Hatch nacionalizado chega às lojas em maio com mira ajustada não apenas nos rivais tradicionais, mas em modelos como Onix e HB20
Mais um hatch acaba de ganhar produção nacional. O primeiro New Fiesta brasileiro foi produzido hoje (25/3) em São Bernardo do Campo (SP) e a Ford realizou uma cerimônia para marcar o início das operações da linha de montagem. O evento contou com a presença do presidente da Ford, Steven Armstrong, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do prefeito de São Bernardo do Campo, Luis Marinho, e de líderes do sindicato dos metalúrgicos.
Uma das notícias mais desejadas, porém, só será revelada em abril: o preço. Posicionado hoje no que se chama de segmento de hatches premium, o New Fiesta é oferecido a partir de R$ 45.370. Mas com a nacionalização do modelo, a Ford quer passar a incomodar não apenas os rivais mais óbvios, como o novo Peugeot 208, o Fiat Punto e o Chevrolet Sonic. Mas espera roubar consumidores, também, dos novatos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Nas versões mais top, esses dois hatches saem por volta de R$ 46 mil, no caso do Hyundai (manual), e de R$ 43 mil, considerando o Chevrolet.
Qualidade global
Em entrevista a Autoesporte, o presidente da Ford, Steven Armstrong, disse que o New Fiesta nacional não vai deixar a desejar em relação ao vendido em outros mercados. "Vamos seguir o padrão de qualidade global da marca. Por isso, mesmo, a fábrica recebeu novos investimentos", afirma. Cerca de R$ 800 mil foram investidos na modernização da unidade, que teve sua área de carroceria ampliada para 310 máquinas e ganhou controle de qualidade reforçado com sistema que avisa se alguma etapa for realizada fora do padrão.
Com a produção do hatch, a fábrica de São Bernardo do Campo atinge sua capacidade máxima, que é de 100 mil unidades por ano. A planta de Camaçari, na Bahia, foi oficialmente descartada porque o EcoSport já é feito lá. Mas Autoesporte já antecipou que a unidade será responsável, também, pela montagem da nova geração do Ka nas versões hatch e sedã - que aposentam o Ka atual e Fiesta Rocam de uma só vez.
O New Fiesta feito no Brasil vai abastecer não apenas o mercado local, mas também o argentino. A Ford estuda a exportação para outros mercados da América do Sul, mas não há nenhum outro país confirmado até o momento. No Brasil, a comercialização deve ter início em maio. Steven Armstrong não faz projeções de vendas. "Falar em liderança de mercado é uma meta bem ousada. Posso dizer que estamos muito confiantes. O New Fiesta tem aceitação muito boa em outros países e esperamos repetir o sucesso aqui", fala.
New Fiesta estreará novo motor
O novo New Fiesta vai chegar ao mercado com duas opções de motorização: 1.5 16 V, nas versões S e SE, e 1.6 16V Sigma, nas configurações topo de linha, SE e Titanium. O mais potente poderá ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem com seis velocidades. (com Renata Viana de Carvalho)
Fonte: Autoesporte
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