Pesquisar este blog

13 dezembro 2012

Impostos vão aparecer em nota fiscal de carros

IMPOSTOS EMBUTIDOS NO PREÇO DO CARRO VÃO CONSTAR EM NOTA FISCAL

Lei foi publicada no Diário Oficial e entra em vigor em junho de 2013


Presidente Dilma Roussef visitou diversos estandes de montadoras (Foto: Renault/ Divulgação)
Até agora o peso dos impostos no preço de produtos e serviços era guardado a sete chaves não apenas pelas montadoras, mas por todas as empresas. A partir de junho de 2013 isso vai mudar. O valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais passarão a constar no documento fiscal ou equivalente entregue ao consumidor. A lei que traz a determinação, 12.741/12, foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
O texto inicial previa o detalhamento de nove impostos. Mas apenas sete foram aprovados: Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep, Cofins, Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços (ISS). Ficaram de fora dados referentes ao Imposto de Renda e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), vetados pela presidenta, Dilma Rousseff.
Produtos em que a matéria-prima importada represente mais de 20% do preço da venda, deverão incluir, ainda, os valores relacionados ao Imposto de Importação, ao PIS/Pasep e à Cofins que incidirem sobre o material. Nesses casos, se houver incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), todos os fornecedores deverão informar os valores dos dois tributos individualizados.
O IOF também deverá ser informado no caso de produtos financeiros.
A mudança passa a valer a partir de junho de 2013 para que as empresas possam se adaptar à "novidade". Depois desse prazo, quem descumprir a lei poderá ser enquadrado na lei 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê desde multas até a suspensão da atividade e a cassação da licença de funcionamento.
A lei é resultado de uma campanha nacional chamada De Olho no Imposto, iniciativa popular que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas em prol do projeto. A mobilização teve início quando uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo ao Ipsos/Opinion mostrou que 74% dos brasileiros não sabem quanto paga de impostos nos bens e serviços que compram. 

Fonte: Autoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário