Pesquisar este blog

27 março 2013

Ford iniciou a produção do New Fiesta nacional


Hatch nacionalizado chega às lojas em maio com mira ajustada não apenas nos rivais tradicionais, mas em modelos como Onix e HB20
New Fiesta de número 1 deixa a linha de montagem da Ford (Foto: Aline Magalhães/ Autoesporte)

Mais um hatch acaba de ganhar produção nacional. O primeiro New Fiesta brasileiro foi produzido hoje (25/3) em São Bernardo do Campo (SP) e a Ford realizou uma cerimônia para marcar o início das operações da linha de montagem. O evento contou com a presença do presidente da Ford, Steven Armstrong, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do prefeito de São Bernardo do Campo, Luis Marinho, e de líderes do sindicato dos metalúrgicos.
Uma das notícias mais desejadas, porém, só será revelada em abril: o preço. Posicionado hoje no que se chama de segmento de hatches premium, o New Fiesta é oferecido a partir de R$ 45.370. Mas com a nacionalização do modelo, a Ford quer passar a incomodar não apenas os rivais mais óbvios, como o novo Peugeot 208, o Fiat Punto e o Chevrolet Sonic. Mas espera roubar consumidores, também, dos novatos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Nas versões mais top, esses dois hatches saem por volta de R$ 46 mil, no caso do Hyundai (manual), e de R$ 43 mil, considerando o Chevrolet.
New Fiesta nacional entra em produção (Foto: Aline Magalhães/ Autoesporte)

Qualidade global
Em entrevista a Autoesporte, o presidente da Ford, Steven Armstrong, disse que o New Fiesta nacional não vai deixar a desejar em relação ao vendido em outros mercados. "Vamos seguir o padrão de qualidade global da marca. Por isso, mesmo, a fábrica recebeu novos investimentos", afirma. Cerca de R$ 800 mil foram investidos na modernização da unidade, que teve sua área de carroceria ampliada para 310 máquinas e ganhou controle de qualidade reforçado com sistema que avisa se alguma etapa for realizada fora do padrão.
Com a produção do hatch, a fábrica de São Bernardo do Campo atinge sua capacidade máxima, que é de 100 mil unidades por ano. A planta de Camaçari, na Bahia, foi oficialmente descartada porque o EcoSport já é feito lá. Mas Autoesporte já antecipou que a unidade será responsável, também, pela montagem da nova geração do Ka nas versões hatch e sedã - que aposentam o Ka atual e Fiesta Rocam de uma só vez.
Ford promete qualidade equipada à global na montagem do New Fiesta feito aqui (Foto: Aline Magalhães/ Autoesporte)

O New Fiesta feito no Brasil vai abastecer não apenas o mercado local, mas também o argentino. A Ford estuda a exportação para outros mercados da América do Sul, mas não há nenhum outro país confirmado até o momento. No Brasil, a comercialização deve ter início em maio. Steven Armstrong não faz projeções de vendas. "Falar em liderança de mercado é uma meta bem ousada. Posso dizer que estamos muito confiantes. O New Fiesta tem aceitação muito boa em outros países e esperamos repetir o sucesso aqui", fala.
New Fiesta estreará novo motor
O novo New Fiesta vai chegar ao mercado com duas opções de motorização: 1.5 16 V, nas versões S e SE, e 1.6 16V Sigma, nas configurações topo de linha, SE e Titanium. O mais potente poderá ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem com seis velocidades. (com Renata Viana de Carvalho)
Cerimônia comandada por presidente da Ford, Steven Armstrong, marca início da produção do New Fiesta no país (Foto: Aline Magalhães/ Autoesporte)

Fonte: Autoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário