Pesquisar este blog

20 junho 2012

Pneu ganha tecnologia para se tornar mais silencioso

Engenheiros do Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo estão avaliando uma nova tecnologia de pneus capaz de contribuir para uma cidade mais tranqüila, desenvolvendo um protótipo de pneu projetado especificamente para atender aos requisitos dos veículos elétricos do futuro
 A Goodyear apresentou no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, Suíça, um inovador conceito de pneus para veículos elétricos. A novidade é parte do projeto CityHush, em curso na União Européia, que visa a reduzir o impacto sonoro nas principais cidades do continente europeu.
Um dos componentes do ruído no tráfego é gerado pela interação entre os pneus dos veículos e a superfície de rodagem. O nível de ruído é conseqüência de diversos fatores, incluindo a textura da superfície do piso, as dimensões do pneu, o material dos pneus, a construção e o design da banda de rodagem.
Por isso, como parte do projeto, os engenheiros do Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo estão avaliando uma nova tecnologia de pneus capaz de contribuir para uma cidade mais tranqüila, desenvolvendo um protótipo de pneu projetado especificamente para atender aos requisitos dos veículos elétricos do futuro.
"Somos o único fabricante de pneus que integra o CityHush. O conceito de pneu para esse projeto destaca nossos grandes esforços de pesquisa e desenvolvimento empregados na produção de pneus para os atuais e futuros veículos elétricos, com foco na minimização contínua do impacto ambiental provocado pelos veículos", explica Jean Pierre Jeusette, diretor geral do Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo.
O CityHush propõe áreas silenciosas, chamadas Q-Zones, onde serão permitidos somente veículos elétricos que produzam um nível máximo determinado de ruído. Como resultado, a expectativa é que o nível de ruído seja reduzido em cerca de 15 decibéis (dB). Também haverá um foco especial em parques incorporados às Q-Zones, onde o objetivo é alcançar uma redução de ruído de 10 a 20 decibéis (dB).
O projeto levará em conta os melhores modelos de classificação de ruídos para ambientes externos e internos, medindo o impacto dos veículos, pneus e superfícies de rodagem, bem como modelos de construção e barreiras contra ruídos. Com isso, parques devem se tornar ambientes com um nível de ruído bastante reduzido, melhor acústica e um espaço de lazer mais agradável e relaxante.
O CityHush implementará Q-Zones em cinco cidades europeias – Bratislava (Eslováquia), Bristol (Reino Unido), Essen (Alemanha), Gotemburgo (Suécia) e Estocolmo (Suécia) – através de modelagem e usando dados de modelos de mapeamento de ruído e tráfego disponíveis nas diferentes cidades. Para mais informações sobre o CityHush, visite www.cityhush.eu.
Mecânica Online®
Fonte: Mecanica online
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário