O título desse post faz parte da ótima chamada do curso de mecânica para mulheres desenvolvido pela DPaschoal. Ele foi criado há mais de uma década e já recebeu cerca de 10 mil alunas nas diversas lojas da rede.
Uma coisa que eu sempre digo é: informe-se ao máximo para evitar qualquer tipo de surpresa quando seu veículo apresentar um defeito. É muito importante você ter uma noção do assunto, pois você conseguirá explicar melhor ao mecânico o que pode ter acontecido com o seu carro, e compreender melhor as explicações referentes ao problema do veículo e as peças envolvidas.
Então, qual tal aproveitar essa oportunidade, se inscrever no curso e dar uma renovada nos conhecimentos? Estes são alguns tópicos estudados:
- Nível do óleo: deve estar entre o mínimo e o máximo, caso contrário, complete com óleo da mesma marca

- Calibragem dos pneus: a pressão recomendada consta no manual do veiculo
- Alinhamento das rodas: deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados
- Freios: evite o uso do ponto morto e atenção com o nível do fluido do freio
- Recarga da bateria: evite ao máximo o procedimento “pegar no tranco”, pois isso é prejudicial ao carro. Atenção com o rádio ligado e o farol aceso em caso de veículo desligado
- Água do pára-brisa: aditivo de limpeza aumenta o tempo de vida útil das palhetas
- Filtro do ar condicionado: troque a cada 15 mil quilômetros rodados ou anualmente
- Motor limpo: aditivos tem ação detergente, pois evitam a formação de borras na parede do motor. A gasolina aditivada também ajuda neste processo.
A parte mais legal: a oficina é gratuita e para se inscrever basta clicar aqui.

Fonte: 4 rodas