Pesquisar este blog

03 janeiro 2013

Hatches de luxo 2013

O QUE VEM POR AÍ EM 2013: HATCHES DE LUXO

O segmento reserva lançamentos de peso, entre eles modelos que devem ser feitos no Brasil
Audi A3 Sportback (Foto: Audi)
Em 2012, o segmento dos hatches premium bombou mais na escala de baixo. Teve Audi A1 Sport e Sportback, Citroën DS3, sem falar nos maiores Volkswagen Fusca e BMW Série 1. Só que em 2013, a situação vai melhorar. Só entre as alemãs, há dois representantes de terceira geração, o Audi A3 e o Mercedes-Benz Classe A. E ainda tem o italiano Alfa Romeo GIulietta, o sueco Volvo V40 e o francês Citroën DS4 correndo por fora. Em comum, a faixa inicial de preço projetada em torno de R$ 100 mil. Salgados, sem dúvida. Ainda que exclusivo, o segmento está em evidência. Para se ter uma ideia, tanto o Série 1 quanto o A3 e o Classe A podem ser produzidos no Brasil. A Autoesporte fez uma geral no segmento para falarmos um pouco sobre cada um desses lançamentos.
Giulietta é outro candidato a marcar o retorno da Alfa Romeo ao país (Foto: Divulgação)

Alfa Romeo Giulietta - ainda sem previsão
A Alfa Romeo abandonou o mercado nacional em 2006 e, desde então, sempre ouvimos falar de um possível retorno. Após tanta espera, 2013 será o ano da reestreia oficial da marca italiana por aqui. Quem cantou a bola foi a repórter Renata Viana de Carvalho após saber que a Alfa usará as concessionárias da Chrysler para vender seus carros. Entre os hatches médios, o Giulietta será a aposta. O modelo tem a mesma arquitetura do Fiat Bravo, porém com sofisticações como a suspensão traseira independente. O motor deverá ser o conhecido 1.4 16V turbo com cabeçote MultiAir, capaz de entregar 170 cv de potência. Há opção de câmbio manual automatizado de dupla embreagem e seis velocidades.
Audi A3 Sport (Foto: Osvaldo Palermo/Autoesporte)

Audi A3 - a partir de janeiro
Esse já deu as caras no Salão de São Paulo tanto na versão Sport de três portas quanto na Sportback de cinco portas, que chegam, respectivamente, em janeiro e abril. O preço inicial ficará em torno de R$ 100 mil. O hatch médio conta com a mesma plataforma MQB usada pela sétima geração do Golf. É justamente essa similaridade que dá força aos planos de produzir ambos modelos no Brasil. Em um primeiro momento, contará com motores 1.4 TFSI de 122 cv e 185 cv e 1.8 TFSI de 180 cv, ambos associados ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Citroen DS4 (Foto: Osvaldo Palermo / Autoesporte)

Citroën DS4 - Janeiro
O DS5 tem todo aquele jeito de nave espacial que acaba escondendo o parentesco com modelos familiares como o Citroën C4 Picasso e o Peugeot 3008. O DS4 não. O novo hatch médio deixa claro que é um aparentado da segunda geração do C4, sobre a qual é baseado. Só que tem predicados de carros mais caros. A começar pelo motor 1.6 THP de 165 cv, o mesmo do DS3 e DS5. Equipado com câmbio automático de seis marchas, o modelo vai sair por ligeiramente abaixo dos R$ 100 mil.
Mercedes Classe A (Foto: Divulgação)

Mercedes-Benz Classe A - Maio
Esse fez uma verdadeira cirurgia de mudança de gênero. Antes monovolume, o Classe A se tornou um hatch esportivo no molde introduzido pelo A3 e seguido pelo Série 1. Ficou mais Mercedes, mas não abandonou o esquema de tração dianteira. Ainda assim, qualquer acusação de falta de substância é quebrada pelas motorizações turbo e pelo uso de câmbio de dupla embreagem, sem falar na tração integral que equipará a versão AMG. Por aqui, estará disponível inicialmente nas versões A200 com motor 1.6 turbo de 156 cv e A250, que se vale do maior 2.0 turbo de 211 cv.
Volvo V40 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)

Volvo V40 - Fevereiro
O sucessor do C30 investiu na versatilidade e, além da nova sigla, ganhou mais duas portas para lutar de igual para igual contra os concorrentes germânicos. A começar pelo estilo e acabamento, mais trabalhados. A segurança, como de costume, extrapola. Tem até airbag para pedestres, uma bolsa que se infla junto com a elevação do capô em caso de atropelamento iminente. A motorização segue a cartilha do downsize pregada pelos rivais: motor 1.6 turbo de 180 cv e caixa automatizada de seis marchas e dupla embreagem. O preço previsto fica em R$ 98 mil.

Fonte: Autoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário