Eis o novo Ford EcoSport
Segunda geração do utilitário compacto é revelada no Brasil e na Índia
Diogo de Oliveira
Nova geração do Eco é apresentada ainda como protótipo; lançamento no Brasil está previsto para abril
Imagens vazadas em site indiano da Ford, em dezembro, eram mesmo da nova geração do EcoSport (leia aqui)
Durante a apresentação do novo EcoSport, em Brasília, a Ford limitou-se a mostrar o carro, cujas imagens ainda eram segredo – duas supostas imagens, publicadas em um site indiano da Ford em dezembro passado, revelaram partes da carroceria (leia aqui). Só que o novo Eco mostrado na capital brasileira ainda é um protótipo, apesar de a montadora afirmar que seu lançamento no Brasil acontecerá em quatro meses.
Por aqui, a segunda geração do utilitário esportivo compacto seguirá sendo produzida na fábrica de Camaçari (Bahia). A plataforma é a mesma do New Fiesta, hoje importado do México nas versões hatch e sedã, mas que também ganhará produção nacional em breve. A Ford não disse quanto custou o desenvolvimento do novo EcoSport, mas a renovação faz parte do investimento de R$ 4,5 bilhões até 2015.
Versão apresentada em Brasília é um protótipo, mas Ford garante lançamento em quatro meses
O presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, reforçou na apresentação do novo Eco que, até 2015, todos os veículos da montadora vendidos na América do Sul serão globais – seguindo o projeto “One Ford”. Com os R$ 2,8 bilhões (do montante) destinados à fábrica de Camaçari, a marca vai ampliar a produção local de 250 mil para 300 mil carros/ano. O utilitário também será produzido na Tailândia e na Índia.
Os executivos da Ford presentes no evento em Brasília, entre eles o diretor de assuntos corporativos para a América do Sul, Rogélio Golfarb, também afirmaram que o novo EcoSport dá início ao plano de globalização e que, ainda em 2012, será apresentado um terceiro modelo planetário – no caso, a nova geração da picape média Ranger, com lançamento previsto também para este início de ano. Depois será a vez do novo Ka (talvez no Salão do Automóvel de São Paulo).
Quando foi lançado, em 2003, o EcoSport revolucionou o mercado de utilitários por ter dimensões compactas e preços acessíves. Na época, o modelo tinha até uma versão 1.0 Supercharger, que acabou fracassando nas vendas, mas tinha preço sugerido de aproximadamente R$ 35 mil. Passados quase nove anos, o segmento de SUVs compacto cresceu e, no fim de 2011, o recém-lançado Renault Duster passou o veterano EcoSport nas vendas, deflagrando a necessidade de uma mudança mais profunda.
Fonte: Autonews
Nenhum comentário:
Postar um comentário