as informações mostradas no painel.
Enquanto o Dinâmico sinaliza a pressão do turbo por meio de barras, o
Autonomia mostra um econômetro digital e indica a melhor hora de trocar
de marcha.
Interior também recebeu retoques no acabamento do painel e nos grafismos, que variam com a versão
A
linha também ganhou um interior mais refinado. A ideia é passar a
sensação de sofisticação necessária para encarar rivais mais modernos,
como o
Ford New Fiesta e o recém-chegado
Chevrolet Sonic.
Confira a tabela de preços completa:
Fiat Punto Attractive 1.4: R$ 38.570
Fiat Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750
Fiat Punto Essence Dualogic 1.6 16V: R$ 44.140
Fiat Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400
Fiat Punto Sporting Dualogic 1.8 16V: R$ 48.770
Fiat Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740
Fonte: Autoesporte
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