O QUE VEM EM 2013: OS COMPACTOS
O ano não será tão movimentado no segmento quanto foi o anterior, mas ainda guarda grandes lançamentos como o Peugeot 208
O segmento dos compactos foi um dos que mais bombou em 2012. Foram
lançamentos do naipe do novo Fiat Palio, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e
Toyota Etios. Diante disso, 2013 nem poderia guardar tantas estreias
nesse campo, certo? Errado. O ano será igualmente movimentado, ainda que
com apostas de menor volume. Entre os nacionais, destaque para a
terceira geração do Ford Ka, por exemplo. E falando de Ford, a marca
reserva também o lançamento New Fiesta nacional. Na prática, os dois
modelos enterram de vez tanto o atual Ka, quanto o veterano Fiesta
Rocam.
O Fiesta não será o único nacional das antigas a ganhar nova geração
nesse ano. O Peugeot 208 chega com a missão de substituir o 207, que é
nada mais do que o 206 em versão reestilizada. Não que o 207 morrerá de
pronto: a marca do leão manterá o modelo em produção como sua opção de
entrada.
Para não falarmos apenas dos fabricantes nacionais, os chineses
prometem mais uma onda de lançamentos no segmento. A Chery finalmente
trará o Celer para o país. A Changan, antiga Chana, prepara os novos
Mini Benni e CX20, esse em estilo aventureiro.
Changan – primeiro trimestre
A Changan mudou de nome (era Chana) e de vocação. Agora quer investir
sobre os pequenos de passeio. Vai começar a sua oferta pelo Minni Benni,
na medida para concorrer com o QQ. O preço será na medida, R$ 24.900. A
motorização é de popular: 1 litro e 69 cv. No andar de cima, a ofensiva
virá do CX20, maior e com estilo aventureiro. Terá apenas motor 1.3 de
83 cv.
Chery Celer - janeiro
Não é a primeira investida da marca chinesa no segmento dos compactos,
onde já atua com o QQ e o Face. Porém, o Celer é uma aposta mais forte. O
compacto será o primeiro da companhia a ser produzido no país, numa
nova fábrica em Jacareí (SP). A planta de produção ficará pronta apenas
no final de 2013, mas o Celer chega antes disso, ainda como importado. A
dúvida fica em relação ao design: lá fora o carro acabou de ser
reestilizado, o que vai desvalorizar o primeiro lote de modelos que
chegará ao país. Disponível tanto com carroceria hatch quanto sedã, o
Celer conta com uma única opção de motorização, um 1.5 flex de 116 cv
com etanol.
Ford New Ka e New Fiesta – primeiro e segundo semestres
O modelo ainda nem foi lançado, mas bem que merece o pré-nome New. Não
que a sua arquitetura será completamente nova: trata-se da mesma
plataforma do New Fiesta. Ainda assim, é um grande avanço face o modelo
atual, que ainda se apega ao primeiro Ka em plataforma e base mecânica.
Sem falar no uso de elementos como as portas e para-brisa do original.
Chega no final do ano.
O modelo finalmente perderá o elo com a primeira encarnação. A
plataforma será “nova”. Dizemos entre aspas porque a arquitetura é a
mesma utilizada pelo New Fiesta. O incremento em tamanho permitirá a
criação de uma inédita versão quatro portas. A gama de motores começa no
inédito tricilíndrico 1.0, semelhante ao EcoBoost estrangeiro, porém
sem turbo ou injeção direta de combustível.
Já o New Fiesta será lançado no primeiro trimestre, nacionalizado com
diferenças em estilo e acabamento. Na frente, receberá o bocão que
caracteriza a terceira geração do Focus. E por dentro terá acabamento
ligeiramente simplificado, no nível do EcoSport nacional. Pelo menos o
motor 1.6 16V Sigma vai ficar mais potente e também estará sob o capô do
novo Ka.
Peugeot 208 - abril
O novo compacto se vale da mesma base usada pelos primos Citroën C3 e
C3 Picasso, que também emprestam os motores 1.5 8V de 93 cv e 1.6 16V
flex de 122 cv. O modelo tem estilo semelhante ao europeu. Por dentro, a
mesma coisa. Nesse ponto, ficou melhor que o C3 nacional, bem
simplificado em relação ao vendido na Europa, onde conta com o mesmo
painel do mais caro DS3.
Fonte: Autoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário