Sabemos que hoje, com a facilitação de financiamentos, empréstimos e créditos em geral oferecidos à população, ficou muito mais fácil adquirir um veículo 0KM. Mas ainda se discuti a hipótese de um carro 0KM ser um investimento ou uma despesa.
Na hora de comprar um carro zero, muita das vezes não é levado em conta que a despeza na verdade, não serão apenas as parcelas do financiamento que estão em jogo, mas sim, os gastos do dia a dia que listaremos logo abaixo.
Antes de tirar o carro da concessionária, os economistas recomendam já fazer o seguro do veículo, e de preferência, que você já tenha uma reserva para despesas eventuais com o veículo para não ser pego desprevenido. Vamos aos cálculos!
O professor Reinaldo Domingos, teve por base de cálculo, um veículo Gol G4 0KM, modelo popular, cujo preço é R$ 26.450,00, ano 2011.
Seguro (5% do valor do carro)
R$1.322,50 por ano ou R$110,21 por mês
IPVA (4% do valor do carro)
R$1.058,00 por ano ou R$88,17 por mês
Seguro obrigatório (DPVAT)
R$96,63 por ano ou R$8,05 por mês
Taxa do serviço de lacração (DETRAN-SP)
R$67,18 por ano ou R$5,60 por mês
Taxa de registro de veículo 0km (DETRAN-SP)
R$193,70 por ano ou R$16,14 por mês
Combustível
Esse item pode variar muito, dependendo do uso do automóvel, do perfil do dono e do estado onde reside, mas tomaremos como base que o veículo circulará, em média, 1.000 km por mês, ou aproximadamente 33 km por dia.
Supondo o custo do litro de etanol a R$1,50, e que o veículo em questão faz, em média, 9 km/l, então, o gasto mensal com combustível será algo como R$170,00, ou R$2.040,00 por ano.
Estacionamento
Cada vez mais, viver nas grandes cidades tem se tornado algo complicado. Quando o quesito é estacionar o carro em vias públicas, isso se torna algo ainda mais complicado. Por isso, a despesa com estacionamento vem se tornando cada vez mais um item adicional no orçamento de muitos donos de carros.
Vamos supor alguém que possui garagem em casa, mas que paga uma mensalidade de estacionamento de R$150,00 no local de trabalho, ou seja, seu gasto anual será de R$1.800.
Primeira revisão e manutenção
O gasto com a primeira revisão é imperativo, pois se corre o risco de perder a garantia caso a revisão não seja feita numa concessionária autorizada. Sendo assim, estimamos seu valor em R$250.
Possivelmente o valor será maior, mas aqui cabe ao consumidor exigir um desconto, pois essa prática vem se tornando cada vez mais comum, e as concessionárias, sabendo disso, costumam oferecer valores reduzidos.
Também é bom ficar de olho nos itens que serão trocados na revisão. Exclua itens que achar desnecessários. Lembre-se que seu carro é novinho. Não caia nessa armadilha!
Como o carro é 0 km, o custo com manutenção será zero no primeiro ano, pois não será necessário trocar o óleo (item da revisão) ou os pneus. Mas não deixe de levar isso em consideração para os próximos anos que pretender ficar com o carro.
Depreciação e custo de oportunidade
É sabido que ao sair da concessionária o carro é desvalorizado em cerca de 15% a 20% no primeiro ano, porém, uma boa estimativa de depreciação anual é de cerca de 10%. Além disso, existe o custo de oportunidade, que é quanto seu dinheiro renderia caso a mesma quantia fosse aplicada em algum tipo de investimento. Um bom parâmetro de cálculo é a poupança, que apresenta cerca de 6% ao ano de rendimento real.
Com base nesses valores, a depreciação será de R$2.645,00 ao ano, ou R$220,42 ao mês. Já o custo de oportunidade será de R$1.587,00 ao ano, ou R$132,25 ao mês.
Resumo: Qual o custo total?
Estacionamento
Cada vez mais, viver nas grandes cidades tem se tornado algo complicado. Quando o quesito é estacionar o carro em vias públicas, isso se torna algo ainda mais complicado. Por isso, a despesa com estacionamento vem se tornando cada vez mais um item adicional no orçamento de muitos donos de carros.
Vamos supor alguém que possui garagem em casa, mas que paga uma mensalidade de estacionamento de R$150,00 no local de trabalho, ou seja, seu gasto anual será de R$1.800.
Primeira revisão e manutenção
O gasto com a primeira revisão é imperativo, pois se corre o risco de perder a garantia caso a revisão não seja feita numa concessionária autorizada. Sendo assim, estimamos seu valor em R$250.
Possivelmente o valor será maior, mas aqui cabe ao consumidor exigir um desconto, pois essa prática vem se tornando cada vez mais comum, e as concessionárias, sabendo disso, costumam oferecer valores reduzidos.
Também é bom ficar de olho nos itens que serão trocados na revisão. Exclua itens que achar desnecessários. Lembre-se que seu carro é novinho. Não caia nessa armadilha!
Como o carro é 0 km, o custo com manutenção será zero no primeiro ano, pois não será necessário trocar o óleo (item da revisão) ou os pneus. Mas não deixe de levar isso em consideração para os próximos anos que pretender ficar com o carro.
Depreciação e custo de oportunidade
É sabido que ao sair da concessionária o carro é desvalorizado em cerca de 15% a 20% no primeiro ano, porém, uma boa estimativa de depreciação anual é de cerca de 10%. Além disso, existe o custo de oportunidade, que é quanto seu dinheiro renderia caso a mesma quantia fosse aplicada em algum tipo de investimento. Um bom parâmetro de cálculo é a poupança, que apresenta cerca de 6% ao ano de rendimento real.
Com base nesses valores, a depreciação será de R$2.645,00 ao ano, ou R$220,42 ao mês. Já o custo de oportunidade será de R$1.587,00 ao ano, ou R$132,25 ao mês.
Resumo: Qual o custo total?
Fonte: Blog Autoscar
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