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11 maio 2011

Elantra e Focus Sedan no Brasil

Conheça detalhes do Elantra e Focus Sedan que estão para chegar
Dois modelos vão fazer parte da nova geração de sedãs médios vendidos no Brasil

Jason Cammisa, The New York Times Syndicate
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Ford Focus Sedan 2012: nova geração será feita na Argentina e importada para o Brasil entre o fim de 2013 e o início de 2014
Após anos mudando o visual do mesmo Focus, a Ford está finalmente nos dando um carro todo novo, um que é tão instigante quanto o anterior era desgrenhado. Como o primo menor Fiesta, o Focus é ousado, esportivo, diferente e decididamente europeu.

 Isso não é coincidência, já que esse é o Focus europeu. Embora ele tenha sido adaptado e afinado para o mercado americano, muito desse trabalho foi feito no exterior. O Focus é um senhor carro, inclusive com suspensão traseira independente, o que ajuda a fazer dele o mais controlável da categoria. Equipado com o pacote esportivo (opcional em modelos SE, padrão no acabamento topo de linha Titanium), ele resiste à torção da carroceria, entra em curvas com precisão e – com os pneus opcionais Michelin Pilot Sport PS3 (apenas na versão Titanium) – faz curvas como um sedã esportivo. Considerando a fenomenal aderência lateral, é uma benção a mais que os bancos dianteiros do Focus sejam excepcionalmente bons. Confortáveis e com apoio fantástico, eles mandam uma mensagem clara às suas costas: o Focus quer dançar.
No papel, a mecânica também se encaixa na alcunha de esportiva. Um novo motor 2.0 litros de quatro cilindros usa variação dupla do tempo de válvulas e injeção direta de combustível para produzir vinte cavalos a mais do que o motor do ano passado, para um total de 162 cv, apenas dez a menos do que o motor opcional de cinco cilindros doVolkswagen Jetta. Um câmbio manual de cinco marchas está disponível, mas a maioria dos compradores escolherá a transmissão automática de seis velocidades e embreagem dupla com controle manual de trocas por US$ 1.095 (cerca de R$ 1.800), que é padrão nos níveis de acabamentos superiores.
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Interior moderno e com aspecto que reforça a esportividade é um dos destaques do modelo da marca norte-americana
Os mais ávidos poderão ficar desapontados pelo câmbio automático – a transmissão fica alguns pontos abaixo da nota máxima. Não há opção de borboletas de trocas no volante e uma síndrome do túnel do carpo é inevitável para aqueles que repetidamente esticarem a mão para alcançar os botões mais/menos um uma posição esdrúxula na lateral da alavanca do câmbio. Ainda mais frustrante, o modo manual da transmissão não gosta de obedecer ordens e não há um modo esportivo. Na posição D, a transmissão claramente é programada para proporcionar o melhor consumo, então ela continuamente caça a marcha ideal em aclives ou declives.
As más notícias praticamente acabam aqui. Fora isso, o novo Focus recebe um boletim cheio de notas boas. Ele parece mais caro do que a maioria de seus concorrentes, tanto por dentro quanto por fora. Ele tem um conjunto central de comandos limpo e bem resolvido, e a maioria dos controles, especialmente nos acabamentos superiores, migraram ou para uma tela sensível ao toque ou para o volante. Na verdade, o volante bem esculpido no tamanho exato tem uns vinte botões espalhados por ele.
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Traseira com largas lanternas que invadem parte dos para-lamas será um dos detalhes estéticos marcantes do Focus Sedan
Condicionamento de ar de zonas duplas também é ofertado – lembra de quando sedãs compactos mal tinham ar-condicionado? E mesmo que a encarnação mais recente da interface MyFord Touch seja difícil de aprender, ela tem muitas funcionalidades adicionais, tais como uma câmera de ré, possibilidade de rede sem fio e a última versão do software Sync. A Ford planeja até mesmo oferecer um sistema de estacionamento automático.
Os números finais de consumo não foram computados, mas a Ford espera que uma versão especial “eco” atinja os 17 km/l na estrada.
Os modelos normais talvez cheguem aos 12 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. A transmissão manual, sem a sexta marcha, provavelmente vai ficar um pouco abaixo disso. O Focus também recebe notas altas por sua versatilidade. Ele está disponível como um sedã ou na forma de um hatchback ainda mais bonito.
 HYUNDAI ELANTRA
 The New York Times Syndicate
Hyundai Elantra 2012: sedã coreano chegará primeiro que o rival da Ford. A previsão é de que desembarque por aqui no mês que vem
Lembra daquele garoto da sua sala que só tirava 10 sem nem se esforçar muito? Se você tem prestado atenção ao recente massacre dos carros da Hyundai, você não ficaria surpreso de saber que o novo Elantra é aquele garoto.
Se o Ford Focus 2012 é o novo Honda Civic (esportivo, frugal e divertido), então o Hyundai Elantra é o novo Toyota Corolla – quer dizer, antes do Corolla conquistar a reputação de ser um nerd. Se houvesse um ENEM que desse notas para os carros por suas habilidades de proporcionar um transporte do ponto A para o ponto B que fosse seguro, estiloso, eficiente e barato, o Elantra tiraria a nota máxima. Entre carros práticos, o Elantra é quase uma escolha óbvia.
A Hyundai diz que cerca de metade dos compradores dessa categoria estão escolhendo carros menores e a principal motivação é a economia de combustível, então todo Elantra tem um consumo de 17 km/l na estrada. Não apenas aqueles com certas transmissões. Não apenas aqueles com pneus magrelos e duros como pedra ou rodas sem charme. Não há um pacote especial “eco”.
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Interior segue o padrão adotado nos modelos mais recentes da marca coreana tem design arrojado e futurista
O Elantra atinge seu impressionante consumo sem a cara injeção direta (Focus), transmissão automática com embreagem dupla (Focus) ou motores pequenos turbinados (Chevrolet Cruze). Ele usa engenharia simples e eficiente, à moda antiga: baixo peso (ele é quase 150 kg mais leve que um Ford de tamanho equivalente), boa aerodinâmica, um projeto eficiente do motor e uma transmissão de seis velocidades com relações longas.
O novo motor de quatro cilindros produz 147 cv ou 150 cv – dependendo das especificações de emissões – o que é notável vindo de apenas 1.8 litro, mas o pequeno deslocamento resulta em menos torque do que, digamos, o Focus 2.0. Com uma primeira marcha longa, o controle de tração do Elantra é quase supérfluo, já que não é preciso se preocupar com as rodas patinando. Porém, o torque aumenta com as rotações e o som do motor se torna desagradável apenas nas centenas finais das rotações enquanto a transmissão se prepara para executar uma mudança em aceleração plena digna de um Rolls-Royce.
Esses carros são chamados de compactos, mas isso é enganoso. O Elantra e o Focus são mais próximos em tamanho aos Accords e Camrys da década de 1990 do que dos Corollas e Civics antigos. Ainda assim, o teto inclinado do Elantra resulta em uma falta de espaço para a cabeça na segunda fila, embora os passageiros do banco de trás podem se consolar com seus assentos aquecidos opcionais – inédito nessa categoria. Como no Focus, o Elantra pode ter todo tipo de benesses geralmente encontradas em carros mais caros: abertura da porta sem chave, câmera de ré, GPS e, é claro, Bluetooth.
 The New York Times Syndicate
Bom espaço interno e acabamento caprichado fazem parte das características do novo sedã menor que o Sonata
 Quando se está atrás do volante do Elantra, você possivelmente não vai encontrar nada do que se queixar. Os freios reagem imediatamente, com uma sensação parecida com um Audi, mesmo quando eles estão soltando fumaça após descer uma serra (e os discos dianteiros fazem isso facilmente; os discos traseiros foram claramente uma decisão de marketing, já que sua capacidade térmica não é plenamente utilizada). A direção eletricamente assistida é precisa e tem um peso natural, a condução é suave e a cabine é silenciosa. Mesmo o sistema de ventilação é quieto.
A Hyundai está mantendo a experiência de compra simples, também. O Elantra será construído em apenas sete configurações diferentes. (O Focus tem onze opções só de rodas.) Embora esse tipo de estratégia possa ocasionalmente resultar em um comprador que não consegue exatamente o carro que deseja, ela mantém o preço baixo. E um preço baixo é um opcional que todo mundo quer.
Se você está cansado de ouvir elogios intermináveis para um Hyundai após o outro, nós entendemos. Nós estaríamos cansados de dizê-los se a marca coreana fosse um aluno mimado, rico e nascido em berço de ouro, mas não é o caso. Esse aluno em particular, com o melhor progresso da turma, sentava-se no fundo da classe. Na verdade, o Hyundai Elantra e o Ford Focus estão tão à frente de seus colegas que, no momento, a classe dos sedãs compactos agora tem dois líderes e vários seguidores, igual a quinze anos atrás.


 The New York Times Syndicate
Vistto de lado, o Elantra mostra suas linhas fluidas com vincos pronunciados e com silhueta que lembra a de um cupê
Fonte: Autoesporte

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