Confira o teste publicado pela revista Autoesporte, em 1983
Ford Escort XR-3
Com o lançamento do último membro da linha Escort, o tão esperado XR-3, um carro de série munido de atrativos visuais e virtudes técnicas em número suficiente para torná-lo realmente num esportivo, cremos que aqueles que ansiavam por isso poderão finalmente sentirem-se plenamente satisfeitos.
Em principio, trata-se de uma versão totalmente voltada para o público jovem e ávido por emoções, mas que agradará a todas as pessoas que sentem prazer em dirigir, independentemente da idade. XR-3: completíssimo.
Além de todos os itens existentes anteriormente nas outras versões, como, por exemplo, vidros e trava das portas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro, conta-giros e uma série de outros detalhes, o XR-3 conta ainda com faróis de milha e de neblina, teto solar, rodas de aro 14 e pneus série 60, bancos especiais, motor mais “bravo”, spoiler dianteiro e traseiro, suspensões condizentes com a proposta esportiva, lavador de faróis, volante de menor diametro e caixa de direção mais rápida.
Sua aparência denota agressividade e esportividade, que realmente estão presentes no momento de dirigir.
O motor é o mesmo CHT que equipa a linha, porém com modificações que justificam a idéia de esportividade. Cabeçote modificado, válvulas de admissão maiores, novo comando de válvulas. novo coletor de admissão e o mesmo carburador, com ventúris de maiores dimensões para melhorar a alimentação. Um radiador de óleo completa as modificações, permitindo ao motor trabalhar por mais tempo em regime de rotações elevados, sem comprometer o funcionamento.
As suspensões também não foram alteradas. Somente a tensão de molas e amortecedores foi otimizada para um desempenho mais esportivo. Aliado às rodas de liga leve de aro 14 e 5 1/2 polegadas de largura, com os pneus radiais série 60 mais largos - 185/60 HR 14 - , esse fato garante dirigihilidade esportiva e muito boa aderência. Continuando com a complementação das suas características, a instalação de spoiler na dianteira, na traseira sobre a porta de trás e também nos páralamas traseiros, que personaliza e melhora a aerodinâmica nas altas velocidades.
O teto solar é um caso à parte. Com duas opções de uso - basculante e deslizante -, é acionado por uma manivela que, girada para a direita, muda o ângulo de inclinação, basculando-o; para a esquerda, deixa-o embutido entre o teto e a forração. Outro detalhe de sofisticação é a persiana própria para impedir a elevação da temperatura interna do carro quando estacionado sob o sol ou mesmo nos trajetos de calor intenso, quando a ventilação é facilitada, sem que o sol penetre no interior. Pode-se lamentar apenas a ausência de ar condicionado, que só estaria disponível a partir de Janeiro.
O visual do XR-3 é excelente, mas isso não é tudo. Dentro do carro, a primeira impressão é de aconchego e segurança ao se “encaixar” no banco e afivelar o cinto de segurança de três pontos. Regulados o assento e o encosto, tudo permanece à mão e o conforto é de muito bom nível. Assim que o motor é ligado percebe-se que algo diferente acontece. Claro que nada semelhante a um carro de corridas, mas distinto dos outros Escort. Engrena-se a primeira e a movimentacão em baixas rotações, em qualquer marcha, é normal, apesar de o motor ter uma otimização de torque e potência em rotações mais elevadas e condizentes com uma condução mais esportiva. A direção é um pouco mais pesada - em função do volante de menor diâmetro, de uma relacão de caixa de direção mais rápida, com a adição do pinhão de cinco dentes, e de pneus mais largos - que as versões Ghia e GL, mas não em excesso. Nota-se logo a maior rapidez das suas reações e a maior firmeza da sua suspensão, o que demonstra um conforto de marcha não tão acentuado, deixando, porém, antever um bom comportamento em curvas feitas no limite de aderência.
O conjunto suspensões, rodas e pneus assegura toda a estabilidade e aderência que ele necessita para vencer curvas nas mais variadas situações e em velocidades elevadas. E um prazer constatar o comportamento seguro e as reações tranquilas nas derrapagens, sem nunca surpreender o motorista com atitudes bruscas ou imprevisíveis. Nas frenagens, em situações de emergência, seu procedimento é irrepreensível, “grudando” no chão e mantendo a trajetória sem qualquer tipo de oscilação.
Conclusão
Desempenho, dirigibilidade, conforto, equilíbrio e até mesmo sofisticação são alguns pontos que podem ser ressaltados entre muitos no XR-3. Sem dúvida, um dos melhores carros da nossa indústria. Quem esperava por um carro esportivo, de aparência e desempenho, não terá o que reclamar.
Fonte: Autoesporte
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